Relembrar é viver: Another World (Out of this World)

#Artigo Publicado por talopcr, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50aGVmb3Vyb24uY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDA4LzA1L2Fub3RoZXJ3b3JsZF9wb3N0ZXIuanBn

O Responsavel

IMAGEaHR0cDovL3VwbG9hZC53aWtpbWVkaWEub3JnL3dpa2lwZWRpYS9jb21tb25zL3RodW1iLzkvOWEvRXJpY19jaGFoaV9nZGNfMjAxMV9jcm9wcGVkLmpwZy8yMjBweC1FcmljX2NoYWhpX2dkY18yMDExX2Nyb3BwZWQuanBn

Éric Chahi, um francês, começou a programar em Oric Atmos e Amstrad durante 1983 para a empresa Loriciels . Ele então utilizou seu talento em plataformas como o Atari ST e Amiga com jogos como Jeanne d'Arc e Voyage au centre de la Terre publicado por Chip . Em 1989, Éric Chahi saiu da Chip para se juntar a Delphine Software International para trabalhar nos gráficos para Future Wars , um jogo concebido por Paul Cuisset . Chahi então desenvolveu Another World quase que inteiramente por conta própria, mais tarde, ele recebeu muitos elogios da crítica pela sua atmosfera e minimalismo.

Anothe World foi lançado em 1991 para PC Amiga e portado para SNES em 1993. O jogo conta a historia do cientista Lester que durante um experimento é transportado para um mundo misterioso e perigoso. Ironicamente (ou não) a maquina onde o experimento feito se assemelha muito com o atual LHC.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jeWRpb3MuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDExLzAzL2Fub3RoZXJfd29ybGQuanBn

Coincidencia?

Ate aqui tudo ok, certo? Mas te aviso logo, se for joga-lo, prepare-se para sofrer,SOFRER MUITO e se frustrar com os desafios desse jogo que beiram ao absurdo, pois aqui, as coisas são como antigamente, nada é explicado, nada de objetos ou luzes piscando, nada de comandos, nenhuma dica, NADA! Ou seja, Te vira negão! Vacilou, morreu.

Para se ter uma ideia, logo no inicio do jogo, Lester cai em uma piscina e vai afundando, se o jogador não se mover em exatos 1.33 segundos, um tentáculo o puxa para baixo. Resultado = MORTE!

E mesmo que Lester saia da piscina (notem que já tem um bixo olhando para ele), se ele ficar vacilando na frente da mesma, o tentáculo te puxa para dentro da agua! Resultado = MORTE de novo.

IMAGEaHR0cDovL2k1MS50aW55cGljLmNvbS9yd2pxNG8uanBn

Tá parado ai por que? CORRE!

Entretanto, mesmo diante de tamanhos desafios, não jogue seu PC ou Videogame pela janela, pois a resolução dos puzzles é muito gratificante.

Gráficos

IMAGEaHR0cDovLzMuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1BdGFyUmM2cWw4US9Ua2F0em40bnhLSS9BQUFBQUFBQUFXWS8wTVA1S2NLQVFWby9zMTYwMC84NjkuanBn

Ele é feito quase totalmente com gráficos vetoriais em 3D. Mas não se engane, pois mesmo assim, Lester consegue passar emoções e imergir o jogador na trama.

A arte diferenciada e poligonal também ajuda na sensação de imersividade (se é que essa palavra existe).

Os movimentos dos personagens são muito bem feitos, melhores que os scanners usados em Prince Of Persia. Seu único defeito é, devido a época, o hardware era extremamente limitado, ocasionando em queda brusca de frames e pequenas travadas tanto no PC quanto no SNES.

Jogabilidade

O jogo tem uma jogabilidade de plataforma , com comandos simples, um botão para bater ou atirar, outro para correr e outro para pular. Tem um formato minimalista, nada de HUDs, nem informações na tela, demonstrando o quanto esse jogo estava a frente de seu tempo.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zaTE0LmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAwOS8xMS9vdXRfb2ZfdGhpc193b3JsZF93ZWIuanBn

A arma no jogo tem uma peculiaridade, possui 3 níveis de poder, os quais você terá que morrer umas 5 vezes ate descobrir (Se eu contasse como fazer, não teria graça, certo? ). Seu único defeito, é, devido aos lags do jogo, os comandos sofrem com atrasos, o que pode incomodar, principalmente em momentos de ação que exigem pensamento rápido.

Áudio

Eis aqui um ponto curioso, as músicas do game são raras (novamente devido à limitação da época) e só entram em momentos exatos, na maior parte do tempo, um silencio perturbador permanece. Todavia (notem que já usei porem, mas, no entanto, entretanto e meu repertorio esta acabando...) mesmo extremamente curtas, as musicas são de boa qualidade e a falta delas contribui para o clima de suspense do jogo. Destaque para a música de morte, a qual você ouvirá infinitamente aqui.

Conclusão

Another World é um jogo que surgiu fora da sua época. Apesar de receber uma atualização em HD mais expansão, fica claro que o potencial do game era bem maior.

De qualquer forma, o jogo diverte, é impressionante e chama a atenção. Atualmente ele recebeu uma versão para iOs com varias melhorias.

IMAGEaHR0cDovL2k1NS50aW55cGljLmNvbS9vcmt1cWcuanBn

Uma recomendação final, tome cuidado para não jogar perto de uma janela, ou a próxima coisa a sair voando por ela pode ser seu aparelho.

Italo
Italo #talopcr
, Salvador
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,