Microsoft a planear melhorias de hardware para a Xbox One?

#Notícia Publicado por CaixaX, em .

Os comentários de Phil Spencer assim o sugerem.

Phil Spencer, o chefe da divisão Xbox, teceu recentemente comentários inesperados sobre o futuro da Xbox One. Pelo que pudemos entender, esse futuro passa por melhorias de hardware para a consola, ou seja, semelhante ao que acontece no PC.

A ideia da Microsoft é melhorar o hardware da consola (ainda não sabemos de que forma) mas permitir compatibilidade com os antigos e novos jogos. Deste modo, os jogadores não serão obrigados a dar saltos de gerações, como aconteceu até agora, e deixar todos os jogos para trás. Este plano também permite acompanhar a evolução de hardware, em vez de optar pela estagnação como tradicionalmente acontece nas consolas.

"Quando olhamos para outros ecossistemas como os smartphones, tablets e o PC, vemos que têm um ciclo de evolução contínuo de hardware, mas entre as gerações das consolas a maioria da evolução é tornar o hardware mais barato e potencialmente mais pequeno," disse Spencer ao Polygon num evento da Xbox na semana passada.

"Ambas têm valor, mas não tornam os jogos melhores. Se olhares especificamente para o PC e para a evolução que há, percebes que não há razão pela qual as consolas não possam acompanhar a mesma curva."

"Olho para o ecossistema das consolas e penso que deveriam ter a capacidade de mais iteração no hardware. A Sony está a fazer isto com a realidade virtual, ao adicionar capacidades de VR à PlayStation 4 a meio do ciclo, e estão a fazê-lo adicionando outra caixa. Não digo isto com sentido negativo, mas não está a mudar o núcleo da consola."

Aparentemente, o primeiro passo deste plano já começou. Este passo foi tornar a Xbox One compatível com Windows. Para o futuro isto será vantajoso, pelo menos de acordo com as palavras de Phil Spencer.

"Quando olhas para as consolas, acredito que verás mais inovação de hardware do que nunca. Vais ver-nos a introduzir novas capacidades de hardware durante uma geração permitindo que os jogos sejam compatíveis porque temos uma Aplicação Universal Windows a correr em cima da Plataforma Universal Windows. Isto permite-nos concentrar-nos mais e mais na inovação de hardware sem invalidar os jogos que correm naquela plataforma."

Spencer acredita que é importante que as consolas acompanhem a evolução porque os PCs estão cada vez mais baratos e os smartphones têm cada vez mais capacidades. Apesar disto, ainda defende que as consolas são o melhor negócio em termos de desempenho / custo.

Embora não se tenha mostrado disposto a explicar melhor este plano, Spencer disse que "quero garantir às pessoas que o que estamos a fazer permite-nos ficar mais comprometidos com as consolas do que nunca e inovar de forma mais consistente do que antes. Isto é o mais importante para mim."

O que pensam desta ideia de melhorar o hardware das consolas?

"Vais ver-nos a introduzir novas capacidades de hardware durante uma geração"

CaixaX
CaixaX