Aurion: A missão de criar africanos heróis de videogames

#Artigo Publicado por gsdfalcao, em .

Jogo reimagina a história do continente: como seria a África se nunca tivesse havido invasões e colonização

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubmV4b2pvcm5hbC5jb20uYnIvaW5jb21pbmcvaW1hZ2Vucy9hdXJpb24uanBnL0FMVEVSTkFURVMvTEFORFNDQVBFXzY0MC9hdXJpb24uanBn

É comum encontrar mitologia japonesa, nórdica ou grega em videogames. Mas há poucos games que falam da África (a Wikipedia cita 84). Foi por isso que o "Kiros Games", um estúdio da República dos Camarões, começou a desenvolver "Aurion: Legacy of the Kori-Odan", um jogo que traz a mitologia, a moda e a música de diferentes regiões da África para o mundo dos games.

Há uma África diversa e povoada por um número variado de culturas e grupos étnicos no universo de "Aurion". O game imagina uma história alternativa para o continente: em sua versão, ele nunca sofreu os efeitos dos períodos imperialistas e se desenvolveu por 10 mil anos sem colonização.

"Nós realmente queríamos que as pessoas vissem a África como uma 'terra de desafios', não como uma 'terra de problemas'"

Oliver Madiba

Fundador do estúdio, ao site "Kotaku"

O game, do gênero RPG, conta a história de Enzo Kori-Odan, príncipe de um país fictício chamado Zama (inspirado por diversos países da África, como Nigéria, Uganda e Quênia), que está prestes a sofrer um golpe de Estado. Junto com sua noiva, Erine, eles utilizam super-poderes, herdados da energia de seus antepassados, para salvar sua terra. "A energia de Aurion é baseada na conexão que temos com nossos ancestrais, que é algo muito comum na maioria das tradições africanas", diz Madiba.

aHlpWThmN1Q5ZTg=

O nome do estúdio, "Kiro", está ligado à ideia de ancestralidade evocada pelo game. A palavra significa "visão espiritual", em suaíli, idioma utilizado em países como Quênia, Tanzânia e Uganda.

Os criadores do jogo se preocuparam em representar elementos culturais diferentes e originários de várias partes do continente africano - justamente para espelhar a sua diversidade.

"Não há 'uma' tradição africana. Nós somos realmente diversos. Apenas em Camarões temos mais de 250 grupos étnicos. Em Aurion você encontrará inspirações arquitetônicas do oeste de Camarões. As roupas também têm inspirações africanas, mas sem transformar tudo em algo muito exótico", diz Patrick Hervé Meli, um dos designers do jogo, ao site "Polygon".

O jogo está previsto para o primeiro quadrimestre de 2016 na Steam, segue o link:

http://store.steampowered.com/app/368080

Gabriel
Gabriel #gsdfalcao
, São Paulo, Sao Paulo, Brasil