O Atual Estado dos Emuladores de Consoles

#Artigo Publicado por marcoc2, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jMmdhbWVzLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxNi8wMi9jYnViOXBpd2NhYXlmYXIuanBn

Nas últimas semanas estive testando as versões mais recentes dos emuladores de consoles da era 32-bit pra frente e achei que valia relatar o que vi nos testes. Incluí link pra download baseando em releases de Windows, mas a maioria possui build para Linux também. Caso queira ver as imagens do post no tamanho original é só abrir em outra aba com o botão direito.

Playstation: ePSXe 2.0.0

Emuladores de Playstation sempre funcionaram eficientemente. A novidade aqui (pra mim) é que existe disponível na internet uma grande variedade de shaders de pós-processamento para o plugin gráfico padrão.

Outra característica interessante do ePSXe e de outros emuladores de Playstation é que se o usuário não está satisfeito com o plugin gráfico padrão pode escolher entre vários plugins gráficos disponíveis, ao alcance de algumas pesquisas no Google.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jMmdhbWVzLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxNi8wMi9lcHN4ZV9wbHVnaW5zLnBuZw==

Algumas opções de plugins testadas

O ePSXe consegue melhorar bastante o gráfico dos jogos 3D de PSX que foram criados para rodar numa resolução de até 480p. Porém, apesar de tudo ficar mais polido, os polígonos parecem ficar dançando na tela, como se a posição dos vértices variasse a cada quadro. Talvez alguma configuração ajuste isso.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jMmdhbWVzLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxNi8wMi94Nl9jb21wLnBuZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9jMmdhbWVzLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxNi8wMi9iZnJfY29tcC5wbmc=

Download: http://www.epsxe.com/download.php

Playstation 2: PCSX2 1.5

O mais famoso emulador de Playstation 2 continua evoluindo regularmente. Permitindo a resolução interna de até 4096 x 4096 o PCSX2 consegue deixar os jogos 3D muito mais polidos que no hardware original. O quanto sua máquina consegue escalar além da resolução nativa depende do hardware.

Por melhor que o PCSX2 esteja, ainda é difícil rodar alguns jogos. Nos meus testes Tekken 5 e Gran Turismo 3 não passavam de 70% de performance. Acredito que seja minha CPU que já não é tão recente e é AMD (os emuladores atuais costumam fazer extenso uso de instruções SSE3 e SS4 além de AVX, que rodam somente ou melhor em CPUs da Intel).

O PCSX2 não possui uma boa variedade de shaders para jogos 2D (pelo menos não achei), porém na maioria das vezes eles não são muito úteis já que nessa geração já não existia tantos jogos em pixel art.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jMmdhbWVzLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxNi8wMi9rYXRhbWFyaV9jb21wLnBuZw==

Download: Lista de builds automáticos do PCSX2: http://buildbot.orphis.net/pcsx2/

PSP: PPSSPP 1.2.1

O PPSSPP me surpreendeu pelo estado avançado e performance. O emulador também escala muito bem a resolução fazendo com que os jogos nem fiquem parecendo como se fossem de portáteis. Um ponto positivo são os shaders que já vem embutidos (incluindo 5xBR) e você não precisa ficar garimpando pelos fóruns da vida.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jMmdhbWVzLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxNi8wMi9tZ2FjaWRfY29tcC5wbmc=

Download: Lista de builds automáticos do PPSSPP: http://buildbot.orphis.net/ppsspp/

Wii / GameCube: Dolphin 4.0

O Dolphin talvez seja o emulador que mais avançou desde quando começou a emular o GameCube. Na semana passada já se conseguia um build (não estável) da versão 4.0 que usava DirectX 12 para o plugin gráfico e os ganhos de performance foram bastante consideráveis (Dolphin 4.0-8933).

Citando um exemplo meu, tentei a pouco tempo atrás rodar o Metal Gear Solid: Twin Snakes no Dolphin (4.0 mesmo) e o jogo ficava lento (uns 70% da performance). Logo depois saiu esse build com DirectX 12 e o jogo ficou 100%.

Vale comentar que o Dolphin também faz milagres quando a resolução interna é maior que a nativa. Incluindo melhoria nas texturas com filtro anisotrópico.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jMmdhbWVzLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxNi8wMi9jYnViOXBpd2NhYXlmYXIuanBn

Download: Lista de builds recentes: https://dolphin-emu.org/download/

Dreamcast: nullDC 1.0.4

O nullDC está parado no tempo desde 2011, mas ele entrou nessa lista pois não testava o emulador desde 0 0.9.9. Aparentemente a equipe abandonou o projeto e começou um emulador de Dreamcast para Android chamado Reicast (muitas equipes tem feito isso pra ganhar dinheiro vendendo na PlayStore, como o ePSXe).

Surpreendentemente tudo que testei funcionou bem. o nullDC não possui muitas opções de configuração, mas a única coisa que realmente me incomodava era o aliasing que consegui resolver forçando o AA através do Painel de Controle da NVIDIA.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jMmdhbWVzLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxNi8wMi90aHBzMl9jb21wLnBuZw==

Download: nullDC possui um GitHub oficial, mas não um site oficial. Indico baixar no emulator-zone: http://www.emulator-zone.com/doc.php/dreamcast/nulldc.

Xbox 360: Xenia

A partir daqui a gente entra numa leva de emuladores que eu não conhecia e sequer posso testar. O Xenia é o primeiro emulador funcional de Xbox 360 e possui uma lista de compatibilidade extensa o suficiente para fazer o projeto ser promissor. No Youtube já é possível ver vários videos com testes.

UmhPSFo0TGRPdmM=

Download: Ele pode ser baixado na página de releases do projeto no Github https://github.com/benvanik/xenia/releases (os releases não são tão regulares, versões mais novas só compilando ou procurando builds na internet)

PS3: RCPS3

O RCPS3 surpreendeu muita gente ao conseguir rodar jogos comerciais de PS3, plataforma era muitas vezes considerada como impossível de emular devido a complexidade da arquitetura do processador Cell. Por enquanto roda jogos leves a maioria 2D. O emulador usa DirectX 12 e já iniciou uma implementação de Vulkan.

WTZ2eXNWRFFKalE=

Download: Releases oficiais: http://rpcs3.net/category/downloads/ ou builds automáticos (não oficiais): http://www.emunewz.net/forum/forumdisplay.php?fid=199

Wii U: CEMU

Ainda bem que os consoles da Nintendo são sempre "fáceis" de emular e o CEMU já roda jogos como Mario Kart 8 e mostra ser outro emulador bastante promissor.

eEdhc0V6aElRQnc=

Download: http://cemu.info/index.html#download

Nintendo 3DS: Citra

O emulador de 3DS já roda jogos comerciais e tem recebido bastante atenção dos desenvolvedores. O site oficial é bem completo com novas informações sobre o projeto: https://citra-emu.org/.

QnhRc24xd3pOdkU=

Download: https://citra-emu.org/page/download

Fonte: https://c2games.wordpress.com/2016/02/25/o-atual-estado-dos-emuladores-de-consoles/

marcoc2
marcoc2
, Timóteo, Minas Gerais, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,