Battlefield 1 e FIFA 17: O Frostbite brilha na PS4 Pro

#Notícia Publicado por mayvolky, em .

O motor da EA consegue melhorias impressionantes.

O motor Frostbite da DICE foi usado para a maioria dos jogos desenvolvidos internamente na Electronic Arts - tecnologia de topo que oferece experiências de topo em séries como Battlefield, FIFA, Need for Speed e no próximo Mass Effect. Alguns dos melhores engenheiros de renderização trabalham na tecnologia, por isso esperamos muitas melhorias tendo em conta o grande aumento na GPU da PlayStation 4 Pro. Não ficamos desiludidos.

A melhoria que FIFA 17 recebe na PlayStation 4 Pro é impressionante - não em funcionalidades visuais mas sim no incrível aumento na resolução. O framebuffer 1080p da versão PS4 normal passa para 4K nativa - sem conversão de resolução ou sequer super-sampling temporal. Um jogo já de si limpo e nítido recebe uma claridade visual ainda maior.

No entanto, a ineficaz solução anti-aliasing de FIFA permanece a 4K. O brilho das arestas e especular a 1080p é reduzido devido à maior densidade de pixeis, mas ainda é visível devido à estética de alto contraste. Utilizámos uma Samsung KU6400 de 40 polegadas, que possui uma densidade de pixeis altamente incrível, mas o aliasing era facilmente visível. Quem for jogar a 1080p deverá ter menos problemas, mas é pena que a AA temporal do Frostbite não seja usada aqui.

Tirando a resolução, existem poucas diferenças. O campo de profundidade a 1080p não ficaria bem a 4K, por isso foi ajustado e é interessante ver que o nível de detalhe do efeito da relva nas repetições parece estar mais distante. Com a maior resolução também temos mais detalhe no campo em si, que sobrevive ao downscaling para 1080p. A conclusão é simples - FIFA está construir a pensar nas especificações das consolas, mas é bom ver que existe espaço para correr a 4K nativa. O gameplay continua consistente nos 60fps, e as existentes perspectivas a 30fps permanecem iguais.

Q1dGNm5zbnNsXzA=

É Battlefield 1 que chama mais à atenção. A GPU da PS4 Pro tem muito em comum com a Radeon RX 480 - que corre este jogo como se fosse um sonho. Temos melhor performance? Renderização a 4K? Mark Cerny disse-nos que Mass Effect Andromeda apresenta conversão de resolução para 1800p e um modo de qualidade a 1080p, temos algo similar em Battlefield 1?

O resultado é fascinante. Os que esperam uma apresentação 1080p/ultra podem acalmar as expectativas - a DICE implementou um modo Pro para todos, que oferece melhorias tangíveis que ficam bem em ecrãs 4K, mas que não incluem a implementação das maiores melhorias vistas nos PCs de topo, tais como sombras e reflexos da máxima qualidade, e detalhe no terreno.

O conversor dinâmico de resolução, 900p-1000p, parece ser o que mais beneficia com o maior poder GPU da Pro, e na campanha pode ir até 1656p. O salto na resolução é evidente num ecrã 4K, mas não consistente, ajustando-se de acordo com a carga sobre a GPU. A solução temporal para a anti-aliasing permanece, adicionando alguma suavidade à apresentação, adicionado devido ao uso de conversão por checkboard. Os artefactos da conversão de resolução são visíveis, mas apenas em imagens paradas que capturamos - as anomalias ocorrem apenas em movimento e a tecnologia usada pelos ecrãs modernos tende a esconder este artefacto.

Lado a lado com o jogo na PS4 normal a correr num ecrã 4K, existe uma grande melhoria na qualidade de imagem, mas existe a sensação que, tal como em Uncharted 4 e Titanfall 2, temos uma linha num meio-termo entre 1080p e 4K. A ironia é que quando a apresentação é convertida para 1080p fica mesmo impressionante - uma clara melhoria sobre o jogo na PS4 base. Jogadores com uma Pro a jogar numa TV 1080p têm aqui um mimo

UXU3MDVwcDBtdjA=

As melhorias vão além da resolução, na Pro os rácios de fotogramas melhoraram imenso nas áreas mais exigentes da campanha. Algum do poder GPU foi usado para assegurar uma experiência mais suave. No multijogador é mais complicado testar isto, mas obtivemos uma segunda cópia do jogo para mais testes. Será interessante ver se existem melhorias nas partidas para 64 jogadores.

Na PS4 Pro também temos melhorias interessantes nas funcionalidades visuais. A PS4 Pro parece oferecer texturas de maior qualidade além do salto na resolução. A cadência de efeitos também parece ter sido melhorada - as partículas aceleradas pela GPU estão muito melhores, e ficam num meio termo entre as consolas existentes e o jogo PC maximizado. A qualidade dos terrenos foi melhorada: na Ps4 normal varia entre low e medium - a Pro fica fixa a medium. Outras funcionalidades - como sombras, campo de profundidade e motion blur - permanecem iguais na Pro.

É um resultado fascinante. Podem existir boas razões para a DICE não perseguir um equivalente 1080p/ultra para a Pro (permitir mais detalhe gráfico tem uma certa sobrecarga na CPU) mas a estratégia de equilibrar aumentos na resolução com funcionalidades visuais melhoradas e performance melhorada funciona bem - o resultado final é que todos os jogadores com uma Pro recebem ma melhoria decente, seja qual for o tipo de ecrã que têm.

Cesar
Cesar #mayvolky
, Sorocaba
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,