Especial: saiba se vale a pena fazer o upgrade gratuito do Windows 10

#Artigo Publicado por 4nd_bf, em .

Atualização sem custos para o novo sistema da Microsoft só estará disponível até a sexta-feira, 29 de julho. Confira nosso pequeno guia para se decidir.

IMAGEaHR0cDovL2lkZ25vdy5jb20uYnIvaWRnaW1hZ2VzL2ltYWdlZm9sZGVyLjIwMTUtMTItMDEuNDkyMzA1OTczNi93aW5kb3dzMTB1cGdyYWRlXzYyNS5qcGc=

O dia está cada vez mais próximo: na sexta-feira, 29/07, o Windows 10 completa um ano e a Microsoft vai encerrar a oferta de upgrade gratuito para os usuários atuais dos Winodows 7 e 8 - depois será necessário desembolsar 470 reais pela versão Home, por exemplo.

Vale notar que, feita a atualização gratuita para o Windows 10, você continuará recebendo atualizações por um bom tempo, sem taxas de assinatura ou coisas do tipo.

Se você não atualizou até agora, de duas uma: ou já se decidiu por ficar com o Windows que conhece, ou estava esperando as correções dos inevitáveis bugs da primeira versão de um sistema. Caso a sua resposta seja a segunda, agora é hora de fazer outra pergunta: Devo atualizar agora para o Windows 10?

Pensando nisso, fizemos pequenos tópicos para as diferentes versões do Windows que te ajudarão a tomar uma decisão sobre o fazer ou não o upgrade.

Windows XP e Vista

Vamos começar falando rapidamente sobre as versões anteriores do Windows que não são elegíveis para o upgrade gratuito.

Você definitivamente deve fazer o upgrade para um sistema mais novo se ainda estiver usando uma máquina Windows XP ou Vista, já que os softwares foram oficialmente aposentados e colocam a sua segurança em risco.

Infelizmente, os usuários do XP e do Vista não podem fazer o upgrade gratuito para o Windows 10. E não há garantias de que um hardware tão antigo funcionará com o Windows 10.

Nossa recomendação: compre uma nova máquina com Windows 10. Caso isso não seja possível, pelo menos considere mudar para uma versão mais amigável do Linux que funcione com o seu PC atual.

Nota rápida: caso ainda esteja usando o Office 2003 na sua máquina Windows XP, esse pacote é incompatível com o Windows 8 ou 10.

IMAGEaHR0cDovL2lkZ25vdy5jb20uYnIvaWRnaW1hZ2VzL2ltYWdlZm9sZGVyLjIwMTYtMDQtMDQuMzAyNDM5ODU2OC93aW5kb3dzZGVhZF82MjUuanBn

Windows 7

Quando o Windows 8 foi lançado, recomendamos contra o upgrade se o usuário estivesse feliz com o Windows 7 - muito por conta das mudanças drásticas de interface do Windows 8. O Windows 8.1 corrigiu muitos dos problemas do sistema e agora o Windows 10 é uma verdade mistura de ponta das melhores coisas do Windows 7 e 8.

Enquanto o Windows 8 podia ser uma experiência ruim, mesmo os usuários antigos do Windows 7 devem fazer o upgrade para o Windows 10. O menu Iniciar está de volta, e os apps da Windows Store agora abrem em janelas de desktop que se comportam como qualquer outro software.

Sim, o Windows 10 ainda traz os apps Metro e os serviços da Microsoft, que chegaram no Windows 8. Mas, mais importante ainda, ainda traz as ótimas mudanças do Windows 8, como boot mais rápido, melhorias de rede, Gerenciador de Tarefas muito superior, sincronização do OneDrive que leva suas preferência de um PC para outro, entre outras coisas.

E é claro que você também terá todos os novos recursos do Windows 10, como a assistente digital Cortana, desktops virtuais, e a API gráfica DirectX 12, além de novidades menores que são igualmente interessantes.

Quando você combina tudo isso com o upgrade gratuito, pensamos que finalmente é seguro sair do seu antigo e confiável Windows 7, com o aviso de que você talvez possa querer ficar se usar muito o Windows Media Center. O Windows 10 não inclui nem suporta o WMC, mesmo que você faça upgrade a partir de um sistema que já tenha o app instalado.

Dito isso, o Windows Media Center está mortinho agora. Por isso, você pode querer considerar a busca por soluções alternativas - o Xbox One substituiu o WMC para muita gente, por exemplo - e fazer o upgrade para o Windows 10 mesmo assim. Se você fizer o upgrade a partir de uma versão do Windows com o WMC instalado, a Microsoft vai te fornecer pelo menos um DVD player básico da Windows Store. Além disso, o VLC é gratuito e ótimo.

A ausência do Windows Media Center não é a única razão para uma potencial rejeição ao upgrade gratuito do Windows 10, mas é provavelmente a mais notável. Mas vale destacar que o número de razões importantes para atualizar para o Windows 10 superam de longe as negativas para a maioria das pessoas.

Nosso conselho: faça o upgrade para o Windows 10, a não ser que você tenha uma justificativa muito clara e completa para ficar com o Windows 7.

Windows 8 e 8.1

Sim, faça o upgrade. Agora. Não há nenhuma razão para não fazer isso. A não ser que, como já dissemos, que você tenha comprado o pacote extra do Windows Media Center no Windows 8 e não quer perder acesso ao software.

Além disso, é importante lembrar que na próxima semana, mais especificamente em 2 de agosto, a Microsoft vai liberar oficialmente o Upgrade de Aniversário do Windows 10, que trará diversas melhorias e novidades bem-vindas ao sistema.

4nd_bf
4nd_bf

Jogador Plataforma PC, Entusiasta de Hardware

, Santos - SP
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque