Novo Xbox/PC: até que ponto a Sony e a Steam serão abaladas?

#Artigo Publicado por lobo_rs, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aW5kb3dzY2x1Yi5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTYvMDMvc3RlYW0tcHM0LXhib3gtb25lLmpwZw==

Não é de hoje, a Microsoft tem uma ideia maluca de unificar todos os seus produtos através de uma plataforma universal que hoje pode ser chamada de "Windows 10". Claro, cada dispositivo tem suas peculiaridades, um smartphone continuará sendo um smartphone em sua essência, mas o no seu coração está algo chamado de OneCore, o kernel compartilhado que todos os devices com Windows 10 possuem.

A ideia é simples e audaciosa ao extremo, um aplicativo ou jogo para Windows 10, chamado de aplicativo universal, poderá rodar em todos os dispositivos deste sistema operacional através do "OneCore".

Quando a Microsoft diz que tem mais de 220 milhões de dispositivos com Windows 10 incluem o Xbox, muitos acharam exagero colocar o console nessa conta, doce engano. O Xbox One faz parte do Windows 10 e seu futuro está atrelado a ele, assim como os PCs, Bing, smartphones, tablets, etc. (que rodam o novo Windows, claro).

A Microsoft quer levar vários jogos para o PC para que os jogadores pulem para o Windows 10 o mais rápido possível, assim as produtoras poderão investir em sua plataforma universal com força total. Afinal, criar um jogo para PC no Windows 10 será praticamente a mesma coisa que criar um jogo para Xbox One – no futuro, já que as ferramentas para os desenvolvedores ainda estão sendo aperfeiçoadas.

Um pânico para a Sony

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aW5kb3dzY2x1Yi5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMTAvdGhlbGFzdG9mdXMtc29ueS1lMTQ0MzgwOTQxNDI3NC5qcGc=

Essa estratégia pode ser um golpe sério para a dona do PlayStation, por vários motivos:

Sabemos que vários jogos "exclusivos" da Sony estão indo para o PC, ora, se criar jogos para PC é a mesma coisa que para o Xbox, logo não seriam mais exclusivo, dessa forma a Sony perderia um grande forma de financiar sua exclusividade, sem o dinheiro do público do PC sairá mais caro segurar um Street Figth por exemplo.

Ainda não é algo comprovado, mas é provável que portar um jogo universal (appx) que se vale do DirectX 12 para a plataforma da Sony seja mais trabalho.

A Sony brigaria com um público maior, além dos usuários do Xbox, os próprios usuários dos PCs que utilizassem a loja do Windows estariam contribuindo para o sucesso da sua concorrente.

A Sony entraria com o PS5 no prejuízo. Pense bem, a Microsoft quer lançar updates de hardware para o Xbox (e parece que já vai ser para o Xbox One), dessa forma, a Redmond já começará a próxima geração com uma base forte de usuários, enquanto a Sony iria começar do zero.

Assim como os PCs, o Xbox One seria dotado de retrocompatibilidade, assim os jogos da loja sempre funcionaram no Xbox, mesmo que passem 20 anos.

Percebam como isso muda tudo no mercado dos consoles.

Bom ou ruim para a Steam?

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aW5kb3dzY2x1Yi5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDYvc3RlYW0tbWFjaGluZS12cy14Ym94LW9uZS5qcGc=

Aqui não dá muito para saber como essa história irá se desenrolar. Vamos para as teorias, como o Xbox One rodará aplicativos universais, se a Steam quiser abrir sua loja de games dentro da Windows Store seria possível, mas claro que cada jogo vendido a Microsoft receberia uma comissão, além disso poderia haver uma parceria eventualmente entre as duas empresas.

Um Xbox com Steam? loucura? O mundo muda, apenas aceite. Contudo, o Google e a Apple lucram com seus sistemas operacionais por intermédio também de suas lojas, até então o Windows domina os usuários da Steam, mas quem lucra é a Valve com os games – isso é estranho, e a Microsoft vai querer corrigir isso.

Claro que, como jogador, espero mais que as duas coexistam como ótimas concorrentes, afinal penso no meu bolso.

Ah, mas eu quero um console!

O Xbox será, você não deve ser obrigado a realizar upgrades de hardware e nem utilizar os aplicativos universais que estarão na loja. Você pode usá-lo como um console, mas se quiser utilizá-lo como PC, em muitos aspectos vai poder.

Xbox como PC híbrido vai dar certo?

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aW5kb3dzY2x1Yi5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDEvWGJveC1PbmUtVmVuZGFzLmpwZw==

Tudo vai depender de como isso funcionar, na teoria parece ser uma estratégia perfeita. Com o lado bom dos consoles (preço do hardware e comodidade) e o lado bom dos PCs (maior poder e preço de jogos). Sabemos que até então, os preços da loja da Microsoft são bem interessantes – principalmente se você comprar na loja da Ucrânia!

Além disso, o upgrade de hardware deve ser facultativo, quem quiser maior qualidade que pague mais por isso – é justo, sendo assim, não vejo muitos motivos para que não funcione.

Qual desenvolvedor não quer criar apenas um jogo que rode nos PCs, Consoles e até mesmo em smartphones? Por isso que o crossbuy aqui é viável, é um trabalho só para todas as plataformas.

A Microsoft fará de tudo (é tudo mesmo!) para dominar a Steam com o Windows 10, e quando conseguir, vai estourar champanhe. Por hora, o novo sistema tá bem perto de ultrapassar o Windows 7, mas ela terá que fazer mais que isso, tem que exterminar o antigo Windows 7 e daí então o jogo começa.

Loucura? A sorte dos games é ter uma empresa com a saúde financeira forte para apostar em algo novo.

lobo_rs
lobo_rs
Publicações em Destaque