Governo vai trocar software livre por sistemas da Microsoft

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Mudança deve ocorrer no início de novembro; ainda não se sabe quanto será gasto na operação

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubm90aWNpYXNhb21pbnV0by5jb20uYnIvc3RvY2tpbWFnZXMvMTM3MHg1ODcvbmFvbV81ODEwZWEzYzJkNjViLmpwZw==

Todos os órgãos do governo federal integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia (SISP) devem trocar softwares livres por soluções da Microsoft.

Segundo informações do portal Convergência Digital, do UOL, os pedidos de troca devem ser efetuados até 11 de novembro. Esta será a primeira vez, desde 2003, que o governo fará uma compra de sistemas da multinacional dessa proporção.

Não se sabe quanto o governo gastará no processo, já que isso depende da interesse dos órgãos em aderir aos sistemas. O que já se sabe é que devem ser adotados programas como Office, Windows Professional, Windows Server e Client Access Licence, por meio de licenças perpétuas e subscrições.

Antes, os sistemas da multinacional era usadas apenas por organismos como a Receita Federal e o Banco Central, além de bancos oficiais. A mudança na postura sobre a empresa ocorre logo após um evento da Microsoft com integrantes do governo. O encontro, que não teve cobertura de imprensa, serviu para anunciar a abertura de um "Centro de Transparência" da companhia em Brasília.

O centro teria por objetivo o monitoramento de segurança cibernética e a troca de informações com governos da América Latina sobre possíveis ataques virtuais. Participaram do evento na capital federal o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, os secretários Maximiliano Martinhão e Marcelo Pagotti, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque