Astrônomos descobrem novo planeta anão no Sistema Solar

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Apesar de os astrômos encontrarem uma série de planetas do tipo, RR245 se destaca por seu tamanho e órbita

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vZXNxMEpJSDNxR3lUY2FTSWVZdmxOemtXb2ZBPS9lLmdsYmltZy5jb20vb2cvZWQvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE2LzA3LzEyLzYwMDAuanBn

A União Astronômica Internacional anunciou a descoberta de um novo planeta anão dentro do nosso Sistema Solar. Apelidado de 2015 RR245, o amigo de Plutão tem cerca de 700 quilômetros de diâmetro - para comparação, a Terra tem 12.756 km.

Apesar de os astrômos encontrarem uma série de planetas do tipo no cinturão de Kuiper, que marca o limite do Sistema Solar, RR245 se destaca por seu tamanho e órbita - ele leva 700 anos terrestres para dar uma volta ao redor do Sol. Segundo os cientistas, trata-se do maior objeto localizado para além de Netuno, entre os 500 já encontrados.

Para a pesquisadora Michele Bannister, da Universidade de Victoria, nos EUA, a descoberta é importante porque o planeta anão poderá ser estudado em detalhes, revelando os mistérios da formação dos planetas. "Quase todos os mundos gelados que estão para além de Netuno são pequenos e fracos: é maravilhoso encontrar um que seja grande e brilhante o suficiente para ser analisado.

Os astrônomos acreditam que planetas anões como este eram abundantes no Sistema Solar, mas a maioria teria sido destruída ou ejetada quando os planetas maiores encontraram suas posições atuais. RR245 agora faz parte do time que inclui, além de Plutão (rebaixado em 2006), outros planetas do tipo como Ceres, Haumea, Makemake e Eris.

"Eles são a coisa mais próxima que temos de uma máquina do tempo que nos transporta direto para o nascimento do Sistema Solar", apontou ao The Guardian o astrofísico Pedro Lacerda da Queen's University Belfast, na Irlanda do Norte. "É possível fazer uma analogia com fósseis que nos trazem informações sobre criaturas do passado."

Apesar da descoberta já ter sido formalmente anunciada pela União Astronômica Internacional, os especialistas ainda esperam que um estudo com mais detalhes seja publicado em breve.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,