Hein O Ubuntu vai ser integrado no Windows 10?

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

Não, hoje não é dia 1 de Abril e nem estamos enganados quanto ao contexto desta notícia! Segundo informações do canal ZDNet a Microsoft e a Canonical estão a trabalhar em conjunto para integrar o Ubuntu no Windows 10. Parece confuso, até porque na verdade são dois sistemas operacionais!

Então, mas afinal, como se poderá ter o Ubuntu dentro do Windows 10?

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNi8wMy93aW4xMF90aHVtYi0xLmpwZw==

Na verdade a ideia, segundo os rumores, passa por integrar o Ubuntu com o novo Windows 10, ou seja, os utilizadores vão passar a dispor de dois sistemas em um… mas não na totalidade, obviamente! Para mais fácil se perceber o que está em causa vamos olhar para o famoso cygwin (mas há outros como por exemplo o MSYS ).

O Cygwin é uma ferramenta que se instala no Windows e permite emular o terminal do Linux. Usa uma DLL do Windows, para que as ferramentas GNU possam funcionar num sistema Microsoft. O Cygwin é uma boa opção para quem quer conhecer o terminal Linux mas num ambiente Windows. A ideia da Microsoft e da Canonical passa por, uma primeira fase, disponibilizar ferramentas da linha de comandos do Linux no Windows.

Também parece improvável que o Ubuntu estará trazendo sua interface Unity com ele. Em vez disso, o foco será em Bash e outras ferramentas de CLI, como marca, awk e grep. A Canonical e a Microsoft estão fazendo isso porque o Ubuntu no windows tem como público-alvo desenvolvedores, não usuários (comuns) de desktop.

Mais informações sobre esta "parceria" devem chegar nas próximas horas, isto porque decorre por estes dias mais uma edição da BUILD onde a Microsoft apresentará as principais novidades que irão chegar ao mercado ao longo do ano.

Para que possa ficar a par de tudo, a Microsoft convida-o a assistir às keynotes em live streaming: AQUI

kelcardoso
kelcardoso
Publicações em Destaque