Denuvo diz que vai vencer a guerra contra a pirataria

#Notícia Publicado por RobertoVinicius, em .

Apesar de uma série de "contratempos", a empresa anti-pirataria Denuvo diz que ainda vai vencer a guerra contra os piratas de jogos. Em uma nova entrevista, os diretores da empresa dizem que é tudo uma questão de manter a perspectiva, enquanto a compreensão de que nenhuma tecnologia anti-pirataria é impecável.

IMAGEaHR0cDovL2ltZy5pYnhrLmNvbS5ici8yMDE2LzA4LzI2LzI2MTYwNTUzNTg0NjY1LmpwZw==

Tem havido uma série de tecnologias anti-pirataria que se tornaram odiados por piratas de jogos ao longo dos anos. Alguns não gostam devido à sua tendência para reduzir a qualidade de experiência de jogo. No entanto, o Denuvo conquistou o ódio devido à sua eficácia.

Porém, recentemente, os piratas tiveram motivos para comemorar. Em questão de meses, Denuvo passou de "indecifrável" para "vulnerável".

No início de Agosto, um cracker conhecido como Voksi encontrou uma brecha no Steam, que permitiu vários títulos protegidos com o Denuvo serem jogados gratuitamente. Foi um bypass, não um "crack" completo, mas os piratas ficaram gratos. Então, apenas alguns dias depois, a alegria continuou devido ao um grupo chamado CPY. Eles liberaram vários jogos sem a necessidade do bypass.

IMAGEaHR0cHM6Ly90b3JyZW50ZnJlYWsuY29tL2ltYWdlcy9pbnNpZGUtbmZvLnBuZw==

Em poucas semanas, títulos como Rise Of The Tomb Raider, Doom, Inside e Mirror's Edge Catalyst foram "quebrados" pelo grupo. Então, esse é o início do fim para o Denuvo? Bem, tudo depende da perspectiva.

Ao longo dos anos, as empresas de anti-pirataria aprenderam que suas tecnologias precisam estar sempre se renovando. Denuvo não é diferente. Em uma nova entrevista com o MCVUK, a empresa explica que "inquebrável" não é nem alegação e nem objetivo.

"Você tem que ter uma visão realista das medidas anti-pirataria", explica o diretor de marketing Thomas Goebl.

"Não existe proteção inquebrável. Isso é algo que sempre dizemos a nossos clientes para ajudar a gerir as suas expectativas. Nosso escopo é para evitar "quebras" iniciais para cada título. Queremos permitir uma janela inicial quando um jogo for lançado. Sem a influência da pirataria, o nosso cliente pode garantir boas vendas."

Quando se considera o esforço gasto em um lançamento de um jogo, não é nenhuma surpresa que os primeiros dias e semanas são os mais importantes em termos de vendas. Para os chamados "títulos AAA" (um mercado-alvo para o Denuvo), despesas de marketing pode chegar a milhões de dólares. Qualquer atraso em parar uma cópia pirata se traduz em mais vendas, diz o Denuvo.

IMAGEaHR0cHM6Ly80LmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8ta0s2bExSQ0JucjgvVnh2TFdTdjFwakkvQUFBQUFBQUFBUHMvZXpxeUVlRV9sejh6VkFNV3ZyY0luWEpaNzdwNXFLb1dnQ0tnQi9zMTYwMC9kZW51dm8uanBn

O CEO da Denuvo, Reinhard Blaukovitsch, disse ao MCVUK que há uma série de estratégias que podem ser empregadas pelos desenvolvedores, a fim de recuperar os seus custos de desenvolvimento com o Denuvo.

"Uns confiam em soluções de DRM. Eles também confiam em nossa solução. Pode haver outras soluções, onde são livres de DRM ou fazer várias categorias de preços em diferentes territórios. Esta é uma decisão de marketing e estratégia que os editores podem querer usar. Se eles decidirem sobre alguma tecnologia DRM, podemos ajudá-los ", diz Blaukovitsch.

O Homem do Marketing, Thomas Goebl, diz que bons jogos sempre irão vender bem, mas assim que uma versão pirata estiver disponível, os desenvolvedores vão ter que competir com a gratuidade.

"Mesmo que o jogo seja bom ou tenha características agradáveis, aquelas pessoas que não quiserem pagar para jogar, simplesmente não vão pagar porque não há livre concorrência", diz ele.

Curiosamente, Goebl observa algo que muitos piratas já observaram: Jogos multi-player que requerem acesso constante com a internet são muito mais difíceis de serem "quebrados". Just Cause 3 (lançado há 11 meses atrás, mas ainda longe das mãos dos piratas) pode ser considerado um exemplo.

"Especialmente para jogos single player, ou se há uma porção grande single player para o jogo, faz todo o sentido usar uma solução anti-pirata como a nossa para evitar "quebras" durante o período de lançamento", diz Goebl.

Alguns piratas devem estar se perguntando por que é possível quebrar rapidamente alguns jogos e outros não. A resposta parcial para isso é que o Denuvo está aprendendo com os próprios crackers.

"O procedimento (depois de uma quebra) é o mesmo. Analisamos como o crack foi feito e, em seguida, nós atualizamos a nossa proteção. É um jogo de gato e rato que nós jogamos ", diz Blaukovitsch.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5vdmVyY2xvY2szZC5uZXQvZ2Z4L2FydGljbGVzLzIwMTYvMDIvMTIwNzQyNDExMzVsLmpwZw==

"Há muitas técnicas que usamos para impedir depuração, engenharia reversa ou qualquer outra forma de adulteração com o nosso software. Estamos melhorando a tecnologia dia-a-dia, e chegando com novas idéias para podermos melhorar o nosso serviço".

O resultado final, não importa o quão impopular seja para os piratas, é que a própria empresa diz: Denuvo está ganhando. Na maioria dos casos, a tecnologia de fato impede o trabalho dos piratas durante e após o lançamento.

O futuro é incerto, mas atualmente o Denuvo é a tecnologia anti-pirataria mais odiada entre os piratas. Enquanto ele permanecer assim, estará fazendo o seu trabalho.

Traduzida, resumida e editada por RobertoVinicius

Roberto
Roberto #RobertoVinicius

Tradutor GV

, Rio de Janeiro - RJ
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,