16 Jogos de Aventura para PlayStation 3 que você tem que conhecer!

Procurando Jogos de Aventura? Preparamos uma lista com 16 ótimos Jogos de Aventura para PlayStation 3 que você precisa conhecer!

Quem não gosta de se aventurar em um jogo de aventura? Esse é um dos gêneros mais queridos pelos jogadores ao lado de jogos de ação. Existem vários jogos que conseguem usar a Aventura para contar uma bela história, combinado com uma exploração e mistério.

Podemos usar como exemplo a franquia Uncharted da Naughty Dog ou os jogos sobre Tomb Raider da Square Enix.

16 Jogos de Aventura para PlayStation 3 que você tem que conhecer!
Silent Hill: Homecoming
Silent Hill: Homecoming é um game de Aventura, pelo estúdio , foi lançado em 30 de Setembro de 2008, estando disponível para PlayStation 3, Xbox 360, Computador
Sinopse

Silent Hill é uma consagrada série de terror, que surgiu há cerca de dez anos no PSOne e, agora, promete sustos mais requintados na nova geração de videogames.

Ausente no quarto episódio, a lanterna e o rádio estão de volta. Esses são dois itens clássicos da série que utiliza a escuridão para passar a sensação de medo. O rádio, por sua vez, funciona como um detector de inimigos: toda vez que uma das horrendas criaturas está por perto, ouve-se interferências.

O novo protagonista Alex pode ter melhor habilidade de combate que os antecessores, já que foi um caçador na juventude. Ele tem intimidade para usar ganchos com cordas e armas, além de conseguir desviar dos inimigos com mais facilidade.

A câmera promete ser mais livre, podendo girar 360 graus e o sistema de danos pode mudar: em vez de tomar um coquetel energético para recuperar a saúde, o jogador precisa usar itens específicos no ferimento, que faz lembrar o sistema de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, da própria Konami.

Sacred 2: Fallen Angel
Sacred 2: Fallen Angel é um game de Aventura e Role-playing (RPG), pelos estúdios e , foi lançado em 7 de Novembro de 2008, estando disponível para Computador, PlayStation 3, Xbox 360
Sinopse

Escolha um entre seis personagens para participar de missões pelo lado do bem ou do mal.

Apesar do título, a história de "Sacred 2: Fallen Angel" ocorre dois mil anos antes dos acontecimentos mostrados na versão original, lançada em 2004 para PC pela alemã Ascaron. A trama detalha o sangrento combate entre as duas facções de elfos, que ganharam o direito de usar a energia celestial diretamente dos Seraphins, e a transformação de parte deles em criaturas horrendas. A idéia é do famoso designer Bob Bates ("Unreal 2"), que ainda incluiu canções exclusivas da banda de heavy metal alemã Blind Guardian na trilha.

O jogo chega para atualizar a série com uma nova tecnologia gráfica e muitas funcionalidades inéditas, mas sem mudar o estilo bastante inspirado no RPG de ação "Diablo". Novamente é possível escolher até seis personagens, que representam diferentes gêneros e raças. Quatro delas podem avançar pelos caminhos do bem e do mal, paralelamente, enquanto as duas restantes têm destinos bem definidos - como os malignos Inquisitor, que são envoltos pelas trevas eternas. Somadas as campanhas do modo principal, entre todas as classes, o game pode chegar a consideráveis 300 horas de entretenimento.

Ainda falando sobre números, são mais de 650 missões ("quests"), ambientadas em um enorme mundo, repleto de monstros. Os gráficos tridimensionais estréiam em "Sacred 2: Fallen Angel" que, por sua vez, leva a série pela primeira vez aos consoles e utiliza tal hardware para dividir as tarefas de processamento, garantindo a extinção quase completa de telas de carregamento. Muitos bugs e problemas de interface encontrados na versão para PC, durante o lançamento, também foram consertados.

O título promete ainda inteligência artificial randômica para os NPCs, que são os personagens controlados pelo CPU. Isso significa que, ao jogar várias vezes, as reações dos rostos conhecidos não serão as mesmas. Além disso, armas e equipamentos mudam a aparência dos protagonistas, que contam com um arsenal personalizado de acordo com cada classe, além de montarias exclusivas.

O modo multiplayer suporta modalidades competitiva e cooperativa, com partidas para até dois usuários offline e quatro online. O game também tem a capacidade de gerenciar a entrada de novos jogadores a qualquer instante da campanha, assim como sua saída, sem interromper a aventura.

Star Wars: The Force Unleashed
Star Wars: The Force Unleashed é um game de Aventura e Hack and slash/Beat'em up, pelos estúdios e , foi lançado em 16 de Setembro de 2008, estando disponível para PlayStation 2, PlayStation 3, iOS, Wii, PlayStation Portable, Xbox 360, Macintosh, Computador Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 25h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

A série Star Wars pode ter acabado no cinema, mas todo um universo criado por George Lucas ainda está esperando para ser revelado. Um deles será um para a nova geração de consoles, apelidado de Force Unleashed, que como diz, terá na Força o sua principal característica.

Com essa habilidade inerente aos jedis, o jogador poderá mover remotamente vários objetos e até mesmos inimigos. Como explorado em games como Psi-Ops: The Mindgate Conspiracy, o personagem pode arremessar um inimigo contra o chão ou uma parede. Ou pode levitá-lo enquanto solta um raio de eletricidade como o imperador Palpatine.

Em uma das cenas, por exemplo, o stormtrooper pode se agarrar a uma estrutura, que foi arrancada quando ele foi puxado para o outro lado. Para aumentar o realismo, outros objetos que estão em volta também fazem o mesmo movimento. Os escombros podem virar um projétil, sendo jogados contra uma nave.

A distorção do ar e o movimento irregular da chuva ajudam a materializar esses poderes, e dão a impressão de serem mais intensos. Os jedis também podem usar uma espécie de explosão de Força, que destrói tudo que está à volta. Numa demonstração, máquinas que estavam ao redor ficaram despedaçadas, gerando muitas faíscas, em um belíssimo efeito de partículas. Naturalmente, os personagens também usarão o indefectível sabre de luz.

O novo Star Wars terá um engine feito do zero, baseados em tecnologias da Industrial Light and Magic, empresa de efeitos especiais para cinema de George Lucas. Uma das vantagens do engine é que cada material se comporta como é na realidade: madeira se espatifa com o impacto, enquanto uma viga de aço enverga sob a mesma força. Vidros quebram em pequenos pedaços.

The Elder Scrolls V: Skyrim
The Elder Scrolls V: Skyrim é um game de Aventura e Role-playing (RPG), pelo estúdio , foi lançado em 11 de Novembro de 2011, estando disponível para PlayStation 3, Computador, Xbox 360 Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 125h 29min jogando normal, 15h 40min se você for direto nas missões principais rushando, 181h 37min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

O povo das terras geladas de Skyrim acreditavam que os dragões estavam extintos, mas eles logo descobririam que estavam completamente enganados. Quando os dragões ressurgem e começam a destruir os vilarejos, você assume o controle de um prisioneiro, o qual logo descobre ser um Dragonborn, o único capaz de matar os dragões. Agora você deve deter Alduim, o deus dragão que de acordo com a lenda, irá devorar o mundo.

The Elder Scrolls V: Skyrim eleva o nível de liberdade da franquia para algo nunca antes visto. Tanto na história quanto em seu gameplay, o jogo permite que você molde o seu personagem da forma que quiser. Com um mundo vivo, diversas facções para você unir e um grande elenco de personagens, Skyrim é aclamado até hoje como um dos maiores RPGs já criados.

Puppeteer
Puppeteer é um game de Aventura e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 5 de Setembro de 2013, estando disponível para PlayStation 3 Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 9h 0min jogando normal.
Sinopse

Aqui você joga com um personagem chamado Kutaro, que foi transformado em Fantoche e teve sua cabeça arrancada, você conta com uma tesoura chamara Calibrus, que é sua arma durante a aventura de Puppeteer, você pode usa-la para atacar inimigos, cortar objetos no fundo da tela revelando segredos ajudando a avançar no game e principalmente para se locomover recortando o cenário, o objetivo principal do game é recuperar a cabeça de Kutaro.

Final Fantasy XIII
Final Fantasy XIII é um game de Aventura e Role-playing (RPG), pelo estúdio , foi lançado em 17 de Dezembro de 2009, estando disponível para PlayStation 3, Xbox 360, Computador Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 66h 15min jogando normal.
Sinopse

"Final Fantasy XIII" tem um clima futurista, num mundo onde a tecnologia e a magia convivem harmoniosamente. O papel principal, ao contrário do que foi mostrado no primeiro vídeo, não deve ser ocupado por uma mulher, o que é uma exceção na série. Isso só aconteceu em "Final Fantasy X-2", com Yuna, e em "Final Fantasy VI" ("Final Fantasy III" nos EUA), com Terra.

Com suposto nome (ou nome-código) de Lightning, os personagens têm traços elegantes e adultos. As opções de ataques são bastante variadas, incluindo armas brancas, pistolas, artes marciais e magias. Um dos equipamentos mistura uma lâmina numa espécie de espingarda, uma combinação que remonta à Gunblade, pertencente ao personagem Squall em "Final Fantasy VIII".

Os protagnistas também possuem equipamento que controla a gravidade e podem praticamente voar pelos cenários. Nas imagens, é possível perceber um soldado com armaduras brancas, que lembra os soldados-clones de "Star Wars". Sempre houve uma referência no RPG à cinessérie de George Lucas, e isso não parece ser diferente na 13ª edição.

O sistema de batalha, se prevê, tem semelhanças com o de "Final Fantasy XII", misturando elementos de ação com o tradicional sistema de turnos individuais. Porém, a quantidade de inimigos enfrentados ao mesmo tempo será bem maior. Haverá ataques para diversas distâncias. O comando Shot, por exemplo, poderá ser usado de longe dos alvos.

Hunted: The Demons Forge
Hunted: The Demon's Forge é um game de Aventura e Hack and slash/Beat'em up, pelo estúdio , foi lançado em 31 de Maio de 2011, estando disponível para PlayStation 3, Computador, Xbox 360 Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 16h 0min jogando normal, 20h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Embora a temática sugira um RPG, Hunted: The Demon’s Forge, da produtora Bethesda, é na verdade muito mais parecido com um jogo de ação cooperativo. Sob o seu comando, aparecem uma arqueira, ágil e leve, cuja perícia envolve principalmente os ataques à distância. Completando o alcance tático da dupla, aparece um imenso Conan “wannabe”, cuja perícia envolve... socar qualquer coisa até que ela pare definitivamente de se mexer.

Mas os objetivos da dupla não fazem jus à honraria Tolkieniana. Trata-se, a bem da verdade, de dois caçadores de recompensa. Uma cidadezinha decadente parece ser alvo dos ardis de algo verdadeiramente maligno - algo que rasteja entre os corredores obscuros de uma masmorra, é claro. Dessa forma, o prefeito lança um pedido desesperado, que é atendido pelos dois interesseiros.

Afora a temática fantástica, a jogabilidade de Hunted lembra muito um título clássico de ação, ou mesmo um jogo de tiro. A todo o momento, a elfa Elara será responsável pelos ataques à distância, enquanto o seu portentoso companheiro se encarrega de derrubar qualquer coisa mais próxima. Ambos os personagens têm acesso ainda a alguns tipos de mágica, seja para congelar um inimigo, fazê-lo levitar, entre diversos efeitos afins.

Uma das características mais interessantes de Hunted aparece no conceito “cooperativo online” do título. Basicamente, a qualquer momento, você poderá transportar o seu personagem para dentro da aventura de outro jogador online, levando consigo todos os tesouros que tenha conseguido até ali - embora não sejam possíveis partidas em tela dividida. No mais, os calabouços incluem diversas possibilidades de exploração e puzzles.

Outland
Outland é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 27 de Abril de 2011, estando disponível para Xbox 360, PlayStation 3, Computador, Macintosh Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 9h 0min jogando normal, 7h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 12h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Outland é um jogo de ação e plataforma da Housemarque, a mesma responsável por Super Stardust HD. O título mostra influências de vários games conhecidos, como Ikaruga e diversos outros jogos distribuídos digitalmente.

Certo dia, você acorda de um sonho estranho e percebe que as coisas a sua volta não estão como deveriam. Seu personagem passa a procurar por um feiticeiro, supostamente capaz de fazer com que tudo volte ao normal. Em sua aventura, temos um mundo dominado por criaturas e monstrengos misteriosos, como o Golem, um ser com um olho só que carrega um porrete gigante e lembra bastante os grandes chefes de Shadow of the Colossus.

O jogo traz um sistema bacana de Luz e Trevas, bastante parecido com o já mencionado Ikaruga. Basicamente, você deve escolher se permanecerá do lado iluminado (azul) ou sombrio (vermelho). Quem optar pelo lado azul, por exemplo, só poderá eliminar inimigos da cor oposta e terá que pisar em plataformas de cor neutra (cinza ou preto) ou azul.

Outland conta com uma opção de jogabilidade para o público casual, trazendo níveis de dificuldade mais acessíveis. Mesmo assim, também temos momentos caóticos, um prato cheio para os players hardcore, fornecendo prêmios como itens bônus e colecionáveis

Overlord II
Overlord II é um game de Aventura e Hack and slash/Beat'em up, pelo estúdio , foi lançado em 23 de Junho de 2009, estando disponível para PlayStation 3, Computador, Xbox 360
Sinopse

Sendo um soberano, comande seus servos e destrua império inspirado em Roma

Overlord foi um jogo bastante inusitado e original lançado para PC, Xbox 360 e PlayStation 3 pela Codemasters e, depois de conquistar o coração de muitos fãs - e de vender mais de um milhão de cópias - a companhia confirmou uma continuação.

Overlord II apresenta um novo soberano, exatamente como havia sido indicado na cena final da expansão Overlord: Raising Hell, que confronta o Glorious Empire - inspirado no império romano - e tem planos de acabar com toda a magia e dominar o mundo.

O título continua sendo ambientado em um universo de fantasia, porém referências ao mundo real estão presentes em piadas, eventos relacionados à política e problemas com o meio-ambiente, por exemplo. Além de um novo protagonista e de novos inimigos, há mais elementos inéditos, como novas terras, desde a gélida Nordberg até as terras e cidades do próprio Glorious Empire.

O primeiro Overlord se baseava em um mecanismo de jogo no qual se controlava diretamente o soberano, que também dava ordens para uma pequena legião de diabretes para resolver quebra-cabeças e atacar inimigos. Esse estilo de jogo foi mantido nesta seqüência, mas o conceito foi expandido e melhorado.

As tropas são mais destruidoras e espertas, podendo guiar veículos ou até mesmo navios de guerra, com um melhor gerenciamento de recursos e estratégias automáticas. Os gráficos e os controles também ganharam atenção e foram retrabalhados.

Warp
Warp é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 15 de Fevereiro de 2012, estando disponível para PlayStation 3, Xbox 360, Computador, iOS
Sinopse

Warp é um jogo de ação estrelado por Zero, um alien sequestrado por cientistas humanos que querem fazer experimentos com ele. O objetivo do jogo é escapar do prédio usando diferentes habilidades: teletransporte por distâncias curtas, transformar-se em fantasma para enganar ou distrair os seres humanos e atirar objetos nos humanos.

Resident Evil: Operation Raccoon City
Resident Evil: Operation Raccoon City é um game de Aventura e Tiro, pelo estúdio , foi lançado em 20 de Março de 2012, estando disponível para PlayStation 3, Computador, Xbox 360
Sinopse

É setembro de 1998 e a ação se concentra em Raccoon City, cujo destino já foi determinado com as horríveis consequências do mortal vazamento do T-vírus, desenvolvido no Complexo de Pesquisa da Umbrella. Com a necessidade de encobrir o caso, a Umbrella envia uma equipe de elite para Raccoon City para destruir todas as evidências que a ligam ao incidente e eliminar qualquer sobrevivente. Enquanto isso, o governo dos Estados Unidos colocou a cidade em quarentena e enviou sua própria equipe de soldados de elite para determinar a origem do misterioso incidente.

Você é um soldado do Serviço de Segurança da Umbrella (U.S.S), competindo sozinho ou com até outros quatro jogadores em uma batalha contra todas as forças competidoras presentes em Raccoon City. Espere pelo retorno dos inimigos originais da série, locais icônicos, como o Departamento de Polícia de Raccoon City e os personagens favoritos dos fãs, incluindo Leon S. Kennedy, um policial novato que está na sua lista de pessoas a serem eliminadas.

- Experimente o medo em meio a um confronto de três lados: armas biológicas e zumbis criam uma terceira força imprevisível e um desafio adicional ao jogador, adicionando caos ao gameplay.

- Modo campanha: modo single player e modo cooperativo com 4 jogadores: você faz parte da U.S.S. Proteja a verdade por trás do vazamento do T-vírus.

- Defina seu estilo: ganhe novas habilidades de acordo com o seu personagem preferido.

- Equipe de desenvolvimento internacional: um shooter multiplayer de alta qualidade desenvolvido em uma colaboração entre a Capcom Japão e a Slant Six Games, especialista no gênero.

Dishonored
Dishonored é um game de Aventura e Tiro, pelo estúdio , foi lançado em 9 de Outubro de 2012, estando disponível para PlayStation 3, Computador, Xbox 360, PlayStation 4, Xbox One Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 16h 55min jogando normal, 5h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 41h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Os jogadores irão assumir o papel de um assassino sobrenatural, Corvo, que é acusado do assassinato da Imperatriz da cidade.

Seu objetivo final em Dishonored é para se vingar por ter sido acusado injustamente, no entanto você pode poupar suas vítimas. Naturalmente, essas decisões irão resultar em diferentes finais e haverá consequências em se matar pessoas inocentes.

Mate um monte de inocentes, e aliados potenciais podem se voltar contra você.

Persona 5
Persona 5 é um game de Aventura e Plataforma, pelos estúdios e , foi lançado em 15 de Setembro de 2016, estando disponível para PlayStation 3, PlayStation 4 Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 129h 30min jogando normal.
Sinopse

Acusado de um crime que não cometeu, seu personagem é enviado para outra cidade para começar uma vida nova. No entanto, nesse novo local, ele encontrará seu verdadeiro destino ao lado de companheiros, usando suas recém adquiridas habilidades para alterar o coração dos corruptos.

Complete Palácios para alterar o coração das pessoas, convença os Personas a entrarem pro seu grupo e os funda para formar criaturas ainda mais fortes. Seus laços com seus amigos também terão grande importância nessa jornada.

Tomb Raider: Legend
Tomb Raider: Legend é um game de Aventura e Tiro, pelo estúdio , foi lançado em 7 de Abril de 2006, estando disponível para PlayStation 2, Xbox, Computador, Xbox 360, PlayStation Portable, GameCube, Game Boy Advance, Nintendo DS, PlayStation 3 Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 7h 0min jogando normal, 15h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Quando era criança, Lara Croft sofreu um acidente de avião junto com sua mãe. Elas caem nas montanhas do Himalaia e um incidente peculiar ocorre com a mãe de Lara, fazendo-a desaparecer devido a um portal alí existente. Anos mais tarde, Lara, já crescida, resolve desvendar os mistérios acerca da espada Excalibur, que está intimamente relacionada ao desaparecimento de sua mãe e decide recuperar todos os fragmentos desta enigmática espada a fim de entender o que se passou naquele infeliz episódio de sua infância. No decorrer da história, nossa heroína descobre por meio de sua maior inimiga deste jogo, Amanda, que sua mãe foi levada à lendária ilha de Avalon, criando assim, a base de um contexto para o próximo jogo da série.

Ghostbusters The Video Game
Ghostbusters The Video Game é um game de Aventura e Tiro, faz parte da série Ghostbusters, desenvolvido na engine Infernal Engine pelos estúdios e , foi lançado em 16 de Junho de 2009, estando disponível para PlayStation 2, PlayStation 3, Wii, Computador, Xbox 360, PlayStation Portable, Xbox Live Arcade
Sinopse

Os Caça-Fantasmas voltam em aventuras bem-humoradas e gosmentas.

Os caça-fantasmas estão de volta para novas aventuras contra as criaturas sobrenaturais na cidade de Nova Iorque. O jogo chega para múltiplas plataformas com a participação do elenco e dos roteiristas do filme que alcançou grande sucesso nos anos 80.

Fiel às origens

O jogo contará com a participação dos quatro protagonistas do filme original: Bill Murray, Dan Aykroyd e Harold Ramis, que fizeram, respectivamente, os papéis de Peter, Raymond e Egon, os três cientistas que começam um negócio próprio e, em pouco tempo, contam com a ajuda de Winston, mais um caçador de fantasmas, interpretado por Ernie Hudson.

Ghostbusters The Video Game recria os maiores momentos do filme original, sendo que o jogador deve utilizar-se de armas e equipamentos exclusivos desse universo, para caçar, lutar e capturar os fantasmas, que ameaçam tomar conta de Nova Iorque.

O jogo já está em um estágio avançado de desenvolvimento e será lançado no final de 2008 para o PC, o PlayStation 3, o PlayStation 2, o Xbox 360, o Wii e o portátil DS. Fique ligado no Baixaki Jogos para maiores informações, que chegarão nos próximos meses

Dark Void
Dark Void é um game de Aventura e Tiro, pelo estúdio , foi lançado em 19 de Janeiro de 2010, estando disponível para PlayStation 3, Computador, Xbox 360, Xbox Live Arcade
Sinopse

O protagonista é um piloto de avião de carga que cai no misterioso triângulo das bermudas, em uma espécie de fenda dimensional. Lá, ele se junta a uma força de resistência contra uma raça de alienígenas que ameaça toda a vida na Terra.

A mecânica de "Dark Void" é toda em terceira pessoa, misturando tiroteios intensos com vôos dinâmicos, abusando do uso de seu Jet Pack. Os combates acontecem em todas as direções, e montanhas, prédios e todo tipo de construções servem como cobertura para os tiros inimigos. Desafiar a gravidade também é um problema, mas é uma força que pode ser utilizada a seu favor, ao realizar manobras ousadas contra seus oponentes.

Veja outra listas interessantes: