Lista revela que Coreia do Norte tem apenas 28 sites de internet

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL29nLmluZmcuY29tLmJyL2luLzIwMTQ5OTU2LTdiOS04MjcvRlQxMDg2QS80MjAvdm9pY2Vrb3JlYS5qcGc=

Dados mostram pouca presença on-line do regime comunista

De acordo com a consultoria Internet Live Stats, existem no mundo mais de 1 bilhão de sites de internet registrados, mas apenas 28 foram registrados na Coreia do Norte, o que mostra o forte controle estatal sobre a difusão de informações no país comunista. A informação foi vazada nesta terça-feira, aparentemente por um erro de configuração em um servidor norte-coreano, que tornou pública lista com todos os domínios com final ".kp" existentes.

- Agora nós temos uma lista completa dos nomes de domínios do país e é surpreendentemente (ou não tão surpreendente) muito pequena - disse Matt Bryant, engenheiro de segurança que descobriu a falha, ao site Motherboard. - Nós não pensávamos que existiam muitos recursos de internet na Coreia do Norte, e estávamos certos.

A maior parte dos sites é bastante simples, sem muitas informações, como o da empresa aérea estatal Air Koryo ou da Universidade Kim Il Sung. Outras, como o do jornal oficial do Partido Comunista, mostra um pouco sobre a máquina de propaganda do governo, com notícias como "Kim Jong Un envia os parabéns para intelectuais veteranos".

Por causa da falha, os sites ficaram abertos para internautas fora da Coreia do Norte por alguns instantes. Usuários do site Hacker News conseguiram visitar alguns deles e relataram a experiência. Um deles, por exemplo, escreveu que o site friend.com.kp parece com um clone do Facebook, e o portal.net.kp parece com o Yahoo.

Contudo, Martyn Williams, que mantém o blog North Korea Tech, minimizou o vazamento, dizendo que não existem revelações significativas sobre a presença do país na internet. Na Coreia do Norte, a população tem acesso a uma espécie de intranet, uma rede interna que deve possuir dados mais sensíveis sobre o regime no país.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo