Spider-Man plagiou Mirror's Edge?

#Notícia Publicado por Elvis-Walkthrough, em .

IMAGEaHR0cDovL2dhbWV3b3JsZC5jb20uYnIvL2JzLm1lZGlhL2Z1bGwvL2ludGVybmEtZWRnZS5qcGc=

Desde que os videogames se tornaram um negócio lucrativo, vários tipos de mídia abriram seus olhos para as possibilidades de adaptação e de lucratividade com produtos derivados dos games.

Hollywood deve ser a maior beneficiada. Filmes e mais filmes entram e saem das planilhas de projetos todos os anos tendo como inspiração os games de grande destaque na indústria.

Na verdade, a conversa entre cinema e videogames sempre rendeu bem, pois pelo lado contrário também vemos muito da linguagem do cinema aplicada nos games. São milhares de filmes e personagens consagrados servindo de inspiração para uma porção de jogos.

Mas qual o limite entre inspiração e plágio entre as duas mídias?

A questão sempre existiu e foi levantada novamente nos últimos tempos com a divulgação do novo trailer do futuro hit de verão "The Amazing Spiderman", nova versão para o cinema da clássica história do surgimento do Homem-Aranha.

IMAGEaHR0cDovL2dhbWV3b3JsZC5jb20uYnIvL2JzLm1lZGlhL2Z1bGwvL2ludGVybmEtYXJhbmhhLmpwZw==

O trailer, que já pode ser visto nos cinemas nacionais, traz uma prévia do longa e mostra o jovem Peter Parker tendo sua vida transformada por uma picada de uma aranha radiotiva. Em meio a descoberta de seus poderes, através das cenas de ação no alto dos prédios de Nova Iorque, é possível visualizar uma forte semelhança com as cenas de ação do aclamado jogo para Playstation 3 e Xbox 360, Mirror's Edge.

No game de 2008, o jogador controla a jovem Faith, uma jovem extremamente ágil que deve fugir das autoridades sempre cumprindo missões em serviço de grupos contrários ao poder ditatorial vigente. Para obter êxito, Faith conta apenas com suas habilidades acrobáticas baseadas no Parkour e com isso consegue saltar sobre prédios, correr e realizar o que for preciso para desaparecer em meio ao caos da cidade.

O grande destaque do jogo fica por conta da câmera. O jogador fica o tempo todo sob a perspectiva do olhar em 1ª pessoa, vendo o que a jovem Faith vê, possibilitando uma nova forma de interação e imersão no jogo.

E é daí que vem a grande polêmica acerca do plágio ou inspiração por parte do novo filme do Aranha.

No vídeo abaixo, produzido pelo site IGN, podemos ver uma comparação que torna tudo mais claro. Assista e tire suas conclusões. Plágio ou inspiração?

V2pBRkJRWXhWTWs=

Elvis-Walkthrough
Elvis-Walkthrough