Prove que MS-DOS usou código roubado e receba 200 mil dólares

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly8xLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tRVdEckNqbklmS1EvVlo3d3lpbUNSc0kvQUFBQUFBQUFBTU0vaFlIN2FaRWp6a28vczE2MDAvbXNfZG9zX2xvZ29fYnlfY2FwdGpjLWQ0MjNqMnYucG5n

Muito antes do Windows, em todas as suas versões, quem reinava era o MS-DOS. Foi com este sistema operativo que a Microsoft começou e que conseguiu grande parte da sua fama.

Mas muitos afirmam que a Microsoft usou código roubado de outro sistema, o CP/M, para desenvolver o MS-DOS . Já muitos tentaram provar mas até ao momento sem sucesso. Agora há um prêmio de 200 mil dólares para quem o conseguir fazer.

Esta dúvida existe desde que o MS-DOS foi apresentado, em 1981. Muitos afirmam que Bill Gates e Paul Allen se inspiraram no CP/M para criar o seu sistema operativo, indo ao ponto de incluírem código deste sistema, algo que sempre negaram.

Nenhum dos muitos que tentaram provar este suposto roubo de código conseguiu provar que efetivamente existe qualquer tipo de instruções do CP/M dentro do MS-DOS. Mas Bob Zeidman, que desde 2012 tem em mãos esta tarefa, resolveu agora atribuir um prêmio a quem conseguir provar que existe mesmo este código dentro do primeiro sistema operativo da Microsoft.

Bob Zeidman dará este prêmio a quem conseguir mostrar, usando software forense, que algumas das instruções que ele mesmo encontrou no MS-DOS são "roubadas" do CP/M.

IMAGEaHR0cHM6Ly9wcGx3YXJlLnNhcG8ucHQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTYvMDgvbXMtZG9zXzItNzIweDU3OS5qcGc=

A Microsoft nada tem a esconder no MS-DOS

A Microsoft sempre quis este problema resolvido e por isso doou até o código fonte do MS-DOS ao Computer History Museum. Este museu tem também uma cópia do código original do CP/M. É com estes dois códigos que os investigadores devem trabalhar.

O prêmio será dividido em duas frentes. A primeira metade será atribuído a quem conseguir provar a existência de código do CP/M no MS-DOS. A segunda metade será dada a quem conseguir descobrir um comando secreto que se diz existir no CP/M e que é uma marca de copyright.

Caso este comando secreto seja encontrado quer no CP/M quer no MS-DOS, fica provado que existiu roubo de código. Caso não seja, a dúvida permanecerá por muitos mais anos…

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque