Saiu Na Net Informações De Design Do Clássico Gta 1

#Notícia Publicado por Twister_King, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5lc3BhY29nYW1lcy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTEvMDEvR1RBMS5qcGc=

Causou certa confusão esta semana a divulgação do GDD (Game Design Document) do primeiro Grand Theft Auto, no Flickr de Mike Dailly.

Mike Dailly foi o responsável pelo sistema de câmeras do GTA (aquela visão aérea que perseguia a personagem do jogador), portanto podemos entender como uma cópia diretamente da fonte.

Além do saudosismo que acompanha essas divulgações, o que há de mais interessante em um GDD de 1996?

Primeiro, o título. Originalmente, o jogo deveria se chamar Race"n'Chase. Um nome simples e que vai direto ao ponto. Não há um foco direto no roubo de carros, mas o uso do roubo como ferramenta de jogo já estava nos planos. A página 6 indica que jogadores poderão roubar carros e a página 10 indica que, quando um carro estiver avariado, o jogador "precisará encontrar outro carro". Era intenção deles que o jogador ficasse "indefeso" durante os instantes em que agiria como pedestre para trocar de carro.

Mal sabiam eles os problemas que isso iria causar. O modelo de jogo também previa ser possível atropelar os pedestres e que alguns pedestres seriam crianças (schoolchildren, o que indica que não só eram jovens como poderiam estar vestidas com uniforme escolar). O modelo não indicava que o jogador ficaria passeando pela cidade sem motivo. Estavam previstos quatro modelos de atividades: derby demolition, cannonball run, bank robbery (atuando como ladrão) e bank robbery (atuando como policial) " o modelo em si me faz pensar em Need for Speed: Underground 2. E é interessante pensar que o modelo original previa que se pudesse brincar de "polícia e bandido" atuando em ambos os lados.

Segundo, o jogo seria multiplayer. Imagino que para a época o modelo multiplayer e o novo conceito de mundo grande ao extremo (a página 9 indica "The playing world will be very, very large " multiple screens": o mundo jogado será muito muito grande " múltiplas telas) seriam conflitantes.

Ainda assim, o jogo era modesto. A previsão de tamanho do código programado para o game era de 1MB, com 1MB adicionais para som e outro para gráficos. Os requisitos do sistema indicavam 4MB de RAM, com a ressalva de que poderia ser necessário aumentar para 8MB. Também estava indicado um "processador muito rápido (naquele tempo =]) por ex., Pentium".

Das previsões que ficaram de fora do projeto final, na página 11 aparece a proposta de "controle indireto". De acordo com o breve descrição, os jogadores poderiam usar o mouse para controlar carros "inteligentes" " além do próprio carro imagino. Muito interessante, se pensarmos que o modelo do jogo era multiplayer.

Como GDD em si, também vale notar a referência a Doom como única descrição dos menus ("serão menus simples como Doom") e a independência dessa mecânica de jogo com todo o resto do sistema " referenciado em documentos separados para modelagem de carros, controle de tráfego, GUI, movimentação de câmera e modelo da cidade. O projeto já era bem complexo.

Na página final, a data prevista para conclusão do projeto era julho de 1996, mas estendeu-se até o final de 1997.

IMAGEaHR0cDovL2JhaXhlLm5ldC9pbWdzL2Rvd25sb2FkMTIwNC5qcGc=

Wiston
Wiston #Twister_King
, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,