Já está disponível o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), conheça as novidades e faça o download

#Notícia Publicado por Comediantewm, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly80LmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tbmJHTWJ5TVl1S2cvVnczQ0doLVNlaUkvQUFBQUFBQUFPcWMvYXY2UlhPU25fT1VRMmtTTjdQUGRIeUJrSjZQVzB0TzhnQ0xjQi9zMTYwMC91YnVudHUtMTYtMDQteGVuaWFsLXhlcnVzLnBuZw==

Hoje, 21 de abril de 2016, a Canonical lançou oficialmente a nova versão de seu sistema operacional, o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), para PCs, servidores, tablets e smartphones. Por se tratar de um LTS (suporte a longo prazo, em tradução livre), o SO terá suporte por 5 anos, com patches de correções de bugs e de segurança, além de, claro, atualizações de aplicativos.

Chamado de Xenial Xerus pelo fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, esta nova versão do Ubuntu é, atualmente, a mais recomendada para os usuários, pois além de se tratar de um LTS, está presente sob o capô o Linux Kernel 4.4 que, além de também possuir um suporte a longo prazo, o kernel conta com diversos recursos avançados e inúmeras melhorias de estabilidade, desempenho, eficiência no consumo de energia e introduz o suporte para os hardwares mais recentes, principalmente da Intel e AMD.

Alem disso, o novo aplicativo GNOME Software substitui o Ubuntu Software Center, foi adicionado um app de calendário, que é capaz de mostrar seus próximos compromissos e lembretes no Indicador de data e hora, estão incluídas as versões mais recentes do navegador web Firefox e do cliente de email Thunderbird, ambos da Mozilla, assim como novas versões de outros aplicativos essenciais, como LibreOffice, Evince e o visualizador de imagens do GNOME, o Eye.

IMAGEaHR0cHM6Ly80LmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tOGliOFVWeDZIOGsvVnVkNDFVQnc4dUkvQUFBQUFBQUFPaTgvM2RlaHhIbGFQckV1cW40TUtnclZraTJSMF9JMU1vME5RL3M2NDAvZy1zLTEwMjR4NzA3LnBuZw==

Dois aplicativos que você não vai mais encontrar em novas instalações são o utilitário de gravação de discos Brasero e o cliente de mensagens instantâneas Empathy.

O sistema de arquivos ZFS

Entre as maiores mudanças do Ubuntu 16.04 LTS, está na adição do suporte nativo para o ZFS, que é melhor descrito como uma combinação de um gerenciador de volume (como LVM) e um sistema de arquivos (como o Ext4, que continua sendo o padrão nas instalações do Ubuntu).

A Canonical tem disponibilizado um guia de referências para ajudar os interessados ​​que desejam tirar o maior proveito do sistema de arquivos nesta nova versão do Ubuntu.

Pacotes Snappy

Outra novidade fica por conta do suporte para a instalação de pacotes .snap, também conhecido como Snappy, que tem como objectivo ajudar os desenvolvedores de aplicativos a trazerem sempre as versões mais recentes dos seus apps para o Ubuntu, instantaneamente, de forma confiável e segura.

Outra vantagem do Snappy é que os usuários não vão mais se preocupar com dependências e terão acesso de forma mais rápida as versões de seus aplicativos favoritos. Além disso, o Snappy irá coexistir juntamente com os atuais pacotes Debian padrão (.deb), além de ser instalado como uma espécie de container - de forma reservada e separada no seu Ubuntu, não tendo qualquer impacto sobre o restante das aplicações e bibliotecas presentes no sistema operacional.

O ambiente gráfico Unity 7.4

Unity, o ambiente gráfico padrão do Ubuntu, chega a sua versão 7.4 trazendo uma série de correções de bugs para diversos problemas encontrados nas versões anteriores. Como você já deve saber, o Ubuntu 16.04 LTS, finalmente, permite aos usuários moverem o launcher do Unity (ou barra lateral do Unity, como você preferir) para a parte inferior da tela - se passaram longos seis anos após os usuários pedirem a funcionalidade.

A opção da nova funcionalidade, que está disponível graças aos esforços dos desenvolvedores do Ubuntu Kylin, um dos sabores oficiais do sistema operacional, infelizmente, ainda não está disponível no painel de configurações do sistema. Com isso, a forma mais fácil de ativar o novo recurso é através da aplicação Unity Tweak Tool, disponível na loja de apps.

Outras novidades ficam por conta do controverso recurso de pesquisa online que já vem desativado por padrão nas novas instalações do sistema, os atalhos de sessão foram adicionados na Dash (lançador de aplicativos, menu iniciar) para que o usuário tenham acesso rápido para reiniciar, sair ou desligar o seu PC e o atalho padrão para iniciar o HUD (o "heads-up display" que permite que você possa rapidamente procurar opções no menu) muda de ALT para ALT+ESPAÇO.

Outras mudanças do Unity 7.4:

- Os dispositivos removíveis agora possuem atalhos na barra lateral;

- A opção 'Formatar' dispositivos removíveis está presente na quicklist;

- Melhorias para a aparência de aplicativos usando CSD;

- Novo atalho app propagação: Super+Ctrl+W;

- Correção de gerenciamento de janelas para a 'Lixeira';

- Opção para 'Sempre Mostrar Menus' em Configurações do sistema;

- Dash: nova decoração na barra de rolagem;

- Agora é mostrado o ícone do app durante o seu carregamento;

- Agora é possível regular o volume de entrada de microfone no menu de som.

Download do Ubuntu 16.04 LTS

Clicando aqui, você encontra todos os links para baixar a ISO do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), seja a versão para desktop ou servidor. Se você deseja obter um download mais rápido - e ajudar outros a fazer o mesmo - você pode usar os torrents oficiais:

32 bits: http://releases.ubuntu.com/16.04/ubuntu-16.04-desktop-i386.iso.torrent

64 bits: http://releases.ubuntu.com/16.04/ubuntu-16.04-desktop-amd64.iso.torrent

Anomander Rake
Anomander Rake #Comediantewm
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque