Acreano cria aplicativo que calcula material de construção para reformas

#Notícia Publicado por GabrielHS., em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vcmdFdGFQb0tTTlBBUkg2cHlaM1lKdGFhLXJjPS9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE2LzAyLzAyL3JlZm9ybWExLmpwZw==

O analista de sistemas Giuliano Cardoso, de 28 anos, natural de Rio Branco, desenvolveu o aplicativo para celular "Reforma Simples" capaz de calcular a quantidade de material necessário para construção e reforma de ambientes. O trabalho foi feito em parceria com o engenheiro civil Victor Hugo Barbosa, de 30 anos, que também mora na capital acreana.

De acordo com Cardoso, a ideia surgiu com o intuito de se tornar o trabalho de conclusão do curso de graduação, em 2014, sendo aprimorado durante o ano passado.

"Como o Victor é meu amigo de longa data e eu já tinha alguma familiaridade com engenharia, achei que seria uma boa investir em algo que atendesse a demanda dessa área", explica.

O Reforma Simples possibilita a consulta de 30 serviços divididos em categorias. Informando o tipo de reforma ou construção, usuário tem a possibilidade de saber quantidades de argamassa, rejunte, tinta e até cerâmica por metro quadrado de piso. O app foi lançado em janeiro deste ano.

"A pessoa informa o serviço que quer executar, o app dá o cálculo de materiais e gera os relatórios. Ele é bom porque elas começam a se planejar e a ideia é evitar o desperdício de recursos. Que fique claro que também recomendamos a contratação de um profissional", acrescenta o engenheiro civil.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vTUUzak5lRFAwUUR1MlA4aTBnSjdlSHdTTldzPS9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE2LzAyLzAyL3JlZm9ybWEyLmpwZw==

Apesar de não ser o único aplicativo existente na área, Cardoso e Barbosa afirmam que o Reforma Simples possui vantagens como a quantidade de consultas disponíveis e o tamanho, apenas 3 megabytes. "O nosso engloba mais serviços e é mais simples, o que o deixa mais rápido. Além disso, ele gera relatórios que podem ser enviados por email", fala Barbosa.

Melhorias

Por enquanto, o Reforma Simples está disponível apenas para sistema operacional Android. No entanto, segundo Barbosa, existe uma versão mobile para outras plataformas e ainda pode ser acessado do computador no site http://www.reformasimples.com.

Porém, a dupla de criadores afirma que o lançamento para IOS é uma questão de tempo. Além disso, eles querem ampliar ainda mais os serviços disponíveis e aprimorar a linguagem, deixando o app mais acessível para quem não conhece os termos técnicos da construção civil.

"Apesar da versão atual rodar no navegador, ter na loja de aplicativos da Apple é muito melhor. Além disso, vamos melhorar a linguagem, porque alguns usuários reclamaram do abuso de termos técnicos", finaliza.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20veFo5QnhiYWlSMEtVUkVkVEhmeXI0UG9lVkJzPS82MjB4NDY1L3MuZ2xiaW1nLmNvbS9qby9nMS9mL29yaWdpbmFsLzIwMTYvMDIvMDMvY3JpYWRvcmVzLmpwZw==

Gabriel
Gabriel #GabrielHS.

Prefiro morrer do que perder a vida

Publicações em Destaque