Prévia - Final Fantasy XV, o próximo RPG épico da Square, valeu a espera

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4wLnZveC1jZG4uY29tL3RodW1ib3IvQkJUOUpGU2tGekxuRGlGUEVnUnJOSnJQR0NzPS8weDA6MjMwNXgxMDgwLzIwNzB4MTE2NC9maWx0ZXJzOmZvY2FsKDE2NDF4NDE1OjIwMDl4NzgzKTpmb3JtYXQod2VicCkvY2RuMy52b3gtY2RuLmNvbS91cGxvYWRzL2Nob3J1c19pbWFnZS9pbWFnZS81MTQxNDE5My9OaWZsaGVpbV9BcnR3b3JrLjAuanBn

Após todo esse tempo, parece impossível que estou prestes a escrever essas palavras, mas aqui vai: Final Fantasy 15 é bom. Em suas primeiras 15 horas, ao menos, ele é muito bom.

Final Fantasy 15 foi anunciado há dez anos atrás, na época sendo chamado de Final Fantasy Versus 13. Ao longo dessa década de desenvolvimento, muita coisa aconteceu. A série Final Fantasy perdeu a credibilidade com grande parte do público após a trilogia mediana de Final Fantasy 13. Os RPGs Japoneses no geral tiveram dificuldades nos consoles durante a última geração, com os lançamentos mais notáveis do gênero sendo para os portáteis. E os RPGs ocidentais - especialmente aqueles focados em uma jogabilidade de mundo aberto - bombaram, com títulos como Skyrim e The Witcher 3.

Tendo em mente todas essas mudanças na indústria dos games, a enorme quantidade de tempo que levou pro jogo ser lançado e as mudanças internas na equipe de desenvolvimento, comecei Final Fantasy 15 com várias preocupações. Com o tanto de dinheiro e tempo que a Square Enix gastou desenvolvendo Final Fantasy 15, um jogo ruim poderia matar a série e significativamente ferir o gênero por um bom tempo.

Final Fantasy 15 não é um jogo rum. Passei os últimos dias jogando uma demo contendo os primeiros cinco capítulos completos do jogo e, a menos que o jogo acabe saindo dos trilhos mais pra frente, ele está à beira de ser um excelente jogo. Embora ele certamente tenha certas inspirações dos RPGs Ocidentais, Final Fantasy 15 consegue ser um grande jogo sem abrir mão de sua identidade Japonesa que os fãs mais antigos desejam.

É evidente que desde o começo esse era o objetivo. A demo (e provavelmente o jogo final) começa com uma única frase: "Um Final Fantasy para os Fãs e para os Iniciantes." Final Fantasy 15 deseja trazer novos fãs, mas não à custa dos elementos que fizeram as pessoas se apaixonarem pela série. E até agora, tudo parece estar alinhado para realizar ambos objetivos.

A primeira grande mudança que Final Fantasy 15 traz para o gênero é sentida imediatamente. Ele te coloca diretamente no jogo. Enquanto muitos RPGs Japoneses começam de forma lenta, algumas vezes demorando horas para chegar no primeiro combate, Final Fantasy 15 começa com uma rápida série de cutscenes e então o coloca no controle.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4wLnZveC1jZG4uY29tL3RodW1ib3Ivc0JVN3UxSVcxbnpRRl85NDlubnZSSmFZaDFzPS84MDB4MC9maWx0ZXJzOm5vX3Vwc2NhbGUoKS9jZG4wLnZveC1jZG4uY29tL3VwbG9hZHMvY2hvcnVzX2Fzc2V0L2ZpbGUvNzMwNDUxNy9GRlhWX1RHU19TY3JlZW5zaG90XygyMikuanBn

De fato, o jogo é tão leve com os tutoriais, que ele coloca as explicações de como funciona o combate completamente separadas da história. Existe um tutorial de combate opcional que você pode pular se já tiver jogado o jogo ou uma das demos. Embora isso faça o tutorial parecer um pouco estranho e desconexo, é uma ótima maneira de fazer a história e o jogo rolarem de forma rápida.

Até agora, a história está muito mais envolvente do que eu havia imaginado. Ela segue Noctis, um jovem príncipe que é mandado em uma viagem diplomática por seu pai, o rei. Junto com seus três melhores amigos, Gladiolus, Ignis e Prompto, Noctis embarca no que é essencialmente uma viagem através de um vasto e lindo mundo de fantasia, o qual encontra-se lutando sob o domínio do maligno império Niflheim.

Embora muitos aspectos desse conto são clássicos de Final Fantasy - o império do mal, a equipe de amigos viajando por todo o mundo, a importância de cristais e magia, etc - o aspecto de viagem possui uma sensação bastante original. O mundo de Final Fantasy 15 é uma estranha mistura de elementos modernos pós-industriais e fantasiosos; personagens utilizam espadas e lanças, mas também viajam em carros ao longo de uma rodovia e usam armas. É um mundo que se parece simultaneamente fiel às raízes da série, mas também novo e diferente.

O mais importante, no entanto, é que ele se parece com um mundo. Essa parece ser a necessidade mais óbvia para esse tipo de jogo, mas Final Fantasy 13 falhou em criar uma localidade convincente ou memorável em Gran Pulse em seus três jogos completos. Final Fantasy 15 me puxou para o seu mundo, consciente de diferentes locais e ansioso para descobri-los, em apenas algumas horas.

Evitarei quaisquer grandes spoilers do enredo, mas em todos os seus cinco primeiros capítulos, Final Fantasy 15 se instala em uma rotina confortável com o jogo: Você se aventura para um novo posto numa nova seção do mundo e, uma vez lá, você tem a opção de realizar missões secundárias ou caça opcionais, ou dar continuidade a missão principal. Até agora, encontrei dezenas de missões secundárias, e todos elas parecem bem elaboradas, com dublagem completa e locais e desafios únicos.

São missões padrões de jogos de mundo aberto, mas em um alto grau de qualidade. E se você prefere não lidar com todo esse conteúdo de um mundo aberto, parece que você pode progredir através de Final Fantasy 15 de forma adequada por apenas se focar na história principal, pelo menos até o ponto onde cheguei. Fazendo missões secundárias você ganha mais dinheiro e aumenta o seu nível e status, tornando a história principal mais fácil, mas sem prejudicar a experiência.

Seja qual for o caminho que você escolher, a maioria das missões de Final Fantasy 15 giram em torno de viajar pelo mundo, explorar masmorras e entrar em batalhas cada vez mais difíceis. O combate do jogo é mais centrado na ação do que qualquer outro jogo da série principal Final Fantasy, mas ainda está muito longe de ser um jogo completamente de ação como Ninja Gaiden ou Devil May Cry. Ao manter o botão de ataque pressionado, Noctis irá lançar uma série de ataques com a arma que você tiver atualmente equipada. Inclinar o analógico do controle em diferentes direções ao atacar faz com que Noctis execute ataques diferentes - por exemplo, inclinando para trás e segurando o botão de ataque enquanto você tem uma lança equipada, você verá Noctis saltar para trás e então se lançar para frente em uma estocada.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4wLnZveC1jZG4uY29tL3RodW1ib3IvN0xlNFpQX3VYMVlmd0MzUXlJSFlNTThrQU9rPS84MDB4MC9maWx0ZXJzOm5vX3Vwc2NhbGUoKS9jZG4wLnZveC1jZG4uY29tL3VwbG9hZHMvY2hvcnVzX2Fzc2V0L2ZpbGUvNzMwNDUyMS9GRlhWX1RHU19TY3JlZW5zaG90Xyg5KS5qcGc=

A verdadeira estratégia não vem do ataque em si, mas na escolha de com qual arma atacar. Noctis pode ter até quatro armas equipadas e pode alternar entre elas em tempo real. Alguns inimigos são fracos contra diferentes tipos de armas ou magias. Outras vezes, o foco precisa estar na defesa. O botão de bloqueio permite que Noctis evite ataques ao custo de uma pequena parte de sua barra de magia, enquanto bloquear certos ataques especiais fornecerá uma oportunidade para realizar um contra-ataque especial.

Inicialmente o sistema parecia desajeitado, mas após algumas horas com ele, eu achei ele divertido de controlar e extremamente elegante de se assistir. As melhores partes, de longe, são os movimentos em equipe. Toda vez que você atacar um inimigo por trás ou defender um golpe, há uma chance de se lançar um movimento em equipe com um dos membros do seu grupo. Um dos meus exemplos favoritos: Ao usar uma espada grande, Noctis tem um movimento em equipe onde ele lança sua espada para Prompto enquanto Prompto lança sua arma para ele, e então eles usam as armas um do outro no inimigo durante um ataque extra-poderoso. Essas são basicamente cutscenes, removendo brevemente o controle do jogador, mas há uma enorme variedade delas e elas são tão legais que eu nunca me importei.

Os movimentos de equipe também ajudam a fortalecer um dos elementos mais importantes de Final Fantasy 15: a amizade. Admito que ao começar o jogo, eu não estava realmente interessado nesse elenco de genéricos garotos bonitinhos de anime. Mas Final Fantasy 15 fez um trabalho espetacular em fazer você se importar com esses personagens; de mostrar seus pontos fortes e suas falhas; de enfatizar o quão forte é o vínculo entre eles.

Final Fantasy 15 não tem medo de momentos calmos, e esses longos trechos sem combate dá aos personagens tempo para crescerem. Quase todas as quests requerem uma longa viagem de carro ou a pé através do campo, durante a qual os personagens irão conversar entre si, revelando pedaços da história ou trechos de informações sobre a parte do mundo em que você se encontra. Conforme você progride, há maneiras de pular toda essa viagem, mas honestamente não tenho certeza se irei sempre querer pular. Essas pequenas conversas são muito eficazes na construção desses personagens e dos lugares pelos quais eles estão viajando.

Talvez o melhor detalhe da atmosfera em Final Fantasy 15 seja a habilidade de fotografia de Prompto. Veja, não importa quão grande essa aventura cresça, esse grupo continua a ver isso como uma viagem. E isso significa que haverá fotos. Prompto considera-se um tipo de fotógrafo, então durante sua missão, ele irá tirar fotos memoráveis e às vezes no meio da batalha.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4wLnZveC1jZG4uY29tL3RodW1ib3IvNDNkU291UEY1clUxVHZTcXhtaWFqZ2VfUTRVPS84MDB4MC9maWx0ZXJzOm5vX3Vwc2NhbGUoKS9jZG4wLnZveC1jZG4uY29tL3VwbG9hZHMvY2hvcnVzX2Fzc2V0L2ZpbGUvNzMwNDUyMy9GRlhWX1RHU19TY3JlZW5zaG90XygyMykuanBn

Final Fantasy 15 exige que você descanse em acampamentos ou hotéis todos os dias, a fim de subir de nível - uma exigência que, juntamente com a necessidade de comer, pode se tornar irritante a longo prazo, mas até o momento ainda parece legal. Quando você descansa todo dia, o jogo irá mostrar até 10 fotos que Prompto tirou nesse dia, com os personagens comentando sobre elas. Você pode até salvar suas favoritas para partilhar mais tarde. É uma pequena, mas incrivelmente bem planejada e inteligente característica, algo que continua a acrescentar a esse sentimento de fraternidade entre esse grupo.

Mesmo nas mais sombrias e profundas masmorras, há momentos mais leves e de desenvolvimento de personagem. O melhor exemplo que tive: Em uma masmorra gelada no capítulo três, os personagens frequentemente comentam sobre o quão frio eles estão. Em um ponto, Prompto comenta que as pontas espetadas do cabelo de Noctis congelaram. Ele responde: "Sério? Como ficou?"

Em 15 horas com Final Fantasy 15 eu experimentei dezenas de momentos como esse, pequenos desenvolvimentos que me alegraram. Eu ainda tenho algumas preocupações, como se a história irá valer a pena ao final, como cetas dublagens não ficaram boas ou como a câmera pode ficar realmente confusa durante combates intensos e próximos. Mas quaisquer reclamações que tenho parecem pequenas em comparação com o que a Square Enix parece ter alcançado com Final Fantasy 15.

Final Fantasy 15 será lançado para PlayStation 4 e Xbox One em 29 de Novembro.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,