Depoimento de um ex-viciado em RPG online preocupa

#Notícia Publicado por forceback, em .

Pesquisa feita pelo GamingSteve mostra que quem joga WoW leva a coisa a sério.

Encontrei na minha última viagem (que me fez perder a Campus Party, comento depois) um amigo meu que estava há bastante tempo sem ver. Papo vai e vem e o cara deu um depoimento bastante duro em relação ao World of Warcraft, o melhor e mais bem-sucedido RPG online da história. Por experiência própria, ele me disse que o jogo é uma droga mesmo, não é como qualquer videogame. Por isso não lhe causa estranheza o fato de a China estar adotando medidas específicas para coibir o "abuso" dos jovens joguem esse tipo de game. Algumas coisas que ele me falou:

"Ã muito divertido no começo, até seu personagem chegar ao nível máximo. Depois você começa a ter obrigações com o clã, tem de seguir regras e horários dos "raids" para conseguir os melhores itens. Vira um trabalho." Ele não chega ao ponto de achar que WoW tem de ser proibido. Mas que campanhas educativas do governo e um controle maior da venda seriam medidas interessantes. "Senti todos os sintomas de alguém viciado em uma substância química. Sonhava com o negócio, acordava pra jogar, tinha abstinência. Não comia, ou comia na frente do computador. F* minha vida, joguei fora o trabalho e todo o resto." O vício durou quase 1 ano. Como ele parou? "Um dia eu tirei o CD do computador, quebrei ele ao meio e joguei pela janela." Não foi nada gradual. Cancelou a assinatura no mesmo dia, desistiu. E passa longe de todos os MMOs desde então.

à óbvio que nem todas as pessoas se comportam assim com um jogo. Mas que jogos sem fim desse jeito exigem um comprometimento maior do jogador e recompensam absurdamente os viciados, não há dúvidas. E quem for competitivo ou propenso a esse tipo de comportamento pode afundar num jogo como o WoW. Que aliás, continua sendo uma febre: já conta com quase 10 milhões de jogadores ativos (que pagam mensalidade), um pedaço enorme justamente na China. Não diria que no Brasil já temos um "problema de saúde" de viciados em jogos online, mas do outro lado do mundo eles já pensam assim. E não faltam grupos de apoio para viciados, guias para largar o jogo ou páginas de depoimentos de ex-viciados, como o Lost in WoW.

forceback
forceback

Expert

, Ituverava-S.P.
Publicações em Destaque