Rumor: Intel desativará a possibilidade de overclock em processadores Skylake sem o sufixo K

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cDovL2UuY2RuLWhhcmR3YXJlLmNvbS5ici9zdGF0aWMvMjAxNjAyMDMvaW50ZWwucG5nLjUwMHgyNTAuYXV0by5qcGc=

Como diz aquele velho ditado: "alegria de pobre dura pouco". E ao que parece mais uma vez isso será confirmado. No fim do ano passado a grande maioria dos fabricantes de placas-mãe liberaram atualizações para a BIOS que simplesmente permitia que os processadores Skylake com multiplicador bloqueado, ou seja aqueles sem o sufixo K, pudessem receber overclock sem apresentar problemas de estabilidade. Essas atualizações foram tratadas de formas distintas pelos fabricantes de placas, a ASRock por exemplo chamou o "truque" de Sky OC enquanto a Biostar atribuiu o nome Hyper OC.

Os ganhos com essa "brincadeirinha" foram bastante significativos em alguns casos. O overclocker Dhenzjhen através de resfriamento líquido conseguiu passar um Core i3 6320 que conta com clock de 3,9 GHz em seu modo convencional para 4,9 GHz.

IMAGEaHR0cDovL2UuY2RuLWhhcmR3YXJlLmNvbS5ici9zdGF0aWMvMjAxNjAyMDMvaGYuanBnLjUwMHg0MDAuYXV0by5qcGc=

No entanto toda essa liberdade está com os dias contados, já que os novos rumores apontam que a Intel já está engatilhando uma nova atualização que bloqueará esse recurso, já que com a possibilidade de aumentar a frequências de operação em CPUs mais modestas poderia impactar na venda dos modelos que realmente oferecem essa possibilidade de forma oficial.

Por enquanto esse bloqueio da Intel ainda está no campo dos rumores, vamos aguardar para ver se realmente a companhia irá realizar esse movimento. No momento as únicas atualizações referentes a BIOS que estão sendo lançadas são as que consertam o problema das CPUs Skylake em lidar com altas cargas de trabalho, o que acabou ocasionando congelamentos no Prime 95.

kelcardoso
kelcardoso
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,