MaruOS - Android em modo smartphone e Debian em modo Desktop (no mesmo aparelho)

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

Com o mercado de PCs em queda e com os smartphones a quererem ocupar o lugar destes, é necessário que os dispositivos móveis passem a oferecer funcionalidades que até agora eram exclusivas dos PCs. Nesse sentido, as principais marcas têm vindo a trabalhar nos seus conceitos de convergência que unem o mundo mobile com o Desktop.

Alinhado nesse conceito, o projeto MaruOS disponibiliza o Android no smartphone e o Linux Debian no Desktop.

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNi8wMi9tYXJ1b3NfMDBfdGh1bWIuanBn

Com o MaruOS se o utilizador estiver a utilizar o seu dispositivo como smartphone então tem como SO o Android, mas se passar para o modo Desktop passa a dispor do "Linux Debian".

Na prática o utilizador tem um dispositivo móvel com Android, mas caso ligue um mouse, teclado ou monitor este passa para modo Desktop e o sistema muda para o Linux Debian

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNi8wMi9tZXJ1XzAxX3RodW1iLmpwZw==

Este (ainda recente) projeto visa oferecer um sistema operacional 2 em 1 e os utilizadores que tenham um Nexus 5 já o podem testar. Apesar de não existirem muitas informações, sabe-se que os responsáveis pelo projeto têm prevista a disponibilização do sistema para outros dispositivos.

A Canonical foi uma das primeiras a apresentar este conceito de convergência e tal como informámos, a empresa, em parceria com a espanhola BQ, lançará em Março o primeiro tablet com Ubuntu que se transforma ne um PC.

Download MaruOS

kelcardoso
kelcardoso
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque