A conturbada produção de Resident Evil 4

#Artigo Publicado por Spartan2000, em .

IMAGEaHR0cDovL2RhbmllbHByaW1lZC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMDgvMDMvcmVzZXZpbDRib3guanBn

A produção de Resident Evil 4 começou em 1999,e inicialmente seria dirigida por Hideki Kamiya,o projeto se passaria na Europa e teria como cenário um castelo medieval,mas depois de um tempo o jogo se desvincilhou tanto da série que acabou tomando uma nova direção e transformado em uma outra franquia de sucesso:Devil May Cry.

Hideki Kamiya saiu do projeto Resident Evil e no ano 2000,Shinji Mikami voltou e assumiu o posto de diretor de Resident Evil 4,Mikami inicialmente tinha a ideia de fazer uma verdadeira experiencia de terror da nova geração,por isso optou pelo console mais poderoso da época,o Gamecube,ignorando toda a pressão que a Capcom fez para lançar o jogo para Playstation 2,o console mais popular da época.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lc2ZvZGEubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEyLzA0L3NoaW5qaS5qcGc=

Mikami e seu time estavam sob uma enorme pressão da Capcom,muito devido ao fracasso de Resident Evil 0 e Resident Evil remake,a Capcom desprezava o fato de ambos os jogos terem sido lançados em um console que tinha um décimo das vendas de seu concorrente.Essa pressão fez Mikami mudar a direção do jogo,abandonando o foco no terror e colocando um foco maior na exploração e no suspense,Mikami reescreveu todo o roteiro para o jogo se encaixar nessas novas propostas,adicionando também forte influencia cinematográfica no game,sendo influenciado principalmente pelo filme "O Massacre da Serra Elétrica,"A noite dos Mortos Vivos",e também por contos do escritor H.P Lovecraft.

Importante ressaltar que Shinji Mikami reescreveu o roteiro pouco depois dos atentados do 11 de Setembro,entção decidiu pegar esse tema e trabalhar nele.

Daí veio a ideia do vilão principal ser líder de uma seita de fanáticos religiosos que visam atacar os Estados Unidos,onde o americano tem que ir lá e acabar com isso. Mikami queria por isso numa história de ficção para que o público pudesse,de alguma forma,relacionar isso com o mundo real,o que segundo o diretor,contribuiria para criar um clima de terror palpável.

Nesse ponto da produção,o jogo já estava com um valor de produção exorbitante e as brigas de Shinji Mikami com os executivos da Capcom se tornaram algo constante.

Cinco anos se passaram desde o inicio da produção de Resident Evil 4 e finalmente o jogo foi lançado em 11 de janeiro de 2005 inicialmente exclusivo para Gamecube,mas em outubro do mesmo ano a exclusividade foi quebrada e lançada em outras plataformas,o que irritou profundamente o Mikami e foi a "gota d'água" dele dentro da Capcom e ele terminou saindo da empresa,levando grande parte de seu time de artistas e a franquia acabou nas mãos da dupla Hiroyuki Kobayashi e Yoshiaki Hirabayashi,direcionando totalmente a franquia para a ação,abandonando até o clima sombrio e de suspense que o Resident Evil 4 tinha e que Resident Evil 7 pretende trazer de volta.

Spartan2000
Spartan2000