Português lidera projeto de um milhão de euros para aproximar UE e Brasil no cloud

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

Marco Vieira é investigador da Universidade de Coimbra e vai coordenar a equipa responsável de desenhar um plano que ajude os decisores políticos a orientar políticas nesta área.

IMAGEaHR0cDovL21iLndlYi5zYXBvLmlvLzJiZWU0ZWNlMjk4OTc4YjZjY2IzNWE2Zjg5OWYzOGYyNWY3MmI4ZWEuanBn

O trabalho da equipa passa por elaborar um plano com propostas de linhas de investigação na área do cloud computing, que ajudem a reforçar a colaboração e a competência científica das duas regiões neste domínio. Estas propostas ajudarão os decisores políticos das duas regiões a tomarem escolherem projetos a financiar na área em questão.

A iniciativa integra o projeto EUBrasilCloudFORUM, financiado pela União Europeia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Conta com uma verba de um milhão de euros e também envolve investigadores do Reino Unido, da Irlanda e do Brasil. A equipa reúne em Coimbra no final do mês para definir os próximos passos do projeto.

Marco Vieira, pertence ao departamento de engenharia informática da Universidade de Coimbra. Sublinha, citado numa nota de imprensa, que entre os grandes desafios do cloud computing estão temas como a segurança ou a privacidade.

kelcardoso
kelcardoso
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.