Sophos reprova o anti-vírus nativo do Windows 8

#Notícia Publicado por aluisiox, em .

IMAGEaHR0cDovL3MuZ2xiaW1nLmNvbS9wby90dC9mL29yaWdpbmFsLzIwMTEvMDkvMzAvd2luOHZpcnVzd2Fybi5qcGc=

O assessor de segurança da Sophos do Canadá, Chester Wisniewski, avaliou o software de anti-vírus do Windows 8 durante os testes de um novo software. Wisniewski testou o Microsoft Windows Defender, que vem integrado ao sistema, com um vírus básico, o EICAR, que produziu um erro na inicialização do sistema. A plataforma, no entanto, não conseguiu alertar da presença de um vírus ou alguma anormalidade.

"Eu estava muito confuso, e comecei a me perguntar se o Windows 8 realmente tinha algum anti-vírus integrado", disse Wisniewski em seu blog na última sexta-feira (30/09). Então, ele passou a testar várias outras amostras de malwares, e concluiu que o Windows 8 identificou apenas 50% delas.

Wisniewski também testou malwares típicos dos sistemas Mac, Linux e Windows, para avaliar se o anti-vírus do Windows 8 é capaz de detectar malwares de múltiplas plataformas. "O software foi bem sucedido ao detectar as amostras de falsos anti-vírus para Mac, Windows e Linux", diz Wisniewski. "Ele também registrou alguns eventos com o Windows Defender no Visualizador de Eventos, para as amostras que o programa detectou e me alertou", conclui o assessor da Sophos.

As observações de Wisniewski foram feitas sobre um software que é apenas um preview, e que, obviamente, precisa se desenvolver. "Embora o Windows Defender tenha detectado algumas amostras de vírus, ele não está pronto para ser utilizado pra valer. Mas é bom ver que a Microsoft está se preparando para detectar softwares maliciosos para os três principais sistemas operacionais", acrescentou o analista.

A Microsoft planeja reformular completamente o Windows Defender para o Windows 8. A fabricante pretende lançar um conjunto de assinaturas de malware através do Windows Update, para atualizar o programa. O Windows Defender para Windows 8 inclui novidades como detecção em tempo real e proteção contra malware usando um sistema de filtro de arquivos.

aluisiox
aluisiox
, Mangaratiba/RJ/Brasil
Publicações em Destaque