Prévia - Star Ocean 5 - A promessa de resgatar as características clássicas da série

#Prévia Publicado por Don_Alves, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kaXJlY3RnZWVrLmNvbS5ici9zaXRlL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE2LzAyL1N0YXJPY2VhbjUtTi0wMi5qcGc=

O site PlayStation Blast fez uma prévia do jogo Star Ocean: Integrity and Faithlessness, confira abaixo:

IMAGEaHR0cHM6Ly80LmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tVDRYMjRyWTJpQVEvVjBibEdwLU8waUkvQUFBQUFBQUFVSkUvSHJLMVJwUWt1ME10WDkxQ3QtX2RteGFxWmNwTDFDNm9nQ0xjQi9zMTYwMC9zdGFyLW9jZWFuLTUtY2FwYS5wbmc=

Star Ocean é uma série do gênero JRPG que mistura fantasia e ficção científica. A série nasceu no SNES e, desde então, possui inúmeros fãs pelo mundo. Com a compra da desenvolvedora tri-Ace por uma empresa focada em títulos mobile, temia-se que a franquia não tivesse mais episódios para consoles. Eis que, surpreendendo a todos, a Square Enix anuncia Star Ocean: Integrity and Faithlessness, o primeiro lançamento da série depois de sete anos desde o último jogo. O quinto título, que no Ocidente será lançado somente para PlayStation 4, tem como maior objetivo tentar agradar os fãs de longa data, ao mesmo tempo em que atrai novos jogadores.

Guerra em um planeta distante

IMAGEaHR0cHM6Ly8yLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tc1FDcVowcHg5cGsvVjBib0t3Z3RDaEkvQUFBQUFBQUFVSlEvLUVGRS10QkVjNzAzRm5tVG1PTERHRURhUzFaLWpvZDlnQ0xjQi9zMTYwMC9zbzUtMDEuanBn

Uma das principais características da série Star Ocean é a mistura da ambientação de fantasia e ficção científica, e isso também estará presente no quinto título da franquia. A trama de Integrity and Faithlessness se passa entre o segundo e o terceiro jogos da série, o que significa que a raça humana já criou a Federação Galática e expandiu bem seus domínios pelo universo.

O foco é o planeta Faykreed, que tem uma organização política que nos lembra a Europa na Idade Média. Esse mundo acaba sendo tomado pelo caos e por conflitos com a chegada de uma raça viajante, detentora de tecnologias avançadas. Acompanhamos Fidel Camuze, um espadachim que encontra uma garota com amnésia e portadora de poderes estranhos. O rapaz decide protegê-la a todo custo, enquanto tenta descobrir suas origens. Para isso, Fidel e seus amigos terão que viajar por uma terra na qual diferentes nações lutam entre si.

Muita exploração e fortalecimento de laços

IMAGEaHR0cHM6Ly8xLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tZHFKekxIY21YS2cvVjBib3d2Rjk5T0kvQUFBQUFBQUFVSlkvQzU2aGJkeVFQaDRrOU5RV0ljeExocVFKS0Z1TUx0SS1BQ0xjQi9zMTYwMC9zbzUtMDMuanBn

A desenvolvedora tri-Ace afirma que Star Ocean 5 foi desenvolvido tendo em mente os fãs de longa data da série, ao mesmo tempo em que tenta atingir um novo público. Sendo assim, o jogo terá muitas características populares dos títulos anteriores e algumas novidades significativas. A primeira dessas novidades é o foco na fluidez das ações do jogo: boa parte das atividades durante a aventura acontecem sem aquela transição explícita entre cenários e cenas. Sendo assim, os combates acontecem nas mesmas áreas em que os personagens se encontram, sem mudar a visão para uma arena separada - tudo é rápido e ágil por conta da ausência de telas de carregamento. As cenas de diálogo também não apresentam transições e será possível até andar e interagir com os personagens envolvidos na conversa, por mais que isso resulte em cenas com um menor impacto visual.

Um recurso único da série Star Ocean são as Private Actions e elas estarão presentes no quinto título. Trata-se de um sistema no qual é possível interagir com os personagens do grupo em conversas que exploram e desenvolvem as personalidades dos heróis. Além disso, estas cenas opcionais podem aumentar (ou diminuir) a afinidade entre os protagonistas, o que traz bônus em batalhas, cenas adicionais e até mesmo variações do final do jogo. Outro sistema que está de volta é a criação de itens: em uma cidade específica, os personagens podem criar e modificar objetos, como equipamentos, livros de habilidades e comida.

Como é de praxe em JRPGs, Star Ocean 5 terá grandes áreas para serem exploradas, missões opcionais e muitos segredos. Para deixar as coisas mais interessantes, estará disponível um sistema de habilidades que serão utilizadas nos cenários. São coisas como radar de baús, identificação de pontos de coleta de itens e intensificação de bônus recebidos nas batalhas. Boa parte destas habilidades estão bem escondidas pela aventura, vasculhar todos os cantos é importante para se dar bem.

Batalhas intensas e estratégicas

IMAGEaHR0cHM6Ly80LmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tbHZpSE1PaEpBekUvVjBib2hVSUdlTkkvQUFBQUFBQUFVSlUvYWZrZHZiNGJfeFl0RGVocUEwSFVaQVNQNVVKWVZDNEV3Q0xjQi9zMTYwMC9zbzUtMDIuanBn

O combate de Star Ocean: Integrity and Faithlessness ocorre em tempo real, como em outros jogos da série. Todos os sete personagens do grupo participam simultaneamente dos embates, sendo que os jogadores assumem o papel de um único herói - os outros são controlados pela inteligência artificial. É possível alternar livremente entre os personagens, o que é perfeito para lidar com qualquer situação. O grande número de participantes nas batalhas pode deixar as coisas um pouco caóticas, mas, felizmente, é possível controlar a câmera livremente.

O núcleo do combate utiliza três principais movimentos: golpes fracos, técnicas especiais e bloqueio. O interessante aqui é que existe uma hierarquia entre os ataques, como em um jogo de pedra, papel e tesoura. É um triângulo de afinidades no qual golpes fracos interrompem técnicas especiais, golpes especiais quebram defesas e bloqueios nulificam ataques fracos. Sendo assim, para se dar bem é importante prestar atenção nos movimentos dos oponentes e utilizar o tipo de ataque correto. Existem também técnicas avançadas como contra-ataque e um golpe especial e devastador que dependem de uma barra específica.

Para deixar as coisas ainda mais interessantes, existem os "Battle Roles". É por meio deste recurso que os jogadores poderão determinar como os personagens controlados pela IA vão agir. Os papéis de batalha são divididos entre vários tipos, como ataque, suporte, defesa, recuperação e especial. Além de definir o comportamento dos heróis, os papéis também influenciam nos atributos: o tipo "ataque", por exemplo, aumenta a força física; já o tipo "lutador" faz com que o personagem foque em um único inimigo. Vários tipos de Battle Roles podem ser desbloqueados e até mesmo melhorados.

Um possível bom retorno à série

IMAGEaHR0cHM6Ly8xLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tVzdxZk5aUHhRdkkvVjBicE9Sb05WRUkvQUFBQUFBQUFVSmsva24xZVJrRF92QW9WQW5IZWxOdHN1UzRVRW5fekVaODJ3Q0xjQi9zMTYwMC9zbzUtMDQuanBn

Star Ocean: Integrity and Faithlessness parece ter todas as características necessárias para um bom JRPG. Durante a exploração e nas cenas não interativas, o título apresenta sistemas interessantes e únicos, como o Private Actions. Já o combate aparenta, em um primeiro momento, ser bem simples por conta da quantidade limitada de ações, mas os pequenos detalhes devem deixar tudo bem interessante. No Japão, o jogo também foi lançado para PS3, mas no Ocidente, somente a versão de PS4 estará disponível. Com tantas novidades, Star Ocean: Integrity and Faithlessness tem tudo para agradar tanto os fãs da franquia quanto novos jogadores.

Alexsander
Alexsander #Don_Alves
, Carapicuíba (São Paulo)
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque