Um ser humano provavelmente poderia fugir de um tiranossauro-rex

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5vbmx5c3AuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzA1L3ByaW1hbC5qcGc=

Conjunto raro de pegadas fossilizadas encontradas por cientistas permitiu calcular que o animal devia correr entre 4.5 até 8 km/h.

Um raro conjunto de pegadas de tiranossauro está dando a pesquisadores uma visão sobre a velocidade de caminha dos animais pré-históricos, e é possível que os seres humanos poderiam ter sido capaz de ultrapassá-los. De acordo com a nova estimativa, o Tyrannosaurus rex podia andar até 8 quilômetros por hora (5 milhas por hora), mais lento do que um corredor de maratona amador e até mesmo um caminhante de meia idade.

Pegadas de tiranossauro são raras, mesmo em áreas onde os seus fósseis esqueléticas são abundantes, diz Scott Pessoas, um paleontólogo de vertebrados da Universidade de Alberta, Edmonton, no Canadá, e principal autor do novo estudo. Faixas individuais bem preservadas podem ser usada para ajudar a identificar o tamanho e tipo de dinossauro que criou a logomarca. Conjuntos ainda mais raros de pegadas ou rastros, pode revelar mais, tal como o espaçamento e arranjo de pegadas individuais podendo fornecer insights sobre a velocidade dos tiranossauros.

Contendo três pegadas, o novo trackway foi encontrado em rochas de 66 milhões de anos de idade que se formaram ao longo de uma linha costeira antiga no que é hoje Wyoming. A primeira pegada está bem preservada, com três dedos virados para a frente e um pequeno, dedão do pé virado para a retaguarda.

Isso mostra que o dinossauro era terópode carnívoro, diz pessoas. Os únicas terópodes conhecidos por ter vivido na região na época, e grande o suficiente para ter criado à escala de 47 centímetros era o t-rex. Se o TrackMaker eram de um t-rex, ele provavelmente teria sido um adolescente. A outra possibilidade, é um terópode menor chamado Nanotyrannus lancensis, que alguns paleontólogos sugerem que seja meramente um T. rex imaturo, em oposição a uma espécie separada.

Seja qual for espécies que fez a trilha, os cálculos revelam que a criatura tinha uma " velocidade de caminhada rápida ", diz os cientistas. Para descobrir o quão rápido ele estava se movendo, os cientistas e sua equipe primeiro estimaram o quão alto eram quadris do dinossauro apartir do solo, com base no comprimento da pegada. Usando duas fórmulas comuns , eles determinaram que os quadris da criatura tinham provavelmente estavam entre 1,56 e 2,07 metros do chão. Em seguida, eles mediram a distância entre as pegadas e usaram uma equação com base em observações de vida, de animais bipedes andando para estimar a velocidade de caminhada do dinossauro produzindo um resultado entre 4,5 e 8 quilômetros por hora (2,8 a 5 milhas por hora).

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque