Dublador se inspirou em personagem de Shakespeare para criar voz de Mario

#Notícia Publicado por gugafallout3gta4, em .

O G1 entrevistou Charles Martinet, que dubla o encanador italiano.

Estudantes de dublagem ganham dicas de como criar personagens.

IMAGEaHR0cDovL2cxLmdsb2JvLmNvbS9Ob3RpY2lhcy9UZWNub2xvZ2lhL2ZvdG8vMCwsMzYwMjMwNDAtRk1NUCwwMC5qcGc=

Há mais de 20 anos, o norte-americano Charles Martinet é a voz de Mario, um dos personagens mais conhecidos da história dos videogames. Para conseguir o trabalho, o ator e dublador, além de contar com a sorte, afirma ter se inspirado em Grêmio, personagem da peça "A Megera Domada", de Shakespeare, para alcançar a entonação certa de Mario.

O G1 entrevistou Martinet durante a Gameworld, evento de games em São Paulo. Ele contou sobre como começou a trabalhar com o personagem, sobre sua inspiração shakespeariana para criar uma voz amigável ao encanador e que pudesse agradar as crianças.

Charles Martinet trabalhou 10 anos como ator em peças de teatro. "Um dia me chamaram para fazer um teste para um personagem e que o nome dele era Mario", conta. "Me disseram que era para falar como um encanador italiano do Brooklyn [bairro de Nova York]. Eu fiz o papel de Grêmio na peça "A megera domada", de Shakespeare, há muitos anos. Ele era um senhor italiano bonzinho. Eu pensei que aquilo parecia bom e que eu poderia fazer algo com ele".

Charles Martinet dubla Mario nos games há mais de 20 anos. (Foto: Divulgação)

A frase que saiu da boca de Martinet foi simples, mas o tornou conhecido por todos os gamers: "Oi, eu sou o Mario. Ã isso aí! Vamos fazer uma pizza juntos!", falou à reportagem com a voz do personagem. "Eu acho que foi muita sorte. Quando me pediram para fazer a voz, eu pensei inicialmente que um encanador do Brooklyn poderia ter uma voz assim, rouca e malvada".

Mesmo com uma fila enorme de fãs querendo tirar fotos e pegar um autógrafo de Martinet, ele atribui a Shigeru Miyamoto, o criador de Mario, todos os créditos do sucesso da série. "O que eu faço é tão pequeno. O senhor Miyamoto é um gênio que cria todos estes personagens maravilhosos e estas aventuras incríveis", conta. "Eu só chego no final e digo: "Vamos lá! Ã isso aí!"

Estudantes de dublagem ganham dicas A experiência de Charles Martinet como a voz de Mario há tantos anos serve de inspiração quem está iniciando na profissão de dublador. A reportagem do G1 convidou dois estudantes do curso de dublagem do Senac, Bil Ribeiro e Eron Magalhães para pegar algumas dicas com o Mario de carne e osso.

Martinet explica que o mais importante para quem se interessa por dublagem é assistir a muitos filmes e desenhos. O principal, segundo ele, é focar nas características dos personagens para conseguir criar uma voz convincente. "Cada um fará uma voz diferente de acordo com o desenho", conta. "Você encontrará a voz que é certa para você e que se encaixará naquele personagem".

Ele também explica aos estudantes que é importante estudar dublagem. "Na hora de gravar, contudo, a pessoa esquece tudo o que estudou e apenas o faz porque é divertido", explica Martinet. Observar pessoas em todos os lugares pode ser uma grande aula, afirma o dublador.

"Quando me pediram para fazer a voz de encanador italiano do Brooklyn, pensei em uma voz rouca em um encanador mal encarado", conta. "Mas como eu falaria com crianças por meio dos videogames, achei que era melhor criar uma voz mais suave, de alguém bacana".

IMAGEaHR0cDovL2xoNi5nZ3BodC5jb20vX05XMDh6NU9nMU9jL1N0eVNRb1dUbUZJL0FBQUFBQUFBSkYwL2NnaGVXTm9vR0hzL2NoYXJsZXNtYXJ0aW5ldDIlNUIyJTVELmpwZw==

Charles Martinet veio se encontrar com os fãs brasileiros. (Foto: Gustavo Petró/G1)

Fernando
Fernando #gugafallout3gta4

ROCKKKKKKK

, Pernambuco
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.