O simulador de batalhas de submarinos, Silent Hunter 5 foi lançado na terça-feira passada com a nova DRM da Ubisoft, que exige uma conexão constante com a internet para que o jogo funcione, até mesmo durante a campanha single player.
Os piratas de plantão da internet aproveitaram a oportunidade para atacar a DRM da Ubisoft e, horas depois, já haviam versões para download que poderiam ser jogadas desde que o jogo não fosse conectado à internet, ou ao menos, é o que disseram.
Respondendo aos rumores da quebra de segurança de Silent Hunter 5, a Ubisoft emitiu uma declaração:
"Vocês provavelmente sabem dos rumores na internet de que Assassin's Creed 2 e Silent Hunter 5 foram pirateados. Por favor saibam que estes rumores são falsos e enquanto uma versão pirateada pode parecer funcional, no início do jogo, qualquer jogador que tiver baixado uma versão pirata, descobrirá que sua versão não está completa".
Alguns grupos de
pirataria tomaram esta declaração como um
desafio e já estão disponibilizando
updates para a versão clandestina da jogo, mas é provável que haja outros
bloqueios no caminho, como o sistema de
salvar jogos nos servidores da Ubisoft, que
"talvez" não sejam solucionados.
No final das contas, não importa quem vença a batalha, quem sairá prejudicado é o consumidor, preso às restrições de sistemas de segurança cada vez mais implacáveis, mas que não tem resultado algum, pois nunca conseguiram impedir a pirataria e estes sistemas de segurança prejudicam também os que fazem a compra de jogos originais.