Relembrar é viver: Castlevania Symphony of the night

#Artigo Publicado por talopcr, em .

Castlevania Symphony of the night é um jogo distribuído pela Konami e lançado em 1997 para PS1. Em 1998, Symphony of the Night foi convertido para o console Sega Saturn, sido tal conversão lançada somente para o Japão, com conteúdo extra. Recentemente, uma versão atualizada foi lançada na XBOX Live e PSN.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1aNzJMNDFTOTVvTS9UaEo3STJ1STJ2SS9BQUFBQUFBQUJYVS9udWdNT25UcHJady9zMTYwMC9DYXN0bGV2YW5pYSstK1N5bXBob255K29mK3RoZStOaWdodC5qcGc=

Surgindo no fim da geração 2D e começo da 3D, SoTN continuou com o estilo 2D, contrariando a tendência daquela época.

Os Criadores

As principais mentes por traz deste jogo foram, IGA, Michiru Yamane e Ayami Kojima.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYWdhZ2FtZXMuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEwLzA4L3RyaW8wMnAuanBn

IGA havia desenvolvido poucos títulos antes de SoTN, ele foi o principal pilar nesta produção sendo responsável pelo designe das fases, pela programação e o roteiro. Com o tempo IGA ganhou tanta moral dentro da Konami que se tornou o produtor oficial da franquia.

Michiru Yamane, responsável pelas músicas de SoTN, estava muito inspirada. Ela já havia feito trilhas para outros títulos da serie Castlevania.

E a desenhista Ayami Kojima reformulou a forma como víamos os personagens da série Castlevania. Substituindo heróis musculosos por personagens mais românticos e belos, com um pé no gótico, o que acabou casando de forma perfeita com a ambientação que SoTN passaria aos jogadores Seu trabalho com a franquia se estendeu a outros games, sua última participação foi em Castlevania: The Dracula X Chronicles.

Os gráficos

IMAGEaHR0cDovL3VwbG9hZC53aWtpbWVkaWEub3JnL3dpa2lwZWRpYS9lbi90aHVtYi9hL2EwL1NvdE5HYW1lcGxheS5qcGcvMjI1cHgtU290TkdhbWVwbGF5LmpwZw==

O jogo é incrivelmente bem feito em vários aspectos, principalmente em seus gráficos.

Muitos afirmam que são os melhores gráficos 2D já feitos, ninguém sabe ao certo como foi possível tantos detalhes em personagens tão pequenos.

A arte de SotN também é única, há muita originalidade em todas as partes, até mesmo os save points são sinistros e originais.

IMAGEaHR0cDovL2ltZy5waG90b2J1Y2tldC5jb20vYWxidW1zL3YyMDEvZG9vbXNhYmVyL3NvdG5fMTAuanBn

Outros pontos que irão impressionar (pelo menos, me impressionaram) é a transformação inicial do Drácula " logo no inicio ", a fluidez dos movimentos de Alucard, e a animação de morte dos inimigos, cada tipo deles tem uma forma diferente de morrer.

Jogabilidade e áudio

SoTN revolucionou a serie Castlevania, foi o primeiro a misturar mecânicas de RPG, técnicas de lutas com exploração de formar satisfatória. Houve mudanças no estilo de fases por um mapa enorme e aberto, também sua qualidade sonora evoluiu bastante.

As trilhas sonoras de SoTN vão de classic a Rock. Elas estão entre as melhores já feitas para so games, destaque para a música da sala do vendedor, ela ficará em sua cabeça por muito tempo.

Já as dublagens, são escassas, mas excelentes, passam a emoção e o clima de filme de gótico/terror.

Personagens

O Herói deste jogo, Alucard é um "meio vampiro". Diferente da família Belmont, Ele usa espadas, escudos, cajados e outras "bugigangas". Alucard permite usar uma arma na mão direita e outra na esquerda. Muitas dessas armas têm poderes especiais e golpes únicos, algumas se combinadas, podem gerar técnicas novas e poderosas e como se isso não bastasse, elas ainda evoluem a medida que são usadas.

Há uma grande parcela de Fans que preferem o filho do Drácula que os heróis da família de Belmont.

Maria, a cunhada de Richter, vai a procura dele depois do seu desaparecimento. Ela é jogavel na versão Sarturn do game.

Richter é o lendário caçador de vampiros, o game se inicia no controle dele. Algum tempo após derrotar Drácula, Richard desaparece misteriosamente, enquanto que o castelo amaldiçoado ressurge das trevas.

Conclusão

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYWdhZ2FtZXMuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEwLzA4L3NvdG4tMDAzcC5qcGc=

A serie Castlevania teve excelente títulos, mas jamais um de tanto impacto e qualidade. Este game marcou uma geração e ainda é perfeitamente capaz de criar fans. Aos jogadores que ainda não o viram, estão perdendo uma obra-prima da arte digital.

Não vou revelar todos os segredos, apenas que na metade do jogo, existe uma coisa que deixará tudo de "ponta cabeça"...

Italo
Italo #talopcr
, Salvador