Engenheiro ligado a AMD revela novas informações sobre a suposta APU Zen de 32 núcleos

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cDovL2UuY2RuLWhhcmR3YXJlLmNvbS5ici9zdGF0aWMvMjAxNjAyMDMvemVuLnBuZy41MDB4MjUwLmF1dG8uanBn

No ano passado começou a pipocar na internet as primeiras informações do que seria a APU baseada em Zen equipada com 32 núcleos de processamento e chip gráfico integrado com memória HBM2.

Novas informações sobre esse processador com codinome de Zeppelin foram comentadas por um engenheiro no LKML.ORG, site muito conhecido pela publicação de arquivos referentes ao Kernel do Linux. Esse novo processador da AMD seria organizado em uma estrutura interna chamada de "Core Complex", colocando dois núcleos lógicos por núcleos físico (no total seriam quatro núcleos físicos em cada um dos oito "Core Complex")

"Além dessa absurda quantidade de núcleos, graças a técnica "Coherent fabric" a velocidade de comunicação será impressionante". Esta técnica une os núcleos em uma multi-chip module (MCM) garantindo que a largura de banda da comunicação entre os núcleos e entre a CPU e a GPU seja de 100 GB/s (bem mais rápido por exemplo em relação aos 15 GB/s da interface PCIe), reduzindo drasticamente a latência.

IMAGEaHR0cDovL2UuY2RuLWhhcmR3YXJlLmNvbS5ici9zdGF0aWMvMjAxNjAyMDMvYW1kLmpwZy41MDB4NDU2LmF1dG8uanBn

Os processadores Zen marcam o pontapé inicial da AMD no que se refere ao suporte as memórias DDR4, e as informações vazadas apontam que essa APU "Zeppilin" oferecerá a possibilidade de comunicação em quatro canais (quad-channel) com um limite de 256 GB por canal.

Em relação a GPU interna os rumores apontam que ele será baseado na arquitetura Greenland e memórias HMB2. "O poder de processamento estaria na casa dos 4 TFLOPS, o que se aproximaria bastante a uma GPU dedicada de alto rendimento, como a GTX 980 Ti que conta com um pouco mais de 5 TFLOPS".

IMAGEaHR0cDovL2UuY2RuLWhhcmR3YXJlLmNvbS5ici9zdGF0aWMvMjAxNjAyMDMvYW1kLTIuanBnLjQ5OXgzNzUuYXV0by5qcGc=

Por enquanto tudo isso não passa de rumores, e considerando o próprio cronograma da AMD essa APU irá dar as caras provavelmente só em 2017, já que a companhia anunciou recentemente que as primeiras CPUs Zen chegarão ao mercado ainda no final de 2016, enquanto as APUs ficarão para o próximo ano.

Você está ansioso pelos novos processadores da AMD? Deixe seu comentário abaixo.

kelcardoso
kelcardoso
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque