Wi-Fi ganha melhorias com atualização do padrão 802.11ac

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

O grupo Wi-Fi Alliance está certificando produtos que podem entregar velocidades em multi-gigabit e melhorar a cobertura em redes densas, fornecendo dados para vários dispositivos simultaneamente.

IMAGEaHR0cDovL3ZpYWdlbWZ1bmNpb25hbC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDEvY2l0eV93aWZpLmpwZw==

Anunciado na semana passada, o novo programa de certificação concentra-se nas características da chamada "Wave 2" na especificação 802.11ac. Essa especificação já tem alguns anos, mas inclui vários recursos importantes que não estavam disponíveis no lançamento. Entre eles está o MU-MIMO (multi-user, multiple-input e multiple-output), que é alimentado pela tecnologia beamforming de multi-usuário, o que permite que pontos de acesso sem fio enviem fluxos de dados para pelo menos três usuários simultaneamente. Sem o MU-MIMO, roteadores conseguiriam transmitir para apenas um dispositivo de cada vez.

Com os canais de 80 MHz suportados na especificação 802.11ac Wave 1, cada fluxo de dados pode fornecer até 433Mbps e, quando combinados com os roteadores MU-MIMO, podem enviar até 1.3Gbps para pelo menos três usuários ao mesmo tempo. Mas, além de ter suporte para MU-MIMO, a Wave 2 dobra a largura de banda máxima dos canais, que sai de 80 MHz e chega a 160MHz, aumentando o rendimento potencial de cada fluxo para 866Mbps. A Wave 2 também suporta quatro fluxos espaciais em vez de três, tornando a troca de dados mais rápida.

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi5hcnN0ZWNobmljYS5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDUvODBzLWJlYW1mb3JtaW5nLmpwZw==

Outra mudança com a atualização é que o padrão N do Wi-Fi, antecessor do ac, opera em aproximadamente 13 canais diferentes na faixa de 2.4 GHz, ou seja, é possível ter até treze redes sem fio distintas em locais próximos sem repetição. Já o padrão ac opera na faixa de 5 GHz, que possui um número maior de canais disponíveis, o que ajuda a evitar interferências.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Publicações em Destaque