GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Estereogramas- Imagens em 3D sem óculos

por maico33LP, fonte Estereomagia, data  


O que é?


O termo "estereoscopia" engloba todas as técnicas que utilizam o mecanismo visual binocular do ser humano, para criarem uma sensação de profundidade em duas ou mais imagens bidimensionais do mesmo objeto representado através de diferentes perspectivas. A palavra "estereoscopia" deriva do grego "stereos"e "skopein", que significam, respectivamente, "sólido", "relevo" e "olhar", "ver", quer dizer, visão em relevo. A frequente interpretação de "estéreo" no sentido de "dois" é resultante do fato de necessitarmos de dois olhos e dois ouvidos para vermos e ouvirmos espacialmente.

Nos fins do século passado e começo deste a estereoscopia atingiu grande divulgação como entretenimento e ainda hoje as inúmeras imagens estereoscópicas, que podemos encontrar em livrarias, atestam o fascínio que as mesmas exercem sobre o homem.

As primeiras máquinas estereoscópicas, que possibilitaram uma simples imagem de estereograma, foram fabricadas logo a seguir à invenção da fotografia. Outros dispositivos necessários à observação de estereogramas usufruiram de um considerável aperfeiçoamento nesta época, criando-se, por exemplo, os óculos verde-vermelhos, ainda hoje muito divulgados.

Porém, não é tão conhecida a possibilidade de produção de estereogramas, cuja observação dispense qualquer aparelho especial. No entanto, os auto-estereogramas que aqui serão apresentados apresentam uma particularidade: observados superficialmente, parecem uma composição de padrões dispostos apenas ao acaso e sem qualquer sentido. A imagem tridimensional só será identificada através de uma técnica de observação, cuja explicação será dada em "visualizando".

Como Ver?

MÃTODO CONVERGENTE: fite o estereograma que se encontra estampado na tela do seu monitor, porém concentrando o seu olhar em um objeto imaginário como se estivesse localizado há alguns metros atrás da tela. Permaneça nessa posição por algum tempo sem desviar o olhar dessa posição. Decorrido alguns instantes nessa posição eis que num dado momento surge a figura em três dimensões, cuja imagem parece saltar do seu plano em direção aos nossos olhos.

MÃTODO DIVERGENTE: sentado em frente do monitor, suspenda um lápis há uns 20 cm.do seu nariz e fitando em direção à tela concentre seu olhar fixamente em sua ponta, permanecendo nessa posição por alguns instantes. Após alguns segundos , retire-o lentamente e eis que novamente surge a imagem só que em sentido contrário ao primeiro método. Ã possível que consiga reconhecer imediatamente a imagem tridimensional mesmo sem as seguintes instruções.

Também é provável que tenha de esforçar-se durante meia hora ou mais, até aprender a técnica correta de olhar. Eu mesmo demorei a decifrar a primeira imagem levando cerca de 20 minutos para vê-la. Agora, não preciso mais do que 2 a 5 segundos para visualizar estereogramas de construção complexa. Mas uma coisa é certa: no momento em que conseguir reconhecer a tridimensão, não terá mais dificuldades em observar corretamente os estereogramas aqui apresentados, independente do tempo que necessitou da primeira vez.

Outros Métodos: Para conseguir enxergar um estereograma, o principal é conhecer o resultado esperado. A idéia é desfocar a vista da imagem, de maneira que ambas as perspectivas sejam captadas. Alguns recomendam olhar o infinito, ou seja, fitar a vista num objeto distante e, sem desfocar, voltar a olhar a imagem. Outros preferem fitar a visão em um dedo sobre a imagem e lentamente retirá-lo, ou observar o reflexo da imagem num vidro, ou olhar a imagem bem de perto e, mantendo o foco, ir afastando a cabeça, de forma que o foco saia do papel até encontrar o ponto ideal. Depende de cada pessoa e sua condição visual. Alguns estereogramas já trazem um auxílio, como dois pontos, onde você foca a sua visão de forma que os 2 pontos se transformem em 3, então a imagem pretendida aparecerá.
Exemplos :







Para ver mais alguns entrem no site: http://www.estereomagia.com.br/port/est2001.html e escolham uma categoria e divirtam-se!

Alguns usuários postaram esta imagem aqui que também é muito interessante. Para poder vê-la basta ficar vesgo até crar uma 3ª imagem, e ai vc focaliza nela e vc vai ver um 3D surpreeendente. ai está a imagem : http://zour.deviantart.com/art/Local-Train-HDR-X-3D-132863847

Outro efeito Extremamente Espetacular

http://www.psikopat.com/html/spirale.htm entrem nesse site, escolham a direção da roda, e a velocidade eu aconselho rápido, e depois fique olhando para a bolinha vermleha fixamente. Depois de uns 30s olhe para a sua mão. Ã um efeito extremamente massa. OBS: N]ão é susto podem confiar em mim... Eu não iria fazer umas sacanagens dessa numa news da Gamevicio.

Outro também

por maico33LP, fonte: Estereomagia
||
Ver mais comentários
Ajuda | Sobre nós | Feeds | Termos de uso | DMCA | Anuncie conosco | Fale conosco

©2013 GameVicio