Directx e sua evolução nos jogos

#Notícia Publicado por Rapha_VibeAloha, em .

IMAGEaHR0cDovL2kzNjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy9vbzExNi9yZ2FicmllbDE1L2xvZ28tMi5qcGc=

Esta é uma matéria onde abordo as principais características do Directx, dando uma prévia do seu significado, mostrando os seus principais componentes, contando um pouco de sua história e mostrando através de fotos a sua evolução gráfica conforme novas versões.

Directx

Microsoft DirectX, anteriormente conhecido como "Jogo SDK", é uma coleção de APIs (um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por programas aplicativos) que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza a comunicação entre software e hardware. Com a padronização de comunicação, o DirectX fornece instruções para que aplicações (jogos, programas gráficos... que são escritos para fins de sua utilização), e o respectivo hardware, façam uso dos seus recursos. O DirectX foi inicialmente distribuido pelos criadores de jogos junto com seus produtos, mas depois foi incluido no Windows.

Componentes

A funcionalidade do DirectX é provida na forma de comando de estilo e interfaces de objetos, como também um administrador de objetos.

Os componentes que incluem o DirectX são:

- DirectX Graphics, incluindo dois APIs:

*DirectDraw: DirectDraw permite o acesso direto aos bits da placa de vídeo e é responsável pelo desenho em 2D.

*Direct3D: Direct3D só pode ser utilizado em sistemas operacionais do tipo Windows. Ã utilizado principalmente para desenvolver aplicativos em 3D interativos e em tempo real, como por exemplo, jogos de computador.

- DirectInput: para distribuição de dispositivos de de controle - teclados, mouses, joysticks, ou outros controladores de jogo.

- DirectPlay: para comunicação em rede local de computadores ou internet.

- DirectSound: para a reprodução e gravação de sons de waveform.

* DirectSound3D (DS3D): para a reprodução de sons 3D.

- DirectMusic: para reprodução de trilhas sonorasoutoradas no DirectMusic Producer.

- DirectX Media: incluindo DirectAnimation para animação 2D da web, DirectShow para reprodução de multimídias e streaming media, DirectX Transform para interatividade na internet, e Direct3D Retained Modo para níveis mais alto de gráficos 3D. DirectShow contém plugins de DirectX para processamento de sinais de áudio e DirectX Video Acceleration para aceleração de reprodução vídeo.

- DirectX Media Objects: apoio por streaming objects como codificadores, decodificadores, e efeitos.

- DirectSetup: para a instalação de componentes de DirectX.

A maioria destes componentes pode ser visto no próprio Windows através do Dxdiag, que é uma ferramenta de diagnóstico dos componentes do Directx.

IMAGEaHR0cDovL2kzNjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy9vbzExNi9yZ2FicmllbDE1L2R4ZGlhZy5qcGc=

Janela do Dxdiag.

História do Directx

A primeira versão do DirectX foi liberada no final de 1995 para encorajar desenvolvedores a desenvolver jogos para o sistema operacional Microsoft Windows. Antes do advento do DirectX, a maioria dos jogos de computador foram escritos para MS-DOS, de modo a redesenhar a tela rapidamente para a animação em tempo real. Para obter a velocidade desejada para a animação em tempo real, os fabricantes de placas de som e placas gráficas tiveram de escrever drivers para vários adaptadores, que foi um verdadeiro sucesso no domínio do desenvolvimento.

DirectX fornece uma interface para acessar o frame buffer e as características avançadas da placa de vídeo. Isso possiblitou melhorias significativas no desempenho, que até então não eram conseguidas através da interface MS-DOS.

Embora originalmente destinadas ao desenvolvimento da indústria de jogos de computador, o DirectX se tornou muito popular em outros campos software. Especialmente o Direct3D, que se tornou muito popular no setor da engenharia, devido à sua capacidade para fornecer gráficos 3D de alto desempenho.

Versões

A cada nova versão que surge, há novidades e melhores desempenhos para determinados jogos e programas. Por exemplo, um usuário deseja rodar um jogo que é compatível com o DirectX 9.0 ou superior, porém sua placa de vídeo (que possue uma arquitetura e instruções de como executar respectivas versões do DirectX) ainda usa o DirectX 8.0. Quando rodar o jogo, ele pedirá instruções que existem somente nas versões a patir da 9.0. Como o usuário ainda está com a versão 8.0, ele não reconhecerá a instrução e dará um "jeitinho" (emulando a instrução), assim o resultado final não terá a qualidade total que o jogo ou programa oferece.

Abaixo exemplificarei as versões "mais comuns" do Directx através de fotos dos jogos, os quais foram se desenvolvendo graficamente através de novas versões.

DirectX 1.0

IMAGEaHR0cDovL2kzNjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy9vbzExNi9yZ2FicmllbDE1L2RpcmVjdHgxMC0xLmpwZw==

Warcraft 2

DirectX 2.0

IMAGEaHR0cDovL2kzNjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy9vbzExNi9yZ2FicmllbDE1L2RpcmVjdHgyMC5qcGc=

Quake 1

DirectX 3.0

IMAGEaHR0cDovL2kzNjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy9vbzExNi9yZ2FicmllbDE1L2RpcmVjdHgzMC5qcGc=

MDK 1

DirectX 4.0

Versão planejada mas nunca foi lançada.

DirectX 5.0

IMAGEaHR0cDovL2kzNjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy9vbzExNi9yZ2FicmllbDE1L2RpcmVjdHg1MC5qcGc=

Tomb Raider 2

DirectX 6.0

IMAGEaHR0cDovL2kzNjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy9vbzExNi9yZ2FicmllbDE1L2RpcmVjdHg2MC5qcGc=

Soul Reaver 1

DirectX 7.0

IMAGEaHR0cDovL2kzNjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy9vbzExNi9yZ2FicmllbDE1L2RpcmVjdHg3MC5qcGc=

Unreal Tournament 1

DirectX 8.0 e 8.1

IMAGEaHR0cDovL2kzNjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy9vbzExNi9yZ2FicmllbDE1L2RpcmVjdHg4MC5qcGc=

Max Payne 1

DirectX 9.0 e 9.0c

IMAGEaHR0cDovL2kzNjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy9vbzExNi9yZ2FicmllbDE1L2RpcmVjdHg5MC5qcGc=

Half Life 2

DirectX 10.0

IMAGEaHR0cDovL2kzNjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy9vbzExNi9yZ2FicmllbDE1L2RpcmVjdHgxMC5qcGc=

Crysis

Directx 11.0

Está previsto junto ao lançamento do Windows 7 em Outubro

Apesar de algumas informações terem sido omitidas, fiz isso para não tornar a news gigantesca e cansativa. Apesar disso espero que tenham gostado...

Raphael
Raphael #Rapha_VibeAloha

Positive Vibration 2011

, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,