GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow
Fashion Dream Toes
Fashion Dream Toes
Feminino
Brinque de manicure e faça as unhas dos sonhos.
GameVicio Logo

O Pai De Final Fantasy

por btn_othayus, fonte Gametv, data  


Perfil: Hinorobu Sakaguchi

O bigode indefectível em baixo de seu nariz funciona como uma assinatura. Seu humor às vezes é mal interpretado por que é ácido " e tem sempre uma gota da verdade. Do alto de seus 47 anos, ele olha para o mar de jogos do mercado atual e se orgulha por ter sido um dos criadores desse mercado. Mesmo que suas últimas obras não tenham o mesmo brilho do passado, Hinorobu Sakaguhi mostrou que nem sempre a Fantasia tem um Final.

Nascido em 25 de novembro de 1962, Sakaguchi teve uma vida simples de uma pessoa de classe média. Ele estudou engenharia eletrônica, porém antes de concluir os seus estudos, ele decidiu largar aquilo e entrar de cabeça em outro ramo que estava despontando no Japão: o dos videogames.

Criando a Fantasia
Ele tinha 21 anos quando Masafumi Myamoto o contratou para trabalhar na a Square, uma empresa que tinha acabado de sair do papel e que tinha como objetivo fazer jogos de videogames. Masafumi era filho do dono da Den-Yu-Sha, uma empresa que fazia distribuição elétrica no Japão, e foi com ele que conseguiu o dinheiro para o investimento inicial. Em princípio a Square era uma divisão da Den-Yu-Sha, o que dava garantias para ambas as companhias.

Sakaguchi e seu amigo, Hiromichi Tanaka, foram contratados para trabalhar como programadores dos primeiros jogos da empresa. O primeiro game que Sakaguchi trabalhou foi The Death Trap, que não teve um grande destaque nas vendas, porém também não chegou a dar prejuízo para a empresa.

Seu trabalho continuou na empresa pro cinco anos e ele conseguiu ver seus jogos sendo comentados em revistas especializadas, porém, foi com o surgimento do Famicom no Japão que a Square resolveu dar um passo à frente. Masafumi conseguiu se desligar da Den-Yu-Sha e ser mais arrojado em seus projetos.

O primeiro jogo da empresa a chegar à plataforma foi o Thexder (que recentemente recebeu um remake para o PS3 e PSP). Porém, na época o jogo foi muito mal recebido. Thexder não era apenas difícil: era difícil demais, inclusive para os padrões japoneses. Depois disso tudo começou a decair na companhia. Os jogos foram vendendo cada vez menos e logo a equipe se mudou para Tóquio, onde começaram a desenvolver o jogo que marcaria o fim da empresa: Final Fantasy.

O RPG era a nova febre do publico japonês, graças a Dragon Quest, jogo da Enix que estava fazendo um enorme sucesso. O resultado foi tão bom que não só tirou a Square do buraco, como também abriu os olhos deles para um mercado que era carente de jogos do estilo. O time de desenvolvimento tinha nomes que hoje são considerados gênios, como o designer Hiromichi Tanaka, o desenhista Yoshitaka Amano e o compositor Nobuo Uematsu.

Sakaguchi era o diretor, o autor, produtor e até em certos aspectos, o programador do jogo. Sua história, mesmo sendo simples, agradou o público. Já para o segundo game também houve uma boa recepção, mesmo tendo chegado às lojas um ano após o primeiro.

O terceiro jogo da franquia ainda mantinha Sakaguchi como diretor, porém ele não escreveu a história original, que ficou na mão de Kenji Terada. Esse foi o primeiro jogo que apresentou o sistema de Jobs, no qual permitia que o jogador mudasse a classe dos personagens. Final Fantasy III foi o maior jogo a ser produzido no Famicom e tabém foi o último da série a chegar à plataforma.

Depois do lançamento de Final Fantasy III, Sakaguchi foi um dos poucos produtores a colocar as mãos nas especificações do Super Famicom. Vendo o que a máquina era capaz de fazer, ele correu para a empresa e começou a trabalhar em Final Fantasy IV.

No dia 19 de julho o jogo foi lançado no Super Famicom e, conseguiu fazer com que as pessoas ficassem em fila para comprá-lo. No total, foram mais de 1,4 milhão de cópias vendidas no oriente " mais um recorde para a franquia. Isso fez com que Sakaguchi subisse ao posto de Vice Presidente Executivo da Square Enix e acabou fazendo com que ele se afastasse cada vez mais do que ele tinha começado a fazer quando foi contratado na empresa.

Em Final Fantasy V Sakaguchi meio que deu adeus para a franquia do cargo de diretor. O sucesso do quinto jogo da franquia fez com que ele mais uma vez fosse recompensado com uma promoção. Sakaguchi se tornou presidente da Square nos EUA, o que fez com que ele se deslocasse do Japão, o que tornou impossível manter o cargo de diretor nos jogos seguintes da série.

Entre 1995 e 2001 o máximo que o bigodudo fazia era produzir os games da Square. Um trabalho que não representava o que ele realmente queria fazer. Pelas suas mãos passaram quase todos os grandes sucessos da empresa dos anos 90, como Chrono Trigger, Super Mario RPG: Legend of Seven Stars, Final Fantasy VII, Xenogears, Vagrant Enquanto o caos segue frente
As cenas dos jogos em três dimensões da Square eram tão perfeitas que muitos diziam que a empresa deveria pensar em fazer um filme usando essa técnica. Foi exatamente isso o que aconteceu e logo nasceu a Square Pictures, a divisão de cinema da gigante dos RPGs.

Foi lá que Sakaguchi começou um novo projeto. Diretamente do Havaí ele juntou uma grande equipe da Square e começou a trabalhar em um filme. Final Fantasy: Spirits Within levou três anos para ser produzido.

Cerca de 80% do filme foi pré-renderizado em uma "fazenda" de computadores interligados. Eram de 960 Pentium III de 933 MHz dedicados para fazer os movimentos da tela. Cada personagem do filme tinha cerca 400 mil polígonos e as texturas foram desenhadas por uma equipe de mais de 200 pessoas. O resultado disso era que apenas um frame do filme levava uma hora e meia para ser produzido.

Quando Final Fantasy: Spirits Within chegou aos cinemas já havia custado para a Square cerca de 136 milhões de dólares. O filme arrecadou 80 milhões. Até hoje o título é lembrado como uma "bomba". Sim, claro, bonito era, porém a história não agradou os americanos, o maior público da telona.


De volta pra casa
Em 2001, por vontade própria, ele pediu para voltar a ser vice presidente da empresa e para voltar para o Japão de maneira definitiva " a temporada no Havaí não havia sido muito boa. Sakaguchi começou a ver os maiores sucessos da Square aparecerem. E o máximo o que ele fazia era assinar os cheques.

Em 2003 a Square se fundiu com sua principal rival, a Enix. Parece que isso foi a gota d"água para Sakaguchi que acabou se desligando da Square Enix poucos meses depois. Na época que ele saiu, anunciou para o mundo que estava cansado de não fazer jogos e que queria voltar a fazer o que sempre quis. Foi formada então a Mistwalker, uma softhouse que foi financiada pela Microsft com o compromisso de fazer ao menos dois jogos exclusivos para o Xbox 360. Foi assim iniciada a produção de Lost Odyssey e Blue Dragon.

Na época do anuncio, Sakaguchi chegou a afirmar que "vou esmagar a Square Enix com os meus pés". Claro que o tom era de brincadeira. Mas isso pegou mal. O que não é brincadeira é seu desagrado em trabalhar com a Sony. Sakaguchi disse para o site GameSpot que Ken Kutaragi iria falir a empresa com o PlayStation 3.

Blue Dragon foi o primeiro jogo que chegou para o console, em 2006, e foi bem recebido pela crítica, mesmo sendo comparado com a série Dragon Quest. No Japão o jogo vendeu quase 200 mil unidades, o que Sakaguchi achou ser um resultado bom " afinal, o publico de lá não é muito fã do console da Microsoft.

Em 2007 foi a vez de Lost Odyssey chegar ao mercado. A história do mortal Kaim também foi comparada com os Final Fantasies da época em que ele era o diretor. O resultado de vendas do jogo foram bem mais modestas, pouco acima das 100 mil unidades.

De lá pra cá, Sakaguchi dirigiu mais uma série de jogos para o Nintendo DS, como o Blue Dragon Plus e ASH: Archaic Sealed Heat. Porém os resultados desses jogos também não foram nada inspiradores.

Atualmente, ele trabalha em The Last Story, que está marcado para chegar em 2010. Será esse mais um jogo que ele aposta todas as suas fichas? Será que Sakaguchi perdeu a mão mágica que ele tinha nos primeiros jogos que ele trabalhou? Não importa. Ã por causa dele que a Square se segurou e conseguiu fazer tantos jogos bons desde o seu lançamento. Quem sabe agora no Wii ele volte a criar sonhos em seus jogos?

por btn_othayus, fonte: Gametv
||
Primeira | Anterior | Próxima | Última |
game maniaco128
# game maniaco128
Hinorobu Sakaguchi esse sim e o meu heroi^^
surt
# surt
Neobius concordo cara o 6 é o melhor mesmo só quem não jogou que não acha eu joguei quase todos menos o 3 do nes e o x-2 e o mais recente 13 , a maioria aqui começou pelo 7 por isso acha ele o melhor o 6 é o que tem os personagens mais marcantes outro que tb tem na minha opinião é o 10
FOLOW
# FOLOW
Valeu Sakaguchi pela ,(na minha opinião) a melhor série de RPG , dos ultimos tempos ,pena que virou a casaca.....mas temos de evoluir.....todos nós um dia....
Zeyfer
# Zeyfer
??tima news!!
Eu amo a série Final Fantasy!
Jogo desde pequeno, comecei há uns 13 anos atrás, com uns 5 anos +/- ^^
Todos são ótimos, mas o melhor é o FFVII, e é também um dos melhores games.
atum
# atum
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... a do jaspion, eurii! :b
cjay_ramone
# cjay_ramone
Olha esse cara ai nao é o jaspion???
Biluca1000
# Biluca1000
Ja notaram que os japas não envelhecem?
vou pra lá!!!
elton luis
# elton luis
O cara li flw que final fnatasy xiii foi um fracasso vender 1,7 milhoes nao e fracasso, claro vendeu tudo isso pelo nome talvez mais nao e fracasso, eu to doido pra comprar so mais um mes
palitotb
# palitotb
Ja notaram que esses japas são todos parecidos....
Vlw por esse jogão!!!
Boa tarde a todos.
neobius
# neobius
Na verdade, o melhor Final Fantasy criado, levando em consideração todos e os recursos disponíveis, foi o VI, opinião inclusive unânime do próprio Sakaguchi, Nobuo Uematsu e de todos os membros da Square. A geração 3D jogou como primeiro o FFVII, que é um excelente jogo, sem dúvidas, por isso usa-se o VII como uma referência de qualidade para RPGs modernos. Eu tenho 30 anos e receio que não seja a realidade da maioria aqui. Tenho ainda o cartucho original (comprado por ENGANO) do Final Fantasy I de NES. Bons tempos...
doce360
# doce360
Blue dragon eu zerei de novo domingo passado... posso dizer q e um dos melhores rpgs q eu ja joguei na vida acertou em cheio esse no xbox360 mesmo em 3 disco
thareboss
# thareboss
Saudades da squaresoft
a square-enix sei la é boa mas nao me empolgou.
RAMIKAN
# RAMIKAN
Bela News!

Que pena que eles ficaram tão fascinados com a grandiosidade do FF Spirits Within para a época, que não conseguiram passar o mais simples, fazer qualquer referencia a serie Final Fantasy. Quando terminei de assistir o filme, achei maravilhoso (adoro CGs) porem ficou aquela vontade de ver algo realmente parecido com o que vemos nos jogos (personagens, batalhas contra monstros usando magias e etc) e não conseguiram passar esta sensação para o publico.

O filme foi muito importante, pois a qualidade visual foi realmente extraordinária para a época e deve ter inspirado outros produtores a fazer o mesmo, mais a frente no futuro.


Acho que viver nos EUA não o fizeram muito bem, deixou-se levar e permitiu que o filme fosse feito para agradar as exigências ocidentais (EUA principalmente) o que não aconteceu e ainda decepcionou quem esperava ver algo com a fantasia dos jogos (Fans).

Hinorobu Sakaguchi obrigado por ter criado Final Fantasy sem isso não teria me divertido tanto com os FFVII (o melhor),FFVIII,FFIX,FFX e FFXII.

OBS= Por um momento achei que a Sony fosse chegar bem perto de falir como ele comentou, mais sabia que não ocorreria nesta geração, mesmo que, ela quebrasse agora ela viria na próxima geração como a Nintendo fez, viria como... Uma ultima fantasia!
Não quebrou, está se recuperando e ainda promete vir muito forte na próxima Geração!!! ??timo, assim teremos 3 consoles muito fortes e a disputa vai ser muito grande. Eu acho que vai ser a mais emocionante que já vimos no mundo dos games, pois estamos começando a se equiparar em termos de poder gráfico, restará crescer em outras coisas como controles, maior interação com os jogos visualmente falando (TVs 3D) e etc...
thareboss
# thareboss
Este cara é simplesmente foda
criou o melhor o melhor rpg de todos ff7.
gamesone
# gamesone
Essa matéria foi mt doida ... Agora acho que o Sakaguchi não tera o mesmo sucesso trabalhando no Wii e NDs, a sony sempre foi sua casa e o seu maior erro foi deixar de produzir jogos para ser um mero administrador.
hyperyon
# hyperyon
Finalfantasy so se salva graças a historia (até o 9)
os trailers e ao incrivel OST¬¬
NeroK_gpChristian
# NeroK_gpChristian
Uma coisa q sempre digo se saisse final fantasy para PC te garanto q o sucesso ia nas alturas até eu sonho em um dia ter um FF do ano no pc,e apessar do fracasso do FF XIII eu queria muito q ele tivesse para pc sem pressisar ficar emulando te garanto o fracasso num seria total n para mim q amo essa franquia de RPG perfeita mesmo com varios CGs
neokira
# neokira
Muito boa essa materia. Espero que Hinorobu Sakaguchi
continue a fazer bons jogos.
PlissandrO
# PlissandrO
Será esse mais um jogo que ele aposta todas as suas fichas?
Provavelmente
Será que Sakaguchi perdeu a mão mágica que ele tinha nos primeiros jogos que ele trabalhou?
Não, o que aconteceu é que ele lançou jogos no console que os japas não gostam.
Esses números aí foram só de vendas no JP. Lost Odyssey vendeu 350mil cópias nos EUA.

E Spirits Within não rendeu bem pois dá a impressão que faltou um pouco de história
HodioNBraziL
# HodioNBraziL
Pode falar o que for mas sou fã desse cara, ele salvou a square, e os final fantasy da época dele eram os melhores, hoje apesar de ainda gostar de final fantasy, acho os antigos os melhores, ao contrario de todos que idolatram o setimo capitulo o que mais gosto é o ff 6.
STRAVOS
# STRAVOS
Ultra Nerd mais que criou um exelente jogo com uma história muito rica.
Szelmenczi
# Szelmenczi
Excelente matéria amigão.
ryknowbh
# ryknowbh
Meu herói
AmonAmarth
# AmonAmarth
Parabéns japa!
ShamanPeyote
# ShamanPeyote
Boa news
Primeira | Anterior | Próxima | Última |
Ajuda | Sobre nós | Feeds | Anuncie conosco | Fale conosco

©2011 GameVicio