GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow
Meteorites
Meteorites
Nave
Chegue até seu planeta natal, encarando todos os desafios espaciais.
GameVicio Logo

A partir do Ubuntu 11.04, Canonical não fará mais envio gratuito de CDs de instalação da distro

por Forgedawn, fonte Meiobit, data  


A Canonical, além de manter uma das distribuições Linux mais amigáveis do mercado, ataca muito bem num ponto onde o Linux, genericamente falando, costuma falhar: marketing. Eles têm uma identidade visual bacana e marcante, lojinha de produtos, e não poupara facilitar o uso do Ubuntu e dizer aos quatro ventos o que estão fazendo.

Algumas decisões podem soar estranhas e até controversas, mas fato é que eles não ficam parados. Mesmo quando uma decisão aparenta ser um retrocesso, existe uma boa fundamentação para a mesma, tanto que, no fim das contas, a sensação que se tem é de que a mudança, afinal, é positiva.




CD de instalação do Ubuntu 10.10. (Foto por Kwok-wai YUEN)

Foi anunciado, no blog da Canonical, que a partir do Ubuntu 11.04, atualmente em estágio Beta, o programa ShipIt será descontinuado. Esse programa consiste no envio, gratuito, de CDs de instalação da distro para serem distribuídos. Qualquer um podia pedi-los, com a premissa de fazer sua parte e ajudar na divulgação do sistema.

A bem da verdade, o programa continuará existindo, mas será mais controlado. A distribuição de CDs será concentrada nas LoCos, as comunidades locais do Ubuntu espalhadas pelo mundo. No Brasil, de acordo com a wiki, existem três. Para quem mora longe das sedes desses grupos e/ou gosta de ter o CD oficial, bonitinho, ainda haverá a opção de comprá-lo na loja oficial, a preço de custo mais despesas de transporte. E, para os que abraçam a causa e querem contribuir na divulgação espalhando CDs por aí, nada impede que qualquer um baixe a imagem, queime num disco e o replique para distribuir. Software livre, copie, modifique e/ou redistribua sem peso na consciência.

Com a economia pesada que a Canonical terá com o fim do ShipIt, haverá três frentes de investimentos. A primeira será para bancar o envio de CDs para as LoCos e distribuidores oficiais, que, aliás, também terão vez e continuarão com a tarefa de espalhar a instalação do Ubuntu por aí. A segunda é bastante promissora: um sistema de "trial"/testes do Ubuntu, rodando na nuvem, que objetiva prover a usuários de Windows o primeiro contato com o Ubuntu. Por fim, o restante do dinheiro será destinado a iniciativas que visam levar o Ubuntu para ambientes mais "mainstream", com abordagens dierenciadas não reveladas pelo blog.

por Forgedawn, fonte: Meiobit
||
Primeira | Anterior | Próxima | Última |
benih
# benih
Eu disse ai embaixo que prefiro baixar...mas olhando pelo lado da mídia física, acho que pagar é uma boa pra eles também, afinal, não basta o programa ser gratuito querer até o CD todo personalizadinho de gratis é dose né? xD.

To tentano deixar o 7 e o Linux aki em casa...mas tem algo atrapalhando, pq gosto mt do software gratuito de studio do Linux, muito parecido com FL Studio, óootimo (y)
MeIhorhackerdomundo
# MeIhorhackerdomundo
Eu n gosto do ubuntu por que aqui em casa a imagem fica com baixa qualidade e no windows fica melhor

eu ja mudei a resolução , instalei os drivers fiz um monte de coisas e nada '--
por isso n gosto muito do ubuntu
irondust
# irondust
A Cononical já fez o bastante distribuindo e divulgando cd grátis, está certa em terminar esse projeto e transferir esses custos para outras áreas da empresa, afinal internet está ai, qualquer um poder baixar a imagem grátis.

A questão dos games como foi citado abaixo, Infelizmente enquanto o DirectX reinar no mundo dos games o MAC e o Linux nunca vão ter um leque de jogos como Windows tem, só com gambiarra como ex. Wine no Linux.

Eu uso Win7x64/Ubuntu 11.10 a única coisa que me segura no Windows, são os jogos e os programas gráficos que uso para trabalho, se houve-se versão para Linux mudaria de sistema principal na hora.

Quem sabe um dia, OpenGL ou outra API livre possa abri essa porta para os games.
Head_Hunter
# Head_Hunter
Quem ta achando ruim, pegue seus cds do ubuntu, e envie para todo o mundo, tirando as despesas do seu bolso, a Canonical ja gastou muito com essas entregas gratis. é 100 x mais rapido fazer o download e gravar em um cd, ja que a entrega normalmente dura semanas
tuneman
# tuneman
Gostaria de ver mais gente com a cabeça aberta a tentar aprender a usar outros Sistemas Operacionais, ou pelo menos outros navegadores além do IE.
weullers
# weullers
Tiagotbp190
Essa dificuldade não existe há tempos. Tudo é gráfico e em português, similar à configuração do OSX ou Windows. O Linux já instala nativamente todos os drivers e softwares, similar à uma instalação OEM. Com conexão com a internet, é necessário apenas escolher o programa e clicar em instalar. Ele baixa de repositórios e faz tudo sem pedir mais nenhuma ação do usuário.
O problema com jogos persiste, mas está diminuindo.
armiroke
# armiroke
# tiagotbp190+1 | Gostei | Não gostei | Denunciar | Remover
02:25 (7 horas atrás)
Me desculpem a sinceridade mas acredito que 99% dos brasileiros preferem usar o windowns crackeado do que isso.
O linux sempre é mais dificil de se mecher, "obrigando" apenas usuarios mais avançados poderem usar sem problemas,alem do grave problema de compatibilidade que não sei agora, mas a alguns anos atras era dificil ser compativel com algum jogo ou ate mesmo os drives.


Não uso o Linux, mas não acho ele difícil de mexer, o que acontece é a adaptação, quando comecei a usar o Macbook da minha namorada fiquei totalmente perdido, hoje em dia já me acostumei.

Mas sinceramente eu prefiro o Windows, no Macbook eu já sinto falta de uma penca de programas, no Linux então...
luis_rpg
# luis_rpg
Tiagotbp190 ele ja instala quase tudo, o unico problema aida é suporte a webcam xD até hj não consegui usar um drive oficial, eu so estou usando um drive universal para webcam porem no msn não funfa já no skype fica de boa e outros aplicativos.
tiagotbp190
# tiagotbp190
Me desculpem a sinceridade mas acredito que 99% dos brasileiros preferem usar o windowns crackeado do que isso.
O linux sempre é mais dificil de se mecher, "obrigando" apenas usuarios mais avançados poderem usar sem problemas,alem do grave problema de compatibilidade que não sei agora, mas a alguns anos atras era dificil ser compativel com algum jogo ou ate mesmo os drives.
Kyuubi_no_Yoko
# Kyuubi_no_Yoko
Eu uso ubunto!
arabasso
# arabasso
As coisas tenderão a mudar daqui há algum tempo, principalmente pela liberação da série HD 5000 da AMD. Um novo conjunto se drivers está sendo desenvolvido, o Gallium 3D, que visa suportar OpenGL 4 e DirectX 11 NATIVAMENTE.

Pelos benchmarks (os q vi pelo menos), o driver opensource Gallium tem de 10 a 30% menos de desempenho dos drivers proprietários, chegando mt próximo do driver ATI proprietário.

Se o suporte a OGL4 e DX11 nativo e funcionando bem, não haverá mais desculpa das desenvolvedoras de games pra não portar games pra Unix.
luis_rpg
# luis_rpg
Vito_Corleone verdade, eu percebi isso em alguns jogos parece que o load fica bem mais rapido O.o
Vito_Corleone
# Vito_Corleone
Claro q linux roda jogo, e ainda melhor q windows, pelo menos nos testes q eu fiz aqui rodou bem mais suave
Destroyzer
# Destroyzer
Eu pedi um, chegou aqui o 10.10 igual da foto aí.

Ele zuou meu Windows, não soube instalar direito, mas beleza. Uma outra hora eu tento instalar de novo.
luis_rpg
# luis_rpg
Aqueles que acham que no linux não roda jogo para windows não conhecem o WINE ;*
agora falta é mais compatibilidade com o Wine estou usando o 1.3 xD
http://hhide.me/6zU






maass em minha maquina eu tenho o dual boot ubuntu + Win7
acho que esse fim de semana vou tentar usar o hackintosh xD
yahahahaha
solidmarco
# solidmarco
O meu chego hj pelo correio..
joelpilatijunor
# joelpilatijunor
Tenho aqui ubuntu para net, msn, trabalho e etc. e o win sevem apenas para jogos
MDias23
# MDias23
kradi
# kradi
O Ubuntu está muito bom e melhora a cada versão.
Pedir os CD's até que é bacana, mas é mais rapido baixar e gravar em CD ou usar o pendriver para a instalação.
tuneman
# tuneman
Os proprios jogo vem enfrentando problemas com as limitaçoes do DirectX (como mencionado numa materia dias tras) então imaginem a dificuldade com o OpenGL... Eu uso Ubuntu em 90% do tempo. Ele não é um concorrente ao windows, é uma alternativa. se vcs olharem bem, a maioria das pessoas só usa o computador para internet e messenger. Não é de jogos que vive o mercado de Sistemas Operacionais que, alias, até a MS preferiu investir mais no Xbox do que Windows...
Txaca
# Txaca
Isso mesmo. Ubuntu já é uma marca. Independente de ser Linux, seu peso já fala por si só.

Quanto a jogar, tenho o 7 pra isso!

Quem conhece o DualBoot(ou BootCamp, pros endinheirados) nunca mais quer saber de se prender a um SO apenas. Seja Linux, OSX ou Windows.
apmsantos
# apmsantos
Não precisa mais de marketing p/ Ubuntu... qualquer um que tem PC já ouviu falar de Ubuntu/Linux!
KITT_2
# KITT_2
Eu pedi o meu
depois de um mes +/- o meu 10.04 chego
rockestrada
# rockestrada
Uma pena, até agora estava bom demais para ser verdade.
clarckdc
# clarckdc
# 007rsk
rodar roda... vc são explicou q não é 100% da qualidade... rssss
padreqdedo
# padreqdedo
Tbm sou a favor desse procedimento pois se gasta muito enviando cds, na grande maioria das pessoas que pedem, tem 2 MB de net, e todas as isos (ou quase) do Ubuntu tem exatos 700MB, se comparado a windows 7 o tamanho é ínfimo. Eu já usei e ainda uso muito o Ubuntu para fazer backups de hds com vírus e remover vírus, é uma ótima pedida! Só não mudo para o linux pq curto muito games que infelizmente só roda no windows, vai vir muito fanboy de linux dizendo que roda, mas se for pra eu ficar emulando prefiro ficar com o ruwindows mesmo. ;/
007rsk
# 007rsk
Estão enganados aqueles que acham que não se pode rodar jogos no linux, a solução já foi criada e não é o WINE, intalando uns plugins voce consegue rodar 80% dos jogos lançados para o linux (Ubuntu).
nada para os fãs de linux é impossivel de se fazer.
ryshin
# ryshin
chrystoffer
# chrystoffer
Totalmente correta a atitude da Canonical.. eles gastam uma puta grana pra fazer esses cds pra envio de graça, tem cara que encomenda um monte pra vender no mercadolivre. Que invistam essa grana em coisas nova pro Ubuntu.
A.380
# A.380
Não tenho problema algum em Adptar-me à outros Sistemas Operacionais , seja Linux ou Mac OS ... mas preciso levar todos meus jogos pra onde quer que eu vá !

No entanto o único que me permite é o Velho e Windows !!!!

End PAPO !
Ahrun
# Ahrun
duGoku
O dia q o sistema Linux for compativel com jogos eu instalo, se nao so serve pra programaçao !


Open GL tá aí pra isso. O ruim é que as grandes empresas de games estão presas no Direct X :/
luizluccia
# luizluccia
Eu gostei muito com Ubuntu linux , so q como amigo ali de baixo disse , ninguém adapta os games maneiros pra ele , devem ter medo do seu potencial.
EduGoku
# EduGoku
O dia q o sistema Linux for compativel com jogos eu instalo, se nao so serve pra programaçao !
benih
# benih
Pagar por programa de Graça?

gu.americo
# gu.americo
Primeira | Anterior | Próxima | Última |
Ajuda | Sobre nós | Feeds | Anuncie conosco | Fale conosco

©2012 GameVicio