Pci Express 4.0 Será Lançado Em 2017

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cDovL2UuY2RuLWhhcmR3YXJlLmNvbS5ici9zdGF0aWMvMjAxNjA4MTkvcGNpLTMucG5nLjUwMHgzMjIuYXV0by5qcGc=

O PCI-Express, ou PCIe para os mais íntimos, barramento muito importante para a evolução das placas de vídeo, ganhará uma nova versão. A PCI-SIG, grupo responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, divulgou o seu mais novo roadpmap que confirma que em 2017 o barramento chegará a versão 4.0. Como se não bastasse. O slide também menciona o PCIe 5.0, que já está em desenvolvimento.

IMAGEaHR0cDovL2UuY2RuLWhhcmR3YXJlLmNvbS5ici9zdGF0aWMvMjAxNjA4MTkvcGNpLnBuZy41MDB4MzczLmF1dG8uanBn

Em termos de evolução, a primeira informação revelada é a velocidade que irá dobrar na versão 4.0, saltando de 8 GT/s (gigatransfer por segundo) para 16 GT/s. Além de contar com novas tecnologias que aumentam a eficiência energética. A retrocompatibilidade também será mantida, isto é, dispositivos projetados para a versão 3.0 serão compatíveis com a 4.0.

Embora a PIC-SIG não tenha mencionado quando a versão 5.0 poderia ser lançada, Al Yanes (presidente do grupo, em entrevista ao PCMag.com)disse que espera um espaço de tempo menor entre a transição da versão 3.0 para a 4.0 (período de 7 anos).

Em relação as placas de vídeo (um dos segmentos que essa nova versão do PCIe irá beneficiar), o salto dos gigatransfer não simboliza na prática o dobro de velocidade, porém já seria capaz de pelo menos eliminar a necessidade de ponte para interconexão de placas, como no caso da NVIDIA, que ainda utiliza.

A expectativa é que a primeira revisão da versão 4.0 esteja finalizada no primeiro trimestre de 2017.

kelcardoso
kelcardoso
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por coca,