Há 60 jogos Android infectados na Google Play

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

O Android é um sistema operacional móvel que frequentemente se vê exposto a problemas de segurança graves. Por mais mecanismos de segurança que se implementem, as "pragas" acabam por se infiltrar no sistema, fazendo até uso dos "componentes oficiais", como é o caso da Google Play, que fazem parte do ecossistema da Google.

Dessa vez um grupo de investigadores descobriu que existem 60 jogos para Android infectados na Google Play com o trojan Android.Xiny.

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNi8wMS9hbmRyb2lkX3Ryb2phbl90aHVtYi5qcGc=

Ao todo são mais de 60 os jogos que foram publicados por cerca de 30 developers diferentes (inc. Conexagon Studio, Fun Color Games, BILLAPPS, entre outros) e que ainda atualmente estão na loja de aplicações do Android.

De acordo com um relatório da empresa Dr.Web's s, os jogos agora identificados incluem um trojan denominado de Android.Xiny, que consegue "despejar publicidade" no sistema, receber comandos por parte dos cibercriminosos e roubar várias informações do dispositivo, como é o caso do nome do operador, endereço MAC, versão do sistema operacional, tipo de cartão de memória, IMEI, etc.

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNi8wMS9nb29nbGVfcGxheV8wMV90aHVtYi5qcGc=

Android.Xiny, o trojan que vem nas imagens

De acordo com as informações dos investigadores da "Dr.Web", este trojan vem escondido (usando técnicas de estenografia) em imagens PNG, o que dificulta imensamente a sua detecção.

Atualmente a Google ainda não removeu os jogos que incluem esta praga e não há, até o momento, qualquer indicação nesse sentido.

Fica a dica de baixar apps e jogos de empresas de software confiáveis.

kelcardoso
kelcardoso
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,