O que HDR significa para os jogos de PC

#Artigo Publicado por _Steel_Fang_, em .

O HDR esta chegando. Aqui esta sobre o que é e como se aplica na sua placa de vídeo, monitor e jogos de PC.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3QwblZxZHguanBn

Todos estão falando sobre "HDR" nesses dias, e se você for ligado nas configurações nos jogos de computador deve estar se perguntando: E dai? Essa opção já esta disponível há anos! Bem, não é bem assim. Sabe aquelas caixas e opções "HDR" que você pode ter visto desde o lançamento de Half-Life 2? A verdade que aquilo não é HDR.

Aquela opção marcada "HDR" na câmera do seu celular? Também não é HDR, assim como todas as caixas de opções HDR-falsa nas configurações dos jogos, o objetivo de melhorar a imagem através da contagem de pixels permanece a mesma.

Então o que é HDR e o que ele pode fazer para os jogos de PC? A primeira pergunta é fácil de responder, já a segunda vai demorar um pouco. Continue lendo para saber do que se trata HDR e que tipo de placa de vídeo e monitor você precisa para usa-la.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2lDUGRQN3AuanBn

Não, isso não é HDR.

O que é HDR

HDR, ou High Dynamic Range (Alto Range Dinâmico, aproximadamente), é um termo usado para uma série de padrões desenhados a fim de expandir o range de cores e contraste muito além do que exibido nas telas atuais. Independentemente do que você ouviu sobre 4K, resolução está bem no fim da lista quando falamos sobre a qualidade da imagem. Além dos 110 DPI na interface de escalonamento do Windows, os números de pixels começam a valer muito menos do que você imagina.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3VtclRZQkcuanBn

Contraste, brilho, e cores vibrantes se tornam muito mais importantes para a qualidade da imagem quando a resolução necessária é atingida, melhorar isso é o que HDR faz. Também não é apenas um upgrade; HDR possui requisitos radicais que vão exigir novos hardware para quase todo mundo, e a diferença poderá ser notada sem a necessidade de um benchmark ou olhos treinados para perceber.

Para começar, HDR exige no mínimo 1000 cd/m2 ou nits de brilho para telas LCD. Monitores para desktops High-end normalmente estão por volta dos 300-400 nits de brilho, o que não chega nem na metade. Bons notebooks não se saem muito melhor, já que só conseguem um pouco mais de 100 nits. Até mesmo celulares só conseguem chegar a 800 nits. Quando se fala de brilho, telas com HDR deixam todas essas para trás.

A cor também ganha um upgrade já que o HDR precisa de um total de 10- ou 12- bit de espaço de cor por canal, o que é fácil de configurar através das opções de vídeo no sistema operacional. Maioria dos monitores de computador atingem 6- ou 8- bit de espaço de cor por canal usando um subconjunto chamado sRGB, do qual cobre apenas um terço do visual do HDR.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzlaMWhHT2cucG5n

sRGB, a direita, fornece apenas um terço das cores disponíveis no HDR.

Atualmente, monitores que suportem wide gamut color (Cor de Gama Ampla), ou WGC, geralmente são usados para uso profissional, como edição de fotos ou para aplicações médicas. Jogos e outros softwares ignoram as cores extras e com frequência ficam desajustadas quando o espaço de cor reduzido é exibido numa tela WGC, a não ser que o hardware consiga emular o espaço de cor reduzido. O padrão HDR contornar este problema ao incluir metadata com o fluxo de vídeo no qual ajuda a gerenciar o espaço de cor apropriadamente, deixando as aplicações com a aparência correta e aproveitando toda a capacidade do monitor.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzVKRk4xWE4uanBn

Wide gamut color é apenas uma parte da equação do HDR. Eizo' ColorEdge professional series, por exemplo, suporta WGC mas não chega nem perto da compatibilidade com HDR, apesar de sua qualidade, custo e excelente reputação.

Para auxiliar com os dados extras, o HDR requer o HDMI 2.0a como requerimento mínimo, uma atualização que há muito tempo esta para desbancar o padrão HDMI 1.4.

Obstáculos no caminho

Os maiores problemas para o HDR não são técnicos mas sim competição, com padrões parcialmente incompatíveis que desanimariam até mesmo os entusiastas com grana para torrar.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL1MyelRXOGQucG5n

Não, isso também não é HDR de verdade.

Existem dois padrões principais para HDR: o de propriedade da Dolby Vision no qual utiliza 12- bit de profundidade de cor e metadata dinâmica versus o padrão aberto HDR-10, do qual suporta 10- bit de cor e fornecer apenas metadata estática no começo do fluxo do vídeo.

Dolby Vision, com suas taxas de licença e hardware extra, é uma implementação mais cara com adoção limitada, até mesmo para entusiastas. A maioria dos fabricantes de telas e desenvolvedores optaram pelo suporte ao HDR-10, como a Microsoft e o Xbox One S e a Sony com PS4 Pro, no qual mostra o caminho que a indústria dos jogos pretende seguir. Isso faz o formato HDR-10 a escolha certa para os jogadores de console.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2gyODhmelkuanBn

Os destaques do Dolby Vision são a grande profundidade de cor, padrões de hardware mais exigentes, e habilidade de ajustar a cor e luminosidade frame-a-frame com base dinâmica, além da compatibilidade com HDR-10, mas o mercado está optando por algo mais barato e bom o bastante como o HDR-10.

Já que o HDR-10 não é compatível com o Dolby Vision, isso deixa o padrão Dolby superior, mas caro e restrito, no qual pode se tornar uma fria daqui uns anos quando o sucessor do HDR-10 aparecer. Entretanto, se você for um entusiasta de vídeos ou filmes, comprar o padrão disponível pela Dolby hoje pode não importar tanto já que você poderá aproveitar todo o conteúdo disponível e perceber a diferença da tela imediatamente. Porém, os jogadores têm outras prioridades.

Onde encontrar HDR

As fabricantes de computadores estão correndo para alcançar o HDR, mas você não precisa esperar para experimentar. HDR já se encontrar disponível para o mercado high-end de televisões. TV's como da série Samsung's KS8000 e KS9000 que são incríveis como monitores, porém seu preço é capaz de ultrapassar a de um carro usado.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL28xZWczUWguanBn

Placas de Vídeo

Apesar dos monitores ainda estarem atrasados para a implementação HDR, as placas de vídeos já estão prontas para o HDR há quase um ano, graças a rivalidade saudável entre a Nvidia e AMD.

Nvidia tem implementado HDR desde a placas da série 900, e atualmente está certificando que todas as placas baseadas em Pascal estejam prontas também. AMD esta um pouco atrasada, com a 390X e atual linha Polaris sendo suas primeiras placas compatíveis com HDR.

E sobre os jogos

Enquanto alguns jogos novos já estão sendo lançados com o HDR em mente, os jogos e softwares antigos não vão suportar o aumento de cores e contraste sem uma correção (patch). Os jogos vão funcionar normalmente em sistemas HDR, mas você não desfrutará de nenhum benefício se não for feita uma atualização no código do jogo.

Felizmente, a adição da tecnologia HDR não vai exigir uma codificação drástica. É um processo bem direto no qual consiste na expansão dos mapas de cores SDR para o range HDR via uma tradução algorítmica que pode ser usada para a conversão sem grandes esforços.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL0toNG9hRDUuanBn

HDR a esquerda, Padrão a direita. Nvidia esta ocupada em ajudar a implementar o HDR em Rise of the Tomb Raider no PC. Aguarde por mais uma leva de correções para jogos populares quando as telas HDR chegarem pra valer.

Isso quer dizer que jogos populares podem, no futuro, receber um remaster ou correções que adicionem suporte ao HDR, e provavelmente a comunidade de modders vá pôr a mão na massa caso as empresas não queiram fazer isso nos jogos clássicos.

Até que os jogos ou correções para HDR cheguem para os PC's, o jeito vai ser aproveitar o Blu-ray e conteúdo em streaming, junto da indignação de ver os consoles receberem os visuais melhorados em HDR primeiro...

Rafa
Rafa #_Steel_Fang_

Allahu Akbar

, Rio de Janeiro, Brasil