IA do Google dominou o jogo Go uma década antes do esperado

#Notícia Publicado por davidgbf, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNobm9sb2d5cmV2aWV3LmNvbS9zaXRlcy9kZWZhdWx0L2ZpbGVzL2ltYWdlcy9nb3g1MTkuanBn

O Google superou um dos grandes desafios da Inteligência Artificial construindo um computador que consegue vencer profissionais do jogo de tabuleiro Go.

O objetivo do jogo, inventado na China há mais de 2.500 anos, é bem simples: os jogadores devem ir colocando as "pedras" pretas e brancas no tabuleiro, que possui 19 linhas horizontais e 19 verticais, com o objetivo de cercar as peças do oponente, e evitando ter as próprias peças cercadas. Dominar o jogo, entretanto, requer uma prática quase sem fim, uma vez que o número de configurações possíveis do tabuleiro é maior que o número de átomos no universo.

O programa de computador que conseguiu a façanha, chamado AlphaGo, venceu o campeão europeu de Go, Fan Hui, cinco vezes seguidas. E em março enfrentará um dos melhores jogadores do mundo, Lee Sedol, em um torneio que acontecerá em Seul, Coreia do Sul.

"Go é o jogo mais complexo e belo já imaginado pelos humanos," diz Demis Hassabis, chefe do time do Google responsável pelo feito.

Hassabis também diz que as técnicas usados para criar o AlphaGo servirão para guiar os esforços do time para criar uma IA generalista. "No fim das contas queremos aplicar estas técnicas a importantes problemas do mundo real," diz ele. "Porque os métodos que usamos foram de propósito genérico, nossa esperança é que, um dia, eles possam ser estendidos para ajudar a solucionar alguns dos maiores problemas da sociedade, desde diagnóstico médico até modelagem climática," ele completa.

Zy1kS1hPbHNmOTg=

Hassabis revela que um dos primeiros usos da tecnologia será para desenvolver melhores assistentes pessoais virtuais, aprendendo o comportamento do usuário e fazendo melhores recomendações de produtos ou eventos.

Durante a entrevista onde anunciou o feito, Hassabis foi questionado sobre os riscos de longo prazo dos sistemas de IA do Google. Ele disse que a empresa está tomando providências para mitigar os riscos, seja colaborando com pesquisadores, organizando conferências ou trabalhando com um comitê interno de ética.

Fontes:

MIT Technology Review

Nature

David
David #davidgbf

PC WINS!

, Curitiba, Parana, Brasil
Publicações em Destaque