Gráfico reúne e compara altos e baixos das finanças da Nintendo nos últimos quinze anos fiscais

#Notícia Publicado por inuyasha302, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly80LmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tRmhIQzFkY3p1Zk0vVnhwOXpjQzJYbUkvQUFBQUFBQUJCU0Evem5JQURUSTBGejQ5bUxxenN0TmNMTjBtaUZLMXpTY1J3Q0xjQi9zMjAwL0NvaW5fRlMucG5n

Muito se tem falado nos últimos tempos sobre a situação financeira da Nintendo, e a especulação sobre o assunto algumas vezes chega a níveis tão surreais que dizer "a Nintendo vai falir" virou até mesmo um tipo de brincadeira entre fãs e admiradores da companhia.

No entanto, é óbvio que a Big N no momento não está nem perto de declarar falência, sendo que nos últimos dois anos conseguiu superar uma preocupante crise provocada pelas vendas baixíssimas do Wii U, graças principalmente ao bom desempenho do portátil 3DS e de sua linha de games, e também ao avassalador sucesso dos brinquedos amiibo.

Na intenção de mostrar claramente os altos e baixos das finanças da Nintendo nos últimos quinze anos fiscais, um fã conhecido como ZhugeEX reuniu todos os dados divulgados pela companhia neste período e os transformou em um informativo e esclarecedor gráfico, que você pode conferir logo abaixo; note que as barras azuis correspondem às vendas líquidas da Nintendo (em ienes), e as barras verdes são referentes ao lucro operacional (em ienes).

IMAGEaHR0cHM6Ly80LmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tTDNDdWR1djZYbkUvVnhwNlJpYUNRVUkvQUFBQUFBQUJCUjAvcjBkODFEWjUwZjRpb2RCTl9YZlNlX0FwZ2phRFFSTjZRQ0xjQi9zNjQwL0NncXh0aXNXd0FBclZaay5qcGc=

Como fica bem claro no gráfico acima, os anos de 2006 a 2010, que corresponde à geração Wii e DS, os sistemas de games mais vendidos da história da Nintendo, trouxeram lucros excepcionalmente altos para a Nintendo, enquanto nos cinco anos posteriores eles foram diminuindo expressivamente, chegando a resultados realmente alarmantes de 2011 a 2013.

Embora os números atuais não sejam exatamente animadores, as expectativas para os próximos anos são certamente bem positivas, com a Nintendo prestes a lançar um novo console no mercado (o aguardado "NX"), investindo em desenvolvimento de games para smartphones e também disposta a licenciar suas principais marcas para a produção de filmes, séries e parques temáticos. E você, leitor(a), o que achou dos dados mostrados no gráfico acima? Acredita que a Nintendo pode voltar a apresentar, ou mesmo superar, os sensacionais lucros alcançados durante a era Wii/DS no futuro próximo? Comente!

inuyasha302
inuyasha302