GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow
Youdafly
Youdafly
Estratégia
Recolha os alimentos para ganhar pontos, voe para ganhar velocidade e escapar do mata mosca.
GameVicio Logo

Thin-Clients: é a nova onda?

por F3nixX, fonte Engenhariapc/Blogspot, data  editar remover






Você sabe o que é um Thin-Client? Thin-Client poderia ser uma espécie de terminal burro, porém ele não o é. Certamente se você é um dinossauro do ramo de informática, você certamente vai lembrar dos grande terminais burros que eram usados conectados aos Mainframes.

Também chamados de Clientes Magros por alguns, os Thin Clients estão sendo considerados o caminho para atingir o IT Green tão desejado e comentado nestes tempos em que o meio ambiente tem tanta importância entre as grandes empresas. Eu ainda não expliquei o que é um TC (vou chamar assim o Thin Client), mas eu farei. A analogia que fiz com o terminal burro certamente já ajudou os que conhecem a tecnologia, mas ainda assim, não é a mesma coisa.

Melhor do que tentar explicar nas minhas próprias palavras, vou citar a wikipedia que descreve bem. Se você não entender, calma, o espaço para comentários está aberto para você tirar dúvidas, mesmo que seja uma dúvida boba.

Um thin client ("cliente magro") é um computador cliente em uma rede de arquitetura cliente-servidor de duas camadas o qual tem poucos ou nenhum aplicativo instalados, de modo que depende primariamente de um servidor central para o processamento de atividades. A palavra "thin" se refere a uma pequena imagem de boot que tais clientes tipicamente requerem " talvez não mais do que o necessário para fazer a conexão com a rede e iniciar um navegador web dedicado ou uma conexão de "Área de Trabalho Remota" tais como X11, Citrix ICA ou Microsoft RDP.

TC podem ser a grande sensação do momento, porém se lembrarmos do ciclo que a informática vem apresentando, não estamos vendo uma novidade, mas sim a volta de uma tecnologia já conhecida, mas revisitada e ampliada. Se antes tinhamos terminais burros e processamento centralizado no mainframe. Hoje temos TC ligados a rede ethernet e máquinas virtuais rodando sistemas operacionais como Windows ou Linux em servidores poderosas que fazem parte de uma farm de virtualização. Este Thin-Client aí já vem embutido no monitor.

O grande barato de ter os desktops virtualizados para serem acessados via TC, é que os desktops virtualizados podem compartilhar os recursos de um servidor. Ã possível rodar, dependendo da configuração do seu servidor, até 30 desktops virtuais. Assim o que antes era ociosidade de processamento agora é compartilhada entre aqueles que usam.

A centralização das máquinas virtuais no seu CPD também faz com que o tráfego de rede fique confinado dentro do seu CPD, assim os investimentos em infraestrutura da sua rede ethernet podem ficar confinados ao CPD e serão certamente menor do que capacitar todo o seu parque para ter rede gigabit. Sem falar na segurança que isso trás, já que o tráfego de dados que podem ser sensíveis fica confinado ao CPD.

Com o processamento centralizado, o upgrade de processamento, memória e disco é muito mais simples e menos doloroso para usuário final. A tecnologia de Blades que fabricantes de servidores como HP (veja a foto ao lado), Sun e IBM, permite que se inclua mais lâminas (servidores ultrafinos) sem downtime. A configuração destes novos servidores é bastante simples e a inclusão deles no seu farm de virtualização é tão simples quanto o clicar de meia duzia de botões.

Crescimento de discos, ou storage como seria correto chamar, também é simples, mas não necessariamente barato. Dependendo da quão crítico forem seus dados você poderá optar por soluções de NAS ou SAN. Porém crescimento também não tem paradas ou indisponibilidades. Redundância e segurança destes dados são garantidos por tecnologias como RAID e uma penca de outras que eu nem consigo compreender, mas entendo que são altamente eficazes.

Vantagens de se adotar um TC:

Menor custo de investimento na aquisição
Menor consumo de energia (consome 10% que um desktop consome)
Gera menos ruído e calor
Ocupa menos espaço
Gera menos tráfego de rede
Diminui custo de manutenção
Não requer upgrade para novas apliações/sistemas operacionais


Desvantagens :


Requer mais servidores e mais poderosos para processamento
Requer uma rede bem afinada
Uma ótima leitura sobre a história de TC e a tendência para as corporações é o artigo da Info Corporate da Exame.

Lá você vai ver que o custo médio de um TC é a metade de um computador comum, mas sua manutenção é metade e o tempo de vida pode ser mais do que o dobro.

Uma coisa importante neste assunto é que Thin-Clients são interessantes, até onde eu consigo ver, para grande corporações que tem um enorme parque de computadores. Usuários domésticos como eu e você não tem ganho algum em adotar Thin-Clients.

Você sabe que os maiores consumidores de computadores são grande empresas e talvez você conclua que Thin-Clients podem ser uma sentença de morte anunciada para o futuro de grande fabricantes de computadores. Não necessariamente. Este ano a HP comprou a Neoware que é um dos líderes de mercado no ramo de TC. A Wyse, é, até onde eu consegui pesquisar, a grande líder.

Grandes novidades estão chegando neste ramo e a wyse já aposta em Thin-Clients móveis. Por não ter partes móveis como HD e leitor de CD, seu consumo de bateria deve ser muito baixo o que pode fazer o notebook ser mais leve também, afinal, menos baterias são necessárias.




por F3nixX, fonte: Engenhariapc/Blogspot

Avalie esta notícia

38 comentários | 2671 visualizações | 5 avaliações

||
Primeira | Anterior | Próxima | Última |
EsKy
Excelente news !
biehtoledo
# biehtoledo
renatocandidox1
# renatocandidox1
Ki bom.
AlPakino
# AlPakino
lodisval
Tem sempre alguem tentando reinventar velhos conceitos adaptando-os as necessidades modernas, nem sempre com sucesso.
RafaelHit
# RafaelHit
Heitortc
# heitortc
| Remover
06 Jun 22:23 (14 horas atrás)
Roda crysis?




Se mate seu animal ******** , olha o nome do tópico Thin-Clients :é a nova onda ?

Ai vem um teta que nem você e comenta Roda crysis?
crazzzy
Sobre o custo, em dezembro passado fiz cotações de Thinclients e eles custavam para empresa, comprado com descontos especiais, em torno de 1000, mais que um micro completo com Windows OEM vendido nas americanas. A menos que essa realidade tenha mudado muito, não vejo onde compensa no preço, pois somado a isso tem toda a infraestrutura de redundancia de rede, deisco e servidores. As licenças de software também não é vantagem, por exemplo, do office, é uma por usuário beneficiado, se 100 usuários usarem, são 100 licenças, idependente de apenas 50 usarem simultaneamente. Fiz meu TCC sobre isso, atualmente no brasil, a vantagem economia é reaproveitar os micros velhos como thinclient. Quanto as vantagens de administração, suporte e segurança dos dados realmente valem a pena.
JackViajante
# JackViajante
Estava orçando um sistema TC aqui na minha empresa, mas por enquanto, como temos apenas 7 estações ainda não é viável, pq precisaríamos de um novo servidor (com novo sistema operacional mais licensas) o que alcançaria o custo de 7 máquinas novas boas de PC.
moe_szyslak
# moe_szyslak
Tem um uso mto específico. Se voce considerar que a vida se resume à jogos, pode dizer que a noticia é inutil. Do contrário, é conhecimento válido. Apesar do fato de serem os jogos o forte da GV, o portal ja se diversificou o conteúdo e TI é um tema relevante.
An?nimo
Esse servidor tem que ser muito bom mesmo, porque se der pau, todos os terminais vão ficar parados.
Aí por exemplo,no caso de caixas de supermercado,você que esta na fila com suas cervejinhas e salgadinhos,doido pra chegar em casa, pra assistir ao jogo do Brasil, em vez de simplesmente trocar de caixa, vai ter que esperar ate que o servidor volte,pra todas elas voltarem a funcionar...

Tem que ser tudo muito bem feito e planejado.
pabito
Ainda naum vejo vantagem, ja que o desempenho naum vai ser legal.

Prefiro ainda sim montar um cyber cafe com desktops de baixo custo.
totalgamer
# totalgamer




Leguiramos
# Leguiramos
De tao grande a materia deu priguisa de le tudo
um resumo seria melhor num é.
KI BON!
noobcake
# noobcake
Nem li.
Alonkin
Quanto ao desempenho .
Seria rasoavel ?
AlPakino
Aff d:
macevas
Pra empresas sim.
DEEEEEEEEER
essa porra é so pra Wts praticamente
heitortc
# heitortc
Roda crysis?
An?nimo
Isso é uma merda!
Sempre da pau nessas merdas desses sistemas!
ric10brasil
# ric10brasil
Dá pra jogar Gears of Wars 2 nesse troço?
Irmãos Brain
# Irmãos Brain
Tem um Monitor da LG que vem com essa parada embutida nela ... Olha que Bacana !

Irmãos Brain
# Irmãos Brain
Pô Galera é bacana de vez em quando ler alguma coisa sobre tecnologias empregadas nos dias atuais ... vai que tú arruma um emprego bacana e eles te perguntam ... pra finalizar sua contratação vc sabe o que é Thin Client ???

Daí vc vai pensar :

Pô .. pra que fui zuar a news da GV !!!!
JCMais
Sou mais jogar guitarhero com ela:
Irmãos Brain
# Irmãos Brain
??s vezes um vídeo ajuda a entender toda a bagaça !!!



ect>
Legionariopk
# Legionariopk
E para salvar o tópico....

JCMais
rafa.prebianca
# rafa.prebianca
Para empresas, ótimo CxB.
Para nós, gamers, nenhuma utilidade.
FaHuSi
Num intendi o ki tu falô!!
is0lad0
Eu usei isso em 2005 quando trabalhei na corregedoria e ouvidoria geral do estado do Paraná. Eles usam esse sistema. Mas confesso que não gostei muito. ?? muito limitado e sempra dava problema.
PlissandrO
# PlissandrO
Interessante por informação, mas inútil pra nós xD~
andretoguro
# andretoguro
Na primeira vez que tentamos trabalhar com Thin clients na empresa que trabalho, nao deu muito certo.
porem com o tempo observamos que os problemas eram os usuarios,no thinclients proibimos tudo,windows media player,jogos e muitas outras coisas.
Novamente depois de um ano nos programamos e com apoio da diretoria foi determinado que nao teria mais PC na area de call center,entao foi tiro e queda.
Administro uma rede com 200 Pc e 70 thinclients, e pretendemos subistituir muitos outros pcs por este aparelho que é fantanstico,tanto quanto a administraçao como para o pessoal do suporte.
da para economizar uma grana enorme.
Imagina que quer comprar uns 20 pcs da Dell por uns 2 mil cada, o Thinclients sai 700 R$ ou 900 R$ da HP.
Muito bom , Recomendadissimo.
gcd23
Rola um resumo ;D?
paulino9
Como assim?
vegeta_23
# vegeta_23
Ki bom.
mbussola
Pensei que o homem so progrediria mas estou vendo que esta regredindo
kkkkkk
Irmãos Brain
# Irmãos Brain
Hj em dia nada se cria ... só Aperfeiçoa !!! rsrsrs
Xx.guga.xX
# Xx.guga.xX
Que?
BAKI
Na empresa que trabalho tentaram adotar estes TC porém as ferramentas não se adaptaram muito bem com eles e não foi possível usa-los, mas para serviços simples, em terminais tipo lotéricas, caixas de mercado, e até trabalhos onde a aplicação normalmente é Web o thinclient é um bom negocio.
Primeira | Anterior | Próxima | Última |
Ajuda | Sobre nós | Feeds | Anuncie conosco | Fale conosco

©2011 GameVicio