Mozilla vai restringir ainda mais o Flash no Firefox

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Chega de travamentos: a Mozilla anunciou nesta quarta-feira (20) que vai adotar novas restrições para a execução de plugins no Firefox, especialmente o Flash. A partir de agosto, conteúdos em Flash que não forem essenciais para o usuário serão bloqueados. Em 2017, o navegador passará a exigir que o usuário dê permissão explicitamente antes que um plugin possa rodar no Firefox.

IMAGEaHR0cDovL2kxLW5ld3Muc29mdHBlZGlhLXN0YXRpYy5jb20vaW1hZ2VzL25ld3MyL0ZsYXNoLVBsYXllci0xOC0wLTAtMTYwLUZpeGVzLTEzLVZ1bG5lcmFiaWxpdGllcy00ODM4MTctMi5qcGc=

A motivação da Mozilla está, claro, em melhorar a estabilidade do Firefox. Um gráfico mostra tendência de queda bem significativa (mais de 50%!) na taxa de falhas de plugins em dois momentos. Primeiro, quando o YouTube passou a adotar HTML5 por padrão, em 2015. Depois, quando o Facebook também abandonou vídeos em Flash. Dá uma olhada:

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE2LzA3L1BsdWdpbi1jcmFzaC1yYXRlLWluLUZpcmVmb3gtNzAweDQ0MS5qcGc=

A Mozilla acredita que o bloqueio de conteúdos em Flash não essenciais vai reduzir os travamentos do plugin em até 10%. Parece uma medida simples, mas isso pode causar vários problemas de compatibilidade. Por isso, a Mozilla está varrendo os 10 mil sites mais acessados (de acordo com o Alexa) para descobrir exatamente quais conteúdos podem ser bloqueados ou não.

Os planos da Mozilla avançarão em 2017, quando os usuários terão que aprovar a execução de plugins de terceiros, como Flash e Silverlight. Essa medida vale para qualquer conteúdo na página, então é recomendável que os sites que ainda utilizam essas tecnologias migrem para ferramentas equivalentes em HTML5 para evitar problemas.

IMAGEaHR0cDovL2FydGljbGVzLWltYWdlcy5zZnRjZG4ubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy9zaXRlcy83LzIwMTQvMTAvZmlyZWZveC1oZWFkZXIzMS02NjR4Mzc0LmpwZw==

Por fim, seguindo os passos do Chrome, o suporte a plugins NPAPI no Firefox, como Java e Silverlight, será totalmente removido - o que deve causar alguns problemas com plugins de bancos no Brasil (e sistemas internos da década passada). A mudança estava prevista para este ano, mas foi adiada para março de 2017.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Publicações em Destaque