Ícones do gênero Hack n' Slash

#Artigo Publicado por Lord Arius, em .

Não é de hoje que os games colocam uma espada nas mãos do jogador e o lançam, com a cara e a coragem, rumo ao perigo. O gênero se frutificou e multiplicou em incontáveis plataformas, em 2D e em 3D, e acabou ganhando força com o sub-gênero de games "hack and slash", que abrange diversos outros sub-gêneros, como RPGs de ação, "beat"n"ups", ação em terceira pessoa e os mais variados "button mashers", ou esmagadores de botões.

O termo tem sua origem nas mesas de RPG, mas agora é uma das características de diversos games que você provavelmente encontra na sua estante. Basta ter uma espada e uma legião de inimigos que, pronto, está a meio caminho andado do clube. Escolhemos aqui os melhores hack and slashes já criados, passando por várias épocas e gêneros.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS81My82RDVFNjc2NjBGQUQyNkFDNDY5Mjk0QjY1NjguanBn

God of War 3 | Lançamento: 2010 | Produtora: Sony | Plataforma: PlayStation 3

Dizer que Kratos tem uma leve insatisfação com os deuses gregos é o eufemismo do milênio. O fantasma de Esparta, brandindo as Blades of Chaos, retalha legiões de criaturas mitológicas, mutilando ciclopes, empalando minotauros e decapitando górgons para finalmente dilacerar alguns deuses. Na terceira parte da franquia, o enfurecido espartano consegue sua tão sonhada vingança, e o jogador esmaga botões até esvaziar o Olimpo.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS83Ri8wM0VDM0Q3Mjk2QkIzQzg1QzBFNTgxMUEzREYuanBn

The King of Dragons | Lançamento: 1994 | Produtora: Capcom | Plataforma: SNES

Nos áureos tempos 16-bits, "The King of Dragons" mesclava fantasia, ação, RPG e legiões de inimigos prontos para o massacre. No papel de um elfo, um mago, um guerreiro, um clérigo ou um anão, o jogador enfrentava legiões de orcs, esqueletos, ciclopes e minotauros, ganhando ouro e níveis pelo caminho, se tornando mais poderoso. Um clássico perdido da Capcom, divertido e mais difícil que assoviar e chupar cana.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS8yOC83NEVGNTc5OTM1MTI3MkQxNDg5Njk4OTI1RTEwLmpwZw==

No More Heroes | Lançamento: 2008 | Produtora: Grasshopper | Plataforma: Wii

Hack and slash não precisa ser apenas com espadas de aço, ferro ou bronze. O nerd viciado em gatinhos e cultura pop Travis Touchdown encomendou uma katana de energia, uma espécie de sabre de luz que não infringe direitos de copyright, pela internet e partiu para fatiar os maiores assassinos do mundo " e seus exércitos de capangas. Fruto da mente insana de Suda 51, "No More Heroes" é uma jornada estilosa por um mundo esquisito e violento, além de um surreal hack and slash da nova geração.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9DRC83MzhFRjZBMTFBREVENTZFNjE0REVCQUI4OEJCNC5qcGc=

Demon"s Souls | Lançamento: 2009 | Produtora: Atlus | Plataforma: PlayStation 3

Jogadores mais jovens podem não compreender a verdadeira consequência da morte nos videogames. Afinal, se você for fuzilado em "Gears of War" ou "Halo", apenas aparece magicamente alguns metros atrás em um checkpoint. "Demon"s Souls" mostra o horror que é ter o progresso todo deletado se sua espada ou machado não for o bastante para segurar a impiedosa horda de demônios esperando a cada esquina.

Este hack and slash exclusivo de PlayStation 3 é um revival de uma das áreas mais sombrias dos primódios dos videogames e instila o verdadeiro terror da morte nos corações de veteranos e recrutas.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS85RC9ERjc5Qjk1NEI1QTgyRUMyQTVBNTdFOTFCRUNCMC5qcGc=

Devil May Cry 3: Dante"s Awakening | Lançamento: 2005 | Produtora: Capcom | Plataforma: PlayStation 2

Dante, protagonista bonitão e de madeixas alvas de "Devil May Cry", é um demônio. Mesmo assim, o galanteador espadachim não é muito amigo de seus pares, eliminando milhares de criaturas dos infernos a cada oportunidade. Usando sua fiel espada Rebellion, além de armas surreais, como a foice/guitarra Nevan, ele dilacera inimigos e até mesmo seu próprio irmão, Virgil, neste que pode ser o capítulo mais empolgante da franquia.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9CRS82QkFENTdEMEZEQzMyQzM3REU0MzQyQTU2QTM1RkEuanBn

Diablo II | Lançamento: 2000 | Produtora: Blizzard | Plataforma: PC

Hack"n"slash não é só ação desenfreada para todos os lados. "Diablo" representa as origens RPG do termo com louvores. Pelas masmorras do game, o jogador dilacera milhares de criaturas com uma grande variedade de armas e feitiços, clicando furiosamente nos demônios asquerosos e também nas fundamentais poções de vida e mana.

No game, o objetivo do jogador é chegar ao inferno para destruir Diablo, o Lorde das Trevas, passando por seu exército de criaturas a ferro e fogo. Um hack and slash no modelo mais clássico.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS8xMi85NTREOTMxMUI5NUI1NEFGODc1NDY2NjE5QUM3Ri5qcGc=

Bayonetta | Lançamento: 2010 | Produtora: Platinum Games | Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3

Quem disse que apenas homens podem chutar traseiros demoníacos? A sensual e bizarramente longilínea Bayonetta mostra que no quesito "dilacerar criaturas horripilantes", os marmanjos ficam chupando o dedo. Com a opção de usar diversas armas, como um conjunto de garras e pistolas nas mãos e pés, a bruxa com cara de Sarah Palin devolve os estranhíssimos monstros celestes que encontra diretamente de volta ao quintal do Todo Poderoso. Um hack and slash de respeito e ainda com aquele toque charmoso e feminino.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9CNy83ODYxRURFNjk3NENBNUM5OTNFMjc3OUNBMUEyMTUuanBn

Golden Axe | Lançamento: 1989 | Produtora: Sega | Plataforma: Mega Drive

"Mas espere aí!", dirá você. ""Golden Axe" é um beat"em up. Um dos mais clássicos!". Sim, é bem verdade. Mesmo tendo muitas semelhanças com games que sairiam alguns anos depois, como "Streets of Rage", "Final Fight" e "Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time", "Golden Axe" também se enquadra nos primeiros hack and slashes virtuais: é um game com espadas e machados, no qual o objetivo não é muito mais complicado que atravessar a fase dilacerando qualquer um que aparecer na frente.

A temática de fantasia medieval ainda aproxima o game das origens do termo, nos RPGs de mesa. Além disso, tudo é um grande clássico da biblioteca do Mega Drive e imperdível para qualquer fã da Sega.

Bryan
Bryan #Lord Arius
, Porto Alegre
Publicações em Destaque