Há alguns dias foi lançado o Benchmark do jogo Aliens vs Predator e a nova versão do benchmark sintético Unigine Heaven 2.1, uma ferramenta que trouxe como novidade o suporte ao OpenGL 4.0. Através do site Geeks 3D (AvP DX11 Tessellation Battle: GTX 480 vs GTX 470 vs HD 5870 vs HD 5770) nós tivemos contato com um comparativo onde algumas das VGAs mais poderosas do mundo, baseadas nas atuais GPUs ATI e NVIDIA, foram submetidas a um teste muito interessante.
Para ampliar a imagem clique aqui.
O equipamento de testes contou com um processador Intel Core 2 Extreme X9650 funcionando a 3.0GHz, 4GB de memória DDR3, placa mãe MSI P45D3 Platinum, fonte Antec TruePower Quattro de 850W e as placas de vídeo ATI Radeon HD 5870, duas Radeon HD 5770, NVIDIA Geforce GTX 480 e Geforce GTX 470. O sistema operacional usado foi o Windows 7 x64 e os drivers usados foram os polêmicos Geforce/ION 257.15 Beta e Catalyst 10.5 WHQL.
Unigine Heaven 2.1 (Extreme)
GeForce GTX 480: 916 (OpenGL 4.0)
GeForce GTX 480: 970 (Direct3D 11)
GeForce GTX 470: 719 (OpenGL 4.0)
GeForce GTX 470: 768 (Direct3D 11)
Radeon HD 5870: 316 (OpenGL 4.0)
Radeon HD 5870: 532 (Direct3D 11)
Radeon HD 5770: 258 (OpenGL 4.0)
Radeon HD 5770: 364 (Direct3D 11)
Radeon HD 5770 Crossfire: 695 (Direct3D 11)
Infelizmente, o OpenGL 4.0 não funcionou no modo CrossFire e isso pode ter acontecido devido ao estado prematuro dos drivers. As GTX 400 reafirmaram sua conhecida supremacia no teste sintético e a Geforce GTX 480 venceu a Radeon HD 5870 no DirectX11, onde ela foi 80% melhor, e 190% mais rápida no OpenGL 4.0.
Aliens vs Predator
Geforce GTX 480 " Average FPS: 50.9
Geforce GTX 470 " Average FPS: 40.6
Radeon HD 5870 " Average FPS: 55.1
Radeon HD 5770 single " Average FPS: 29.9
Radeon HD 5770 CrossFire " Average FPS: 55.2
Neste jogo a ATI Radeon HD 5870 demonstrou seu poderio superando a Geforce GTX 480 com uma diferença de 10% e o CrossFire da Radeon HD 5770 mostrou um resultado que superou apenas a Radeon HD 5870. Os nossos colegas do Geeks3D destacaram que o tesselation no AvP aparentemente está no mesmo nível do modo normal do utilizado no teste Heaven 2.1.