Vendas de headsets de realidade virtual e aumentada estão bem abaixo do esperado, em 2017 vai piorar

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5wb3dlcnB5eC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzL3BzLXZyLmpwZw==

A tentativa de consolidar a Realidade Virtual e Aumentada no universo dos games não tem dado certo. E de acordo com alguns analistas, a situação irá piorar em 2017. Em 2016, vimos diversas empresas inflando o mercado com diversos headsets VR e alguns AR, mas em todos os casos as vendas estão bem abaixo do esperado.

O PlayStation VR (que é o headset com uma base de usuários maior, garantindo à Sony 30% do mercado de VR) tem apresentado um desempenho fraquíssimo no Japão, país de origem da Sony e que é conhecido por abraçar novos conceitos. Apenas 0,7% dos gamers compraram o headset na terra do sol nascente.

IMAGEaHR0cDovL2UuY2RuLWhhcmR3YXJlLmNvbS5ici9zdGF0aWMvMjAxNjEyMDYvZHMtMy5qcGcuNTAweDMwMi5hdXRvLmpwZw==

A explicação mais óbvia para isso seria: "em 2016, a realidade virtual começou a ganhar forma novamente no mundo dos games, em 2017 e nos anos seguintes as coisas irão melhorar". Porém de acordo com novas previsões acontecerá justamente o inverso. 2017, será um ano complicadíssimo para as companhias que estão investindo nesse segmento, principalmente para aquelas que são menores, que estão destinando seus investimentos nesse mercado.

IMAGEaHR0cDovL2UuY2RuLWhhcmR3YXJlLmNvbS5ici9zdGF0aWMvMjAxNjEyMDYvZHMtMi5qcGcuNTAweDI4MS5hdXRvLmpwZw==

As razões para o problema são duas: alto preço dos headsets e falta de conteúdo realmente inovador que cause impacto nos gamers, O alto número de empresas envolvidas com ganhos inexpressivos podem gerar uma verdadeira bolha no mercado de VR e AR.

Algumas empresas têm reunido forças para que nos próximos anos o preço dos headset seja mais barato. A Microsoft, por exemplo, anunciou que está preparando o lançamento de headsets VR voltados para o Windows 10 que irão custar a partir de US$ 299. HP, Dell, Lenovo, Acer e ASUS estão envolvidas no projeto.

kelcardoso
kelcardoso
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque