Prévia - Detroit: Become Human - O que significa ser humano?

#Prévia Publicado por Don_Alves, em .

IMAGEaHR0cDovL2NkbjQuZHVhbHNob2NrZXJzLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8xMC9ERVRST0lUX0tBUkFfSERfMDJfMTQ0NTk3NTE1NC5qcGc=

O site Euro Gamer fez uma prévia do jogo Detroit: Become Human, veja abaixo:

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5wdXNoc3F1YXJlLmNvbS9zY3JlZW5zaG90cy83NzU5NC9sYXJnZS5qcGc=

Colocar escolhas morais nos jogos está em moda, bem como a possibilidade de assistir a finais diferentes. Contudo, na maioria das vezes, o que existe é somente a ilusão da escolha. A maioria dos jogos com escolhas têm dois ou três finais alternativos que ignoram grande parte das decisões que vocês fizeram ao longo da história. Com Detroit: Become Human, o novo jogo da Quantic Dream, haverá uma mudança de paradigma no que fala a este tipo de jogo.

Com Heavy Rain as nossas escolhas e ações já tinham consequências reais, mas Detroit: Become Human promete aumentar o número de possibilidades. Se assistiram à conferência E3 2016 da Sony PlayStation, então devem ter visto o trailer que passou lá, que destacou as muitas possibilidades resultantes das nossas ações e falas. Na E3 tive a oportunidade de assistir a uma demo do que foi mostrado no trailer. Durante esta apresentação, David Cage, Diretor do jogo, revelou informações adicionais.

O estúdio francês descreve o seu primeiro jogo desenvolvido de raiz para o PlayStation 4 como um Thriller Neo-Noir. Como já devem ter adivinhado, os eventos ocorrem na cidade de Detroit. O jogo tem lugar num futuro próximo (daqui a 20 anos) e apenas mostra tecnologia que já existe hoje a ser testada em laboratórios. O contexto é uma sociedade em que os androides substituíram os humanos em quase todos os setores de trabalho, no entanto, alguns destes androides começaram a exibir comportamentos estranhos, nomeadamente agressividade para com os humanos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9HMGFENXlYWXVDTS9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

A Quantic Dream adiantou que teremos a oportunidade de jogar com vários personagens desta cidade, mas até ao momento apenas conhecemos duas: a primeira é Kara, que já tinha sido apresentada em uma demo tecnológica deste estúdio, e o outro é Connor, o androide que apareceu no novo trailer. Connor é o negociador enviado para lidar com um androide que se tornou violento e ameaça se atirar de um telhado juntamente com uma criança.

Para evidenciar as muitas possibilidades de Detroit: Become Human, a Quantic Dream repetiu a demonstração duas vezes. Da primeira vez, ignorou por completo todas as evidências que poderiam ajudar Connor a recolher informações acerca do androide agressor. Da segunda vez, explorou melhor a área antes de avançar para a negociação com o androide que está exibindo comportamentos violentos e está prestes a se atirar de um telhado com uma menina.

À partida, a nossa probabilidade de sucesso, isto é, de salvar a vida da criança é de 50 porcento. A probabilidade diminuí à medida que perdem tempo, mas por outro lado, aumenta caso descobriam mais informações, como o nome do androide violento e os motivos que o levaram a agir daquela forma. Supostamente, os androides não deveriam ter emoções e o seu propósito é obedecer aos humanos, mas este dilema é propositado. Com Detroit a Quantum Dream quer explorar o significado de ser humano, e se androides podem se tornar humanos, mesmo que não tenham sido criados com esse propósito.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4yLnZveC1jZG4uY29tL3RodW1ib3IvekQ0SVJNU1o2dUVsaEdrLWtjeWg4RXJQTnpjPS9jZG4wLnZveC1jZG4uY29tL3VwbG9hZHMvY2hvcnVzX2Fzc2V0L2ZpbGUvNjY1NzUyNS9EZXRyb2l0X1NjcmVlbl9Ib3N0YWdlX1BTNF8wNkFfMTQ2NTg3NjY2OC4wLmpwZw==

Na primeira tentativa Connor falhou por completo em sua missão de resgatar a menina. À medida que foi falando com o androide, a sua probabilidade de sucesso diminuía com base nas respostas dadas. A segunda tentativa a negociação já foi mais interessante. Connor é um androide e como tal consegue usar as suas capacidades analíticas para analisar rapidamente a área e descobrir informações úteis para usar na negociação, o que aumenta a sua probabilidade de sucesso. Através disto, desbloqueamos novas opções de diálogo, como choques emocionais que podem levar o androide agressor a se comportar da forma que queremos.

O que a Quantic Dream consegue executar com mestria é uma sensação de experiência cinematográfica, alternando rapidamente entre vários ângulos de câmaras para que cada cena tenha o maior impacto possível. Graficamente, o jogo impressiona pelas expressões faciais e credibilidade das personagens, o que é importante em num jogo que coloca o desenvolvimento da narrativa acima de tudo o resto. Apesar de se trata de apenas de um segmento do jogo, rapidamente o público ficou interessada no drama e estava preocupada com o destino das personagens.

Do que vimos, Detroit: Become Human tem tudo para se tornar num jogo com grande impacto e numa adição valiosa para o catálogo do PlayStation 4. Acima de tudo, gostamos de ver que cada uma das decisões terão um impacto real no desenvolvimento da narrativa e resultarão em diversos finais diferentes. Ainda não vimos sequências de jogabilidade com outras personagens, nem sabemos de que forma as suas histórias estão relacionadas, mas a Quantic Dream já deu provas que consegue criar jogos com histórias complexas e intrigantes. Detroit promete ser um desses jogos.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ibGFzdHIuY29tL3NpdGVzL2JsYXN0ci9maWxlcy9zdHlsZXMvcmVjdGFuZ2xlXzEyMDB4NjY3L3B1YmxpYy9ERXRyb2l0LUJlY29tZS1IdW1hbi0yLmpwZz9pdG9rPVJ6ZFZ0Q1dF

O jogo será lançado para o PlayStation 4 mas ainda não possui uma data de lançamento.

Alexsander
Alexsander #Don_Alves
, Carapicuíba (São Paulo)