Project Scorpio: Jogos, possível data de lançamento, preço e tudo o que sabemos

#Artigo Publicado por Webpcgamer, em .

Depois do lançamento da Xbox One S, os olhos viram-se para o próximo console da Microsoft. Depois da Sony ter apresentado o PlayStation 4 Pro, a sua revisão de meio de geração do PS4, a Microsoft lançará no próximo ano o Xbox Project Scorpio, apresentado na E3 2016 como o console mais poderoso de todos os tempos.

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Apesar das especificidades serem escassas, sabemos muito bem qual a direção do console graças ao trailer de apresentação; a Microsoft diz que será um console altamente poderoso, feito a pensar para visuais em 4K e jogos de realidade virtual - sendo o mesmo compatível com todos os jogos do Xbox One.

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Project Scorpio: O quão poderoso e o quanto vai melhorar os jogos?

Ao contrário do Xbox One S - um tradicional novo design slim - o Scorpio é uma melhoria de meio de geração para o Xbox One. Apesar das especificações finais não terem sido reveladas, a Microsoft confirmou que oferecerá:

  1. Oito núcleos de CPU
  2. Mais de 320GB/s de largura de banda de memória
  3. 6 teraflops (TF) de poder de GPU
  4. Suporte para jogos 4K
  5. Suporte para jogos de Realidade Virtual

É uma máquina com uma proeza técnica muito superior à da existente Xbox One, e ainda não sabemos como os programadores vão tirar proveito dos 6TF da GPU. Recentemente, vários programadores e editoras falaram sobre o potencial destas máquinas mais poderosas e confessaram entusiasmo. Todos parecem partilhar a mesma filosofia, será muito interessante experimentar com o Xbox Scorpio para ver o que podem fazer.

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Phil Spencer, chefe do Xbox, disse que os donos de televisões 4K terão mais benefícios com o Xbox Scorpio mas também afirma que os programadores vão decidir como usar o poder extra de processamento. Muitos podem deixar de lado a 4K e optar por melhor performance, mesmo que corram o seu jogo a 1080p.

De momento decorre o debate entre entusiastas, editoras, fabricantes e programadores: qual o melhor uso para a Xbox Scorpio. Será que perseguir 4k nativos é o melhor ou será que uma performance superior e vantagens adicionais ao rodar os nossos jogos será preferível? Cada um poderá decidir por si mas para muitos, o 4K poderá não ser um requisito essencial.

Quanto ao existentes jogos do Xbox One, sabemos que alguns poderão ter um aspecto diferente e podem correr melhor no Scorpio, a conversão dinâmica de resolução vista em Halo 5 é um exemplo do que pode ser feito. É algo que já vemos na Xbox One S; que oferece uma ligeira melhoria na performance, até 9fps em certos jogos graças à melhoria na GPU, e consegue converter a resolução dos jogos para 4K, sem esquecer o suporte HDR.

Project Scorpio e PS4 Pro, o atual PS4, e consoles Xbox One

Será de esperar uma GPU muito mais rápida do que a da PlayStation 4 Pro, isto baseado em possíveis partes que estarão na Xbox Scorpio. Os 6TF, comparados com os 4.2TF da PS4 Pro, são uma grande vantagem, e os possíveis 12GB de RAM GDDR5, juntamente com os oito núcleos GPU, sugerem que o avanço será significativo.

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Enquanto a Xbox One ficou atrás da PS4 em termos de performance, o Scorpio está a preparar-se para dar um belo salto sobre a PS4 e o PS4 Pro, com melhores capacidades gráficas e de memória, e suporte para jogos a nativos 4K.

Recuperando as palavras do Digital Foundry: "É uma espantosa reviravolta. Muito do sucesso do PS4 deve-se à sua vantagem nas especificações sobre o Xbox One, combinado com o foco nos jogadores dedicados. A vantagem tecnológica da Sony poderá desaparecer com a chegada dos novos consoles."

Project Scorpio - Jogos, periféricos e retro-compatibilidade com o Xbox One

A Scorpio é uma atualização da Xbox One a meio da geração, por isso todos os jogos e periféricos suportados pela Xbox One vão funcionar na nova consola, incluindo comandos e o Kinect, e presumivelmente até a retrocompatibilidade com os jogos Xbox 360, e cross-buy com o Windows 10.

A Microsoft disse até que não existirão exclusivos da Xbox Scorpio, algo que esteve envolvido em alguma confusão quando representantes da Xbox referiram que tal podia acontecer. De acordo com as informações mais recentes, se um jogo for lançado na Xbox Scorpio, terá de existir versão Xbox One, como confirmado por Aaron Greenberg:

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No entanto, se tivermos em conta que a Xbox Scorpio terá suporte para jogos na realidade virtual, poderemos considerar que vão existir exclusivos da plataforma, mas a Microsoft refere a realidade virtual como algo separado. Na verdade, isto já havia sido sugerido na altura da revelação da consola.

Durante o vídeo de anúncio da Project Scorpio, Todd Howard da Bethesda disse que: "Passaremos Fallout 4 para a realidade virtual e terás de ter uma consola que o possa suportar com a resolução e velocidade que queremos, penso que será mágico."

Greenberg também sugeriu que o conceito de gerações poderá desaparecer e poderá ser introduzido um novo modelo de consolas que são compatíveis com as anteriores - similar ao que é feito pela Apple com os seus dispositivos iOS. A nova consola suporta jogos feitos para ela mas permite aos jogadores manter todo o seu catálogo de jogos e periférico.

Project Scorpio - Suporte para jogos a 4K e VR: Como funcionará?

A Microsoft disse que o poder extra da Scorpio será muito útil em duas áreas específicas: videojogos a 4K nativa e realidade alternativa de alta fidelidade.

O Digital Foundry analisou as especificações da Scorpio e sugere que é baseada em existente tecnologia AMD Radeon, dizendo que 6TF "não é poder suficiente para uma experiência 4K convincente, já que existentes gráficas de 5.9TF têm dificuldades em manter 30 fotogramas por segundo estáveis nessa resolução. Claro, que como em todas as gerações de consolas, com o tempo os programadores tiram mais proveito do equipamento existente, e converter para essa resolução pode trazer resultados fantásticos."

Quanto a media a 4K, imaginamos que será similar ao que temos na Xbox One S, desde suporte para discos Blu-ray Ultra HD a aplicações de streaming a 4K, tais como Netflix. Claro que precisarás de uma televisão compatível com 4K e até HDR para tirar melhor proveito das suas capacidades, mas isso é outra conversa.

Quanto ao suporte para VR, não é problema de acordo com as especificações avançadas, o Digital Foundry diz que "uma gráfica Radeon de 6TF ultrapassa facilmente as R9 290 e GTX 970 que são consideradas a porta de entrada para PCs preparados para a realidade virtual."

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A outra questão é como funcionará a VR na Project Scoprio. Ao contrário da Sony, a Microsoft não tem o seu capacete, por isso precisará da ajuda de outras companhias. A aposta mais óbvia é a Oculus, com a qual tem uma parceria para fornecer comandos Xbox One para cada Oculus Rift vendido, além da optimização de equipamento para funcionar melhor com o Windows, mas de momento nem a Microsoft ou a Oculus comentaram qualquer possibilidade.

Project Scorpio - Data de lançamento e preço: O que sabemos?

A Microsoft confirmou desde logo que a Xbox Project Scorpio seria lançada no final de 2017, sugerindo que será lançada aproximadamente um ano depois da Sony colocar a PlayStation 4 Pro nas lojas, algo que acontecerá já a 10 de Novembro.

A Microsoft ainda não divulgou o preço da Project Scoprio, apesar de Phil Spencer ter dito que estará dentro dos padrões da indústria, e de acordo com a análise do Digital Foundry as especificações do sistema, poderá existir uma diferença de €100 para o PlayStation 4 Pro. Isto colocaria o Xbox Project Scorpio a €499.

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