Revolução: Microsoft está trazendo aplicações x86 para o ARM

#Notícia Publicado por felipsz, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cud2luZG93c2NlbnRyYWwuY29tL3NpdGVzL3dwY2VudHJhbC5jb20vZmlsZXMvc3R5bGVzL2xhcmdlci9wdWJsaWMvYXJ0aWNsZV9pbWFnZXMvMjAxNS8wMy9xdWFsY29tbS1sb2dvLW13YzIwMTUuanBnP2l0b2s9VEdHaWV3ZXU=

A Microsoft acabou de divulgar durante a WinHEC 2016 na China, que o Windows 10 de PC - a versão completa de desktop - está chegando aos processadores ARM em 2017. A empresa nomeou de "PC Celular", pois conseguiu o feito incrível de levar o código de aplicações x86 para uma versão rodando sobre arquitetura ARM.

Qualcomm e Microsoft rumo a uma era

Para que os planos ambiciosos da Microsoft para o ARM fossem adiante, ela fechou parceria com a Qualcomm. Portanto, como requisito para rodar a versão do Windows 10 em ARM, será necessário utilizar o processador Qualcomm Snapdragon 835, que está previsto para o início de 2017. Esse novo processador além de contar com a função Quick Charge 4.0 (que permite dar autonomia de 4 a 5 horas em um carregamento de 5 minutos), também oferece 27% a mais de performance e consome até 40% a menos que as versões anteriores.

O Vice-Presidente Executivo da Divisão Windows, Terry Myerson, afirmou no blog que os parceiros poderão construir uma variedade de dispotivos finos, leves, energeticamente eficientes e sempre conectados, que podem rodar tanto as aplicações universais (UWP) quanto aquelas em x86 (Win32).

Acesso Completo: Aplicações x86 através de emulação

A versão do Windows 10 no ARM rodará aplicações e jogos tradicionais em Win32 por meio de emulação, como por exemplos os jogos da Steam e GOG. Ele ressaltou que os usuários poderão instalar qualquer aplicação x86 - não modificado - de qualquer fonte, sem empacotar como UWP ou baixar pela Windows Store. Os aplicativos não serão isolados e terão acesso completo ao sistema.

Para demonstrar o poder do Snapdragon 835, a Microsoft demonstrou um dispositivo rodando a versão completa do Adobe Photoshop junto com o Microsoft Office. O popular MMOG World of Tanks também foi demonstrado no palco, sendo totalmente capaz de rodar no ARM.

Gerenciando dados e eSims

Adicionalmente, o Windows 10 ganhará suporte aos chips SIMs eletrônicos (ou eSIM, chip de celular). A tecnologia eSIM permitirá que os usuários possam trocar de operadoras e planos sem a necessidade de ter um novo chip SIM físico. A Windows Store gerenciará esses planos 4G LTE e dados, permitindo aos usuários comprar planos e gerenciar suas contas sem a confusão de fazer login em sites. O Windows 10 para Desktop também ganhará gerenciamento de dados para que os usuários possam monitorar e controlar quais pacotes de dados os apps podem usar.

QV9HbEdnbGJ1MVU=

Chegando em 2017

A Microsoft espera que os novos dispositivos que rodam o Windows 10 no Snapdragon 835 cheguem em algum momento no próximo ano e que eles terão a vantagem do touch, caneta e o Windows Hello. O Windows 10 para ARM estará disponível em edições para empresas e consumidores. Para concluir, essa novidade é esperada em tablets, híbridos, ultrabooks e até mesmo no mítico Surface Phone.

André
André #felipsz
, Fim do Mundo
Publicações em Destaque