A Zeebo Brasil. anunciou hoje o novo modelo do console Zeebo para o mercado brasileiro, com teclado, internet e foco mais abrangente para incluir aplicações educacionais. O novo console que está chegando a partir de hoje às lojas do país tem o mesmo hardware e preço -- custa R$ 299 --, mas vem acompanhado do teclado e de um novo controle.
O lançamento, que segue o modelo já comercializado e aprovado no México, combina entretenimento, educação e conectividade segura em um sistema atualizável via rede 3G, a custo acessível para o consumidor. Assim, o Zeebo continua sendo fiel à sua proposta de promover diversão sem usar mídia física, mas agora permite usar os recursos de conexão para acessar também conteúdos educativos e sites selecionados, sem a necessidade de modem especial, acesso à banda larga ou pagamento de qualquer mensalidade ou contrato.
A internet do console será restrita a sites pré-selecionados, com o intuito de filtrar qualquer conteúdo impróprio ao público da plataforma. Serão 50 sites no lançamento, mas novos serão adicionados constantemente, de acordo com os pedidos do público. "Assim, os pais não precisam ficar preocupados com os conteúdos acessados pelas crianças, pois a navegação é segura e limpa", explica Brett Bissell, vice-presidente e gerente geral da Zeebo Brasil.
Além de sites de educação, pesquisa, diversão, notícias e serviços, os usuários terão acesso às principais redes sociais e chats. Para quem quiser apenas conversar com seus amigos via chat e de maneira bem econômica, será disponibilizado o Z-Social, um aplicativo exclusivo para essa função, com suporte às ferramentas mais utilizadas no mundo, como Twitter, Facebook, Gmail, GTalk, My Space e outros. O Orkut ainda não faz parte do canal, mas pode ser acessado pelo navegador do console.
Além dos novos teclado e joystick, batizados Dragon, o sistema continua trazendo três jogos instalados - Treino Cerebral, Zeebo Sports Voley e Zeebo Extreme Bóia Cross. E uma promoção dará acesso à internet gratuito até 31 de outubro a todos que comprarem o sistema a partir de agora.
Os donos do antigo modelo poderão usufruir das novidades sem ter que desembolsar mais dinheiro. A Zeebo irá enviar o kit de teclado e o novo controle a todos os usuários antigos que fizerem o pedido pelo SAC (0800 9332627) a partir de 13 de setembro.
Novos jogos exclusivos para o Zeebo também foram anunciados hoje, incluindo projetos da Turma da Mônica e Disney. A primeira "fornada" de novos títulos advém de uma parceria com Maurício de Sousa Produções, responsável por todas as criações da Turma da Mônica. O acordo prevê o lançamento de nove títulos com os personagens da Turma da Mônica a partir desse ano, sendo quatro centros de atividades, quatro jogos educativos e um jogo com estilo a ser definido e que deverá chegar ao mercado no início de 2011. O estúdio ZIS também está em ritmo acelerado na produção de novos títulos para o sistema e a Disney começará com o lançamento, em 21 de setembro, de All Star Cards. Em seguida saem Alice no País das Maravilhas, Jelly Car 2 e outros dois títulos da Disney para o Zeebo.
O Zeebo como sistema de "edutainemnet" conta também com nova embalagem, mais lúdica e colorida, e uma campanha publicitária criada pela agência Leo Burnett que será responsável por toda a comunicação da marca. O novo posicionamento do produto foi validado por um estudo de mercado realizado em São Paulo e Recife sob a coordenação da agência. Com uma linguagem bem-humorada, a ideia da campanha é provocar o consumidor para que ele experiente os três pilares do sistema: "jogue, navegue e aprenda". Contando com filme, material de ponto de venda, ações de merchandising e outros pontos de contato, a campanha integrada procura explorar ao máximo a interação com o consumidor.
"Inicialmente, o Zeebo estará disponível nas grandes redes de varejo, inclusive com demonstrações em espaços dedicados ao produto", explica Bissell. "Teremos espaços exclusivos em shoppings em São Paulo (SP Market e Internacional Guarulhos) e Rio de Janeiro (Nova América e Grande Rio) em que as pessoas poderão conhecer e usar o produto", completa. A estratégia da Zeebo Brasil também inclui a divulgação nas mídias sociais, por meio do uso do Twitter, Orkut e canais no Youtube.
De acordo com o gerente geral da Zeebo Brasil, Brett Bissell, para o lançamento foram investidos cerca de US$ 5 milhões, incluindo a montagem do produto em Manaus e os custos de comunicação e distribuição. O objetivo é mais do que dobrar a base atual de clientes até o final de 2010. "O Zeebo oferece diversão, conexão à internet e conteúdo educacional. Ã uma excelente escolha para as pessoas que não têm um computador ou acesso à internet em casa e também para as famílias que tem um computador mas que desejam que seus filhos possam acessar à internet segura na comodidade de suas casas. Isso amplia muito o público-alvo e estamos otimistas de que vamos superar nossa meta", completa o executivo.
1- Como muita gente disse. A Tectoy devia se aproveitar do seus contatos com a SEGA (isso se ela aina tiver, já que ela fabrica esses novos "Mega Drives" e "Master Systems" que parecem feitos de papel, juro, eu tive o mega original e comparando o peso, pesa tanto quanto um celular) e tentar relançar um Dreamcast, aposto que faria mais sucesso, já que muita gente tem saudades, me arrependo muito de não ter tido um, ai tem que se contentar com emuladores que mesmo com um pc da NASA não funciona direito. Com toda a grana investida nesse zeebo daria muito bem pra fazer as devidas adaptações (Podem falar o que quiser, adaptação das saídas de vídeo é muito possível, compilar as GD-ROMS originais também não é difícil (acho), já que hoje a maioria das GD-ROMS está disponível na internet).
2- O Zeebo, queiram ou não, só vai atrair a atenção de crianças, os games que eu vi são bem simplórios, não tem nada muito atrativo para um gamer hardcore, assim como games flash, são bons pra passar o tempo, sem nenhum tipo de aproveitamento o erro do zeebo foi tentar vender a imagem de um console next-gen, quando não era bem isso, como por exemplo: Need for Speed Carbon, um dos games demonstração do zeebo, pra quem jogou o verdadeiro, vai pensar que é um jogo qualquer de corrida 3d de bowser que pegaram em algum site e mudaram o nome, para crianças em fase de aprendizado (3-5 anos) pode ser muito interessante, já que você nai vai botar na mão do seu filho de 4 anos um Resident Evil, Metal Gear Solid, Final Fantasy e outros, já que ele praticamente não vai saber nem o que fazer direito, e dando algum credito ao zeebo, é bem melhor do que aqueles laptops de criança ou os polystations da vida (games pirata + hardware de merda + vida útil de uma semana). Já o papo de games sem violência pra se sobresair dos outros, eu discordo completamente é como aquelas tv a cabo evangelicas (sem preconceito com quem é) que cobram mais só por terem menos do que um pacote básico de qualquer operadora.
E terminando, quando eu for pai, vou dedicar um tempo para ensinar meus filhos a jogar os jogos que eu sempre gostei e as experiências que adquiri com eles, e tentar fazer com que eles não fiquem que nem essa geração "xbox360-ps3-wii" aonde molequinhos de 12 anos fiquem escolachando os games antigos, sem perceber que muitos deles são bem mais fodásticos do que alguns caça-niquéis HD que lançam por aí.
E para acabar, muitos dos jogos adultos tem boas lições de moral para todas as idades, exemplo: GTA San Andreas, se você jogou a história toda (Seriamente, sem nenhuma merda de cheat), deve ter percebido que apesar do que falam, o game tem uma total aversão ao uso de drogas, mostrando o que acontece quando as pessoas se entregam ao vício, tanto é que hoje eu nem penso em usar drogas graças ao GTA:SA (que joguei aos 15 Anos).